Asa 1,60 env em Depron

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
wagnerbarro
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Ter Dez 27, 2011 10:20 pm
Localização: São Carlos

Asa 1,60 env em Depron

Mensagem por wagnerbarro »

Olá a todos!
Estou com dúvida em relação à construção de uma asa em depron. Ela possui 1,650m de envergadura e é elíptica (é a asa do spitfire). Geralmente eu faço com bloco de isopor e fio quente, mas aquele formato de asa é um pouco complicado para usar essa técnica. Deste modo, decidi fazer em depron 5mm e chapear com depron de 2mm. A dúvida é: não seriam (e quais seriam) necessários reforços? Apenas o depron aguenta? Pensei em fazer algumas nervuras (base e nas pontas) com compensado de 2,5 2,8 mm e longarina com o mesmo material (colada ou "chapeada" junto à longaria de depron). Gostaria de usar vareta de fibra, mas só acho na minha cidade na espessura de 1,5 mm.
Enfim, nunca fiz asa em Depron e tenho receio, medo da asa bater "palmas". Já vi algumas construções (Hannibal do Laércio, etc) em que usam depron na construção de uma asa estrutural, mas meu receio também diz respeito à envergadura (1,60).
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Asa 1,60 env em Depron

Mensagem por LaercioLMB »

Boas amigo.
Bom, se a envergadura terá 1,60m, nada impede de usar varetas de 1,5mm, pois pela envergadura, terá boa sustentação. Normalmente aeromodelos dessa envergadura pesam em torno de 3500 g, ou seja, você terá muita folga de peso.
Eu fiz um P51 de 1,458m de envergadura, com as asas totalmente estruturais chapeadas com depron 2mm e ele ficou com 1780g. Se fosse um glow desse tamanho pesaria algo em torno de 2900g ou até mais.
Uma estrutura é a combinação de várias coisas e enquanto se vai constrindo, parece frágil, mas após terminada se percebe que não é tão frágil assim.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
wagnerbarro
membro
Mensagens: 78
Registrado em: Ter Dez 27, 2011 10:20 pm
Localização: São Carlos

Re: Asa 1,60 env em Depron

Mensagem por wagnerbarro »

LaercioLMB escreveu:Boas amigo.
Bom, se a envergadura terá 1,60m, nada impede de usar varetas de 1,5mm, pois pela envergadura, terá boa sustentação. Normalmente aeromodelos dessa envergadura pesam em torno de 3500 g, ou seja, você terá muita folga de peso.
Eu fiz um P51 de 1,458m de envergadura, com as asas totalmente estruturais chapeadas com depron 2mm e ele ficou com 1780g. Se fosse um glow desse tamanho pesaria algo em torno de 2900g ou até mais.
Uma estrutura é a combinação de várias coisas e enquanto se vai constrindo, parece frágil, mas após terminada se percebe que não é tão frágil assim.


Obrigado, Laércio. Sabia que eu encontraria um bom conselho teu!
Minha dúvida era em relação à fragilidade de se usar apenas depron, pois nunca tentei fazer algo parecido. Achei a vareta de fibra fina e usar o depron como longarinas, parecia tão fraco. Porém, entendo que às vezes temos mania de super dimensionar ou exagerar em algumas questões. Vou seguir a tua sugestão, fazer só em depron mesmo e usar as varetas de fibra.

Novamente, muito obrigado
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Asa 1,60 env em Depron

Mensagem por LaercioLMB »

Como eu usei as varetas de fibra de vidro nas asas estruturais? Simples, usei elas de forma que formassem uma caixa, duas em cima das asas e duas em baixo exatamente sobrepostas.
1 (40).JPG
1 (40).JPG (28.18 KiB) Exibido 3568 vezes
1 (39).JPG
1 (39).JPG (37.89 KiB) Exibido 3568 vezes
1 (42).JPG
1 (42).JPG (36.91 KiB) Exibido 3568 vezes
1 (44).JPG
1 (44).JPG (31.99 KiB) Exibido 3568 vezes
Nessa última foto, eu usei uma bateria chumbo ácido que pesa mais de 2 quilos e as asas nem sentiram o peso. Depois de chapeadas a resistência aumenta e muito. Nem lembro mais o peso dessa bateria, mas é bem pesada. Na época que postei aqui no fórum, eu coloquei o peso exato dela. Tanto esse quanto o Hannibal já sofreram grandes impactos nas asas quando bateram em galhos de árvores e nenhuma asa foi danificada com isso. Nas fotos as varetas aparecem em preto, pois eu pintei elas com caneta hidrocor para que pudessem aparecer nas fotos, pois vareta de fibra de vidro branca e depron branco, ninguém as veriam nas fotos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder