É possível ligar motor 4s em bateria 6s sem danifica-lo?
- Tio Bit
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É possível ligar motor 4s em bateria 6s sem danifica-lo?
Boa tarde, meus queridos. O motor em questão é um turnigy 4238 de 750 kv. Não consegui encontrar as sugestões de helice nas especificações do fabricante, mas vi que utilizam hélice de até 15 x 8. É um motor pra ser ligado em 3 a 4s. A dúvida é: poderia ligar em 6s, reduzindo o diâmetro da helice para 11x6 por exemplo? Existe essa possibilidade ou algum cálculo para isso? Obs.: não quero ser mais esperto que o fabricante e não sou de contrariar manuais. Apenas estou eletrificando um aero e, no momento, só disponho desse tipo de motor. Até tenho beteria 3s, mas, com hélice 11x6, renderia muito pouco
- LaercioLMB
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Re: É possível ligar motor 4s em bateria 6s sem danifica-lo?
Eu faço parecido usando um amperímetro, daqueles ligados em série entre o ESC e a bateria, assim vou monitorando o consumo do motor e ver se não chega no limite. Se chegar, troco de hélice, pois testes estáticos forçam mais o motor do que em voo. Mas veja se o ESC aceita bateria 6S se não, vai torrar o ESC.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Tio Bit
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Re: É possível ligar motor 4s em bateria 6s sem danifica-lo?
Opa! Maravilha, Laércio! Muito obrigado pela dica! Vou fazer dessa forma! Valeu
- LaercioLMB
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Re: É possível ligar motor 4s em bateria 6s sem danifica-lo?
Tio Bit escreveu:Opa! Maravilha, Laércio! Muito obrigado pela dica! Vou fazer dessa forma! Valeu
Só para você ter noção, tenho um motor pratinha HXT 2730 que normalmente se usa bateria 3S e hélice HD 7X4 e com hélice HD 8X4 está no limite dele. Estou usando uma hélice SF 10X4,5 com bateria 2S e o consumo dele fica em torno de 9,8A. Se eu ligar em uma bateria 3S, vai torrar o motor. Esses são detalhes básicos de escolha de motor, hélice e bateria já que uma 2S pesa bem menos do que uma 3S.
Esse conjunto foi feito para ser montado em um Bristol Scout D para voos indoor, em que o peso influencia muito para um voo lento e a escala 1:8 o que deixa ele com quase 1 metro de envergadura e peso não poderia ultrapassar 450g. Por ser escala, a hélice teria que ter um diâmetro entre 10 e 11 polegadas já que o nariz dele é de grande área. Foi todo entelado com papel de seda pois o vinil pesa muito e todo estruturam em balsa.
Temos sempre que fazer testes de desempenho com conjuntos motor/hélice/bateria usando um amperímetro para encontrarmos a melhor combinação com um menor consumo.
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- Tio Bit
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Re: É possível ligar motor 4s em bateria 6s sem danifica-lo?
Realmente, Laércio! Os testes ajudam muito! Uso uma balança digital e um amperimetro por aqui. Esses tempos tava testando umas hélices. Teve um caso em que tive aumento de consumo e menos empuxo por exemplo. Nunca saberia disso se não fizesse testes de bancada.
No caso desse tópico, deu certo aqui como vc falou. Consegui um resultado excelente com hélice 10x6. A corrente ficou dentro da faixa de trabalho do motor; e o bicho grita parecendo motor de zagui rsrs. Deu cerca de 3,5 kg de empuxo; 49 ampere.
Muito obrigado, meu caro! Bom te ver por aqui! Quase todo mundo sumiu
No caso desse tópico, deu certo aqui como vc falou. Consegui um resultado excelente com hélice 10x6. A corrente ficou dentro da faixa de trabalho do motor; e o bicho grita parecendo motor de zagui rsrs. Deu cerca de 3,5 kg de empuxo; 49 ampere.
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- LaercioLMB
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Re: É possível ligar motor 4s em bateria 6s sem danifica-lo?
Estou sempre por aqui, mas lembre-se sempre, não é o empuxo que fará o avião voar e sim a velocidade em que ele se desloca no ar para que as asas gerem sustentação. O empuxo só tem que ser superior ao arrasto que o avião gera ao se deslocar no ar. O empuxo maior que o peso do avião só serve para quem pratica tork & roll, fora isso, só será consumo em vão.
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- Tio Bit
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Re: É possível ligar motor 4s em bateria 6s sem danifica-lo?
Certamente, Laércio! Tem muitas variáveis aí. Por isso tenho preferido fazer muitos testes. Hoje inaugurei meu aero ex glow. Ficou simplesmente perfeito. Bem melhor que esperava. O motor que testei inicialmente ficou excessivamente forte pro modelo. Um starflyer com peso de 2kg rtf. Deu empuxo de 3,5 kg; cerca de 49 amper de corrente. Ocorre que com esse motor de 150g não ficou nem perto de dar CG. Tinha outro motor aqui pra bateria de 6 a 7s, pra helice de 15 a 16. Esse pesa 300g. CG ficou perfeito! Logicamente ficou com menos empuxo e rotação, mas ficou mais leve e com a mesma performance que estava com motor glow. A grande vantagem desse conjunto é que o consumo caiu para máximo de 23 ampere. Com a bateria 6s de 2600 mha, e hélice 11x6, consegui voar 15 minutos e com sobra! Ficou muito bom mesmo