Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Velazquez
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 10:15 am
Localização: Timóteo, MG

Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Mensagem por Velazquez »

Sou novo no fórum e não sei se essa é a seção certa, mas estou iniciando no hobby e estou pensando em comprar um Taranis X9D Plus e utilizar um módulo externo nele para bindar com helis BNF inicialmente, como alguns WL Toys e XK, como o XK K120. Ouvi dizer que esse rádio é bem difícil de perder o sinal com o helicóptero, minha dúvida é, ao usar um módulo para bindar com esses helis, como o iRangeX IRX4 2,4G (link abaixo), haverá perda na qualidade do rádio, principalmente em questão de perder o sinal?

E a propósito, com esse módulo eu consigo bindar com os XK e WL Toys? Recomendam algum outro?

https://www.banggood.com/pt/IRangeX-IRX ... rehouse=CN
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Mensagem por brunobragantine »

Se usar um modulo externo a qualidade do sinal vai depender totalmente desse modulo... o Sistema FrSky é sim muito confiável quando se usa o próprio modulo dele, a confiabilidade do sinal depende exclusivamente do modulo RF e receptores.
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Velazquez
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 10:15 am
Localização: Timóteo, MG

Re: Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Mensagem por Velazquez »

Obrigado por esclarecer, existe algum modulo que recomenda para usar em WL Toys e XK? Consigo colocar o receptor X8R, ou algum outro que recomende no v911, v912, v977, k120 ou v950?
arthurinacio
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Seg Jun 23, 2014 1:46 pm
Localização: Clementina

Re: Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Mensagem por arthurinacio »

Velazquez escreveu:Obrigado por esclarecer, existe algum modulo que recomenda para usar em WL Toys e XK? Consigo colocar o receptor X8R, ou algum outro que recomende no v911, v912, v977, k120 ou v950?


Pelo que vi em alguns reviews esse aqui é um bom módulo: https://www.banggood.com/pt/2_4G-CC2500 ... rehouse=CN
Avatar do usuário
eliasrobr
membro
Mensagens: 221
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 3:28 pm
Localização: Santo André,São Paulo

Re: Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Mensagem por eliasrobr »

Uma boa pergunta !, estou pensando em comprar esse como segundo rádio, eu também tenho um Helimodelo, no meu caso é o XK110, vou aguardar suas impressões sobre esse módulo, o rádio é muito confiável, segundo inúmeros posts.

Bons voos.
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)
Velazquez
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 10:15 am
Localização: Timóteo, MG

Re: Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Mensagem por Velazquez »

Opa, obrigado pelas respostas. Ainda estou escolhendo o módulo, mas pretendo comprar em breve, acredito que até janeiro eu esteja com o radio, o modulo e algum Heli, ai posto aqui no fórum sobre eles.
igorfragoso
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Qui Fev 13, 2014 1:42 pm
Localização: Rio de Janeiro/RJ

Re: Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Mensagem por igorfragoso »

Velazquez escreveu:Obrigado por esclarecer, existe algum modulo que recomenda para usar em WL Toys e XK? Consigo colocar o receptor X8R, ou algum outro que recomende no v911, v912, v977, k120 ou v950?

Eu tenho esse módulo para o meu Turnigy 9XR:

https://pt.aliexpress.com/item/FlySky-F ... 95243.html

Já testei com placas do 911 e 939 e funcionou perfeito. Como é um módulo um pouco antigo, não sei se funciona com outros modelos.

Velazquez escreveu:Obrigado por esclarecer, existe algum modulo que recomenda para usar em WL Toys e XK? Consigo colocar o receptor X8R, ou algum outro que recomende no v911, v912, v977, k120 ou v950?


Essa adaptação trará inconveniente se os motores dos helimodelos forem escovados (brushed)
Velazquez
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 10:15 am
Localização: Timóteo, MG

Re: Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Mensagem por Velazquez »

igorfragoso escreveu:Essa adaptação trará inconveniente se os motores dos helimodelos forem escovados (brushed)


Se o motor principal for brushless e o de cauda brushed funciona bem?
E tem diferença nos tamanhos dos receptores, ou seja, O x8r funciona em qualquer escala de helicoptero?
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Mensagem por brunobragantine »

Eu ainda não entendi qual o propósito em pagar caro em um ótimo rádio com um modulo interno extremamente confiável, receptores com telemetria e deixar tudo isso de lado pra utiliza-lo com módulos externos xing ling...
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Velazquez
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Qua Fev 22, 2012 10:15 am
Localização: Timóteo, MG

Re: Dúvida: Taranis X9D com módulo externo

Mensagem por Velazquez »

A ideia é já ter um rádio bom, que funciona em simulador, e usar helicópteros baratos BNF como os da XK e da WL Toys para ganhar experiência, principalmente com 3D, e aí, depois evoluir para helicópteros melhores usando o módulo original do Taranis x9d. Acha que não vale a pena?
Responder