O que construir com o que me sobrou

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Tomanik
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Jan 25, 2014 4:46 pm
Localização: Araxá/MG

Re: O que construir com o que me sobrou

Mensagem por Tomanik »

LaercioLMB escreveu:Ele só terá um momento de arfagem mais lento, mas é isso que se espera de um treinador, um modelo que não tenha respostas rápidas, já que não é um acrobático.
Aí vem aqueles dizendo para compensar no rádio e aí eu pergunto; o cara aprende a pilotar sempre dependendo das compensações de um rádio? Ele compra um rádio novo e se confunde no inicio até acertar as configurações de novo e o risco do modelo cair e se perder é grande. Eu jamais dou dicas que ponham em risco o equipamento dos outros, pois eu não gostaria de receber uma dica, segui-la e cair o meu modelo.


Mais uma vez agradeço o esclarecimento. Aproveitando o ensejo, e sua boa vontade, ontem achei um kit da Flying Circus, que me interessou bastante, porém ele é de balsa. Já tenho experiência em construções com balsa graças aos kits a elástico da Casa Aerobrás, mas tenho zero experiência com Depron. Para um iniciante o Depron apresenta alguma vantagem ou desvantagem em relação à balsa ?

O kit que citei seria esse: https://flyingcircus.com.br/kits-de-aeromodelos/esporte/ugly-stick-ep
Marcelo Tomanik
Betim/MG
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O que construir com o que me sobrou

Mensagem por LaercioLMB »

Os kits em depron são muito mais fáceis de montar e rápidos de consertar e não quebram tão fácil quanto a balsa. Mas de nada adianta pegar um kit de depron e encher de cola quente, fazendo ficar pesado depois. Tudo que se utiliza para unir coisas, tem peso sim e cola quente é a mais pesada de todas. Toda cola de secagem rápida não é eficiente, nunca foi e nunca vai ser.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Tomanik
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Jan 25, 2014 4:46 pm
Localização: Araxá/MG

Re: O que construir com o que me sobrou

Mensagem por Tomanik »

LaercioLMB escreveu:Os kits em depron são muito mais fáceis de montar e rápidos de consertar e não quebram tão fácil quanto a balsa. Mas de nada adianta pegar um kit de depron e encher de cola quente, fazendo ficar pesado depois. Tudo que se utiliza para unir coisas, tem peso sim e cola quente é a mais pesada de todas. Toda cola de secagem rápida não é eficiente, nunca foi e nunca vai ser.


Informação valiosa... Aquela cola comum de papelaria, de secagem lenta, seria a mais adequada ?
Marcelo Tomanik
Betim/MG
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O que construir com o que me sobrou

Mensagem por LaercioLMB »

Olha, eu uso cola de isopor mesmo. Cola de isopor ao contrário que muitos pensam,é cola de contato, por tanto, não é passar e unir as peças. Tem que passar uma fina camada em cada parte a ser colada, esperar uns 5 minutos (depende do clima) e unir as peças. Passar uma fita crepe para manter tudo firme e esperar 24 horas para secar tudo. Por que é bom cola assim? pois te dá tempo de alinhar tudo antes que seque.
Vai saber se usou cola demais se começarem a formar bolhas de ar nas bordas das peças que foram coladas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Tomanik
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Jan 25, 2014 4:46 pm
Localização: Araxá/MG

Re: O que construir com o que me sobrou

Mensagem por Tomanik »

LaercioLMB escreveu:Olha, eu uso cola de isopor mesmo. Cola de isopor ao contrário que muitos pensam,é cola de contato, por tanto, não é passar e unir as peças. Tem que passar uma fina camada em cada parte a ser colada, esperar uns 5 minutos (depende do clima) e unir as peças. Passar uma fita crepe para manter tudo firme e esperar 24 horas para secar tudo. Por que é bom cola assim? pois te dá tempo de alinhar tudo antes que seque.
Vai saber se usou cola demais se começarem a formar bolhas de ar nas bordas das peças que foram coladas.


Acho que aprendi mais coisas com vc nesse post do que lendo por aí na internet.
Marcelo Tomanik
Betim/MG
Avatar do usuário
henrique_sc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 8:22 pm
Localização: major gercino -sc

Re: O que construir com o que me sobrou

Mensagem por henrique_sc »

Acho que aprendi mais coisas com vc nesse post do que lendo por aí na internet.[/quote]

O Laércio e gente boa.te ajuda.ele te da a vara e te ensina a pescar.so nao queira que ele pegue o peixe pra voce.
Avatar do usuário
Tomanik
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Jan 25, 2014 4:46 pm
Localização: Araxá/MG

Re: O que construir com o que me sobrou

Mensagem por Tomanik »

henrique_sc escreveu:Acho que aprendi mais coisas com vc nesse post do que lendo por aí na internet.


O Laércio e gente boa.te ajuda.ele te da a vara e te ensina a pescar.so nao queira que ele pegue o peixe pra voce.[/quote]

Essa é melhor atitude quando se ensina e se aprende.
Marcelo Tomanik
Betim/MG
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O que construir com o que me sobrou

Mensagem por LaercioLMB »

Vou te falar bem resumido como funciona uma cola.
Todo mundo acha que cola gruda em tudo. mas como gruda? Como ela consegue se agarrar nas coisas e colar?
Nenhum material é lisinho como imaginamos ou vemos, pois se colocarmos qualquer material em um microscópio, veremos crateras, pontas se cruzando, e por aí vai, e é aí que entra a cola.
a função de uma cola é penetrar nessas porosidades, se envolver o máximo que puder nessas irregularidades das peças, para que quando secar, esteja o mais envolvida possível nessas irregularidades. Por isso se costuma lixar peças lisas para colar, para aumentar os pontos de ancoragem da cola e garantir assim que se una as peças que desejamos manter unidas. Agora se uma cola seca rápido, ela não tem tempo de penetrar nessas irregularidades como deveria e a ancoragem nesse caso, será mais precária, pois começou a se formar uma película na cola, impedindo que ela se envolva corretamente nessas irregularidades.
Essa é uma explicação bem simplificada, mas acredito que seja suficiente para se ter uma ideia de como realmente funciona uma cola.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder