O que construir com o que me sobrou

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Tomanik
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Jan 25, 2014 4:46 pm
Localização: Araxá/MG

O que construir com o que me sobrou

Mensagem por Tomanik »

Boa tarde pessoal,

Meu nome é Marcelo Tomanik, sou de Araxá-MG, e em 2014 estava iniciando no aeromodelismo elétrico com um modelo Piper, da Herrera Models. Em um belo dia veio a lenha e o modelo foi danificado. Nessa época passei por vários outros problemas pessoais que me afastaram do hobby, e não me lembro bem por que motivo, joguei o avião fora, porém retirei toda sua eletrônica. Hoje, em tempos mais tranquilos o desejo de voltar ao hobby apareceu e vi que em 5 anos bastante coisa mudou... Gostaria de construir um modelo para aproveitar o que me sobrou de 2013, mas em pesquisas pela internet não consigo me decidir sobre o que fazer, me falta conhecimento para apontar um modelo adequado que possa herdar os componentes que tenho.
Bom... Prá não enrolar mais, segue a relação de peças que possuo.

2 motores e-max 2822
3 baterias Thuder Power 3 S 11,1v
1 esc de 18A
Vários servos Turnigy TG9
1 helice 9 x 4,7

Além do sistema de rádio (Tx e Rx) Turnigy 9X.

Fico tentado a comprar o mesmo avião que tive, mas gostaria dessa vez de eu mesmo construir, pensei no Ugly Stick que há nas plantas aqui do fórum, ou no Slow Stick, mas não tenho a mínima noção se a eletrônica que tenho seria adequada.

Peço, se possível, que me orientem quanto a essa escolha.

Abraços e agradecimentos antecipados.
Marcelo Tomanik
Betim/MG
Pablo
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Dom Abr 22, 2007 10:49 am
Localização: Bahia

Re: O que construir com o que me sobrou

Mensagem por Pablo »

Considerando a eletrônica, iria de Ugly Stik mesmo (antes que me corrijam, o nome original do modelo é Stik e não Stick).
É um dos melhores para quem quer começar e também para quem quer curtir um bom voo.

Entre os de isopor e depron, considero esse (https://www.wgsaeromodelos.com.br/item/ ... r-%29.html) um bom custo-benefício.

Abç.
Avatar do usuário
Tomanik
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Jan 25, 2014 4:46 pm
Localização: Araxá/MG

Re: O que construir com o que me sobrou

Mensagem por Tomanik »

Pablo, realmente o preço está muito bom, e pelo que entendi ele não vem montado, isso me interessa.
Marcelo Tomanik
Betim/MG
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O que construir com o que me sobrou

Mensagem por LaercioLMB »

Esse kit é mais um feito fora dos padrões de um treinador. O comprimento da fuselagem de um treinador deve ser 75% da envergadura, o que no caso teria que ser de 90 cm de comprimento e não 73 como no anuncio. Voa sim, mas com momento de cauda muito curto, o voo fica bem mais arisco.
Para ver se um kit é bom, veja se o comprimento da fuselagem é de 75% da envergadura.
Não sabe como fazer isso?
120 x 0,75 = 90

Pronto,agora sabe.


O único motivo de eu entender por que fazem "treinadores" fora das medidas, é para que caiam rápido e assim possam vender mais kits.
Procure o mauri que tem ótimos kits treinadores para vender.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
henrique_sc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 8:22 pm
Localização: major gercino -sc

Re: O que construir com o que me sobrou

Mensagem por henrique_sc »

Se quer construir do zero. Tem o sea bb da uma olhada nele. Tbm tem os kits do antonio carlos.ja tive um aero dele e gostei bastante. So trocaria o esc por um de 30a.
Avatar do usuário
Tomanik
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Jan 25, 2014 4:46 pm
Localização: Araxá/MG

Re: O que construir com o que me sobrou

Mensagem por Tomanik »

LaercioLMB escreveu:Esse kit é mais um feito fora dos padrões de um treinador. O comprimento da fuselagem de um treinador deve ser 75% da envergadura, o que no caso teria que ser de 90 cm de comprimento e não 73 como no anuncio. Voa sim, mas com momento de cauda muito curto, o voo fica bem mais arisco.
Para ver se um kit é bom, veja se o comprimento da fuselagem é de 75% da envergadura.
Não sabe como fazer isso?
120 x 0,75 = 90

Pronto,agora sabe.


O único motivo de eu entender por que fazem "treinadores" fora das medidas, é para que caiam rápido e assim possam vender mais kits.
Procure o mauri que tem ótimos kits treinadores para vender.


Obrigado pela informação valiosa ! Vou sempre observar isso daqui pra frente.
Marcelo Tomanik
Betim/MG
Avatar do usuário
Tomanik
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Jan 25, 2014 4:46 pm
Localização: Araxá/MG

Re: O que construir com o que me sobrou

Mensagem por Tomanik »

henrique_sc escreveu:Se quer construir do zero. Tem o sea bb da uma olhada nele. Tbm tem os kits do antonio carlos.ja tive um aero dele e gostei bastante. So trocaria o esc por um de 30a.


Encontrei um tópico do Sea BB, projeto bem interessante. Quanto aos kits que citou, como posso conhecê-los ?
Marcelo Tomanik
Betim/MG
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O que construir com o que me sobrou

Mensagem por LaercioLMB »

O Mauri é membro aqui do Fórum e faz ótimos kits.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Tomanik
membro
Mensagens: 20
Registrado em: Sáb Jan 25, 2014 4:46 pm
Localização: Araxá/MG

Re: O que construir com o que me sobrou

Mensagem por Tomanik »

LaercioLMB escreveu:Esse kit é mais um feito fora dos padrões de um treinador. O comprimento da fuselagem de um treinador deve ser 75% da envergadura, o que no caso teria que ser de 90 cm de comprimento e não 73 como no anuncio. Voa sim, mas com momento de cauda muito curto, o voo fica bem mais arisco.
Para ver se um kit é bom, veja se o comprimento da fuselagem é de 75% da envergadura.
Não sabe como fazer isso?
120 x 0,75 = 90

Pronto,agora sabe.


O único motivo de eu entender por que fazem "treinadores" fora das medidas, é para que caiam rápido e assim possam vender mais kits.
Procure o mauri que tem ótimos kits treinadores para vender.


Laércio, essa proporção deve ser exata ou pode ser um pouco maior ? Vi um modelo com 96 de envergadura e 78 de fuselagem, ele apresentaria algum comportamento indesejável ?

Obrigado
Marcelo Tomanik
Betim/MG
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: O que construir com o que me sobrou

Mensagem por LaercioLMB »

Ele só terá um momento de arfagem mais lento, mas é isso que se espera de um treinador, um modelo que não tenha respostas rápidas, já que não é um acrobático.
Aí vem aqueles dizendo para compensar no rádio e aí eu pergunto; o cara aprende a pilotar sempre dependendo das compensações de um rádio? Ele compra um rádio novo e se confunde no inicio até acertar as configurações de novo e o risco do modelo cair e se perder é grande. Eu jamais dou dicas que ponham em risco o equipamento dos outros, pois eu não gostaria de receber uma dica, segui-la e cair o meu modelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder