Hélice Tripa, quadripa aumenta a velocidade ?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
FÊ100
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Ter Set 08, 2009 7:10 pm
Localização: Rio do Sul - Santa catarina

Hélice Tripa, quadripa aumenta a velocidade ?

Mensagem por FÊ100 »

Hélices com mesmo passo e na mesma rotação influencia na velocidade tendo mais pás? Não encontrei nada sobre o assunto, tem mais tração isso sei mas e a velocidade?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Hélice Tripa, quadripa aumenta a velocidade ?

Mensagem por LaercioLMB »

FÊ100 escreveu:Hélices com mesmo passo e na mesma rotação influencia na velocidade tendo mais pás? Não encontrei nada sobre o assunto, tem mais tração isso sei mas e a velocidade?



Não. O que muda em uma hélice bipá para um tripá ou quadripá é o empuxo e não a velocidade. Só que com o aumento de pás, aumenta também a força do motor que necessitará para girar essas hélices e com isso, maior o consumo de combustível ou bateria.
Então por que fizeram as hélices tripás e quadripás? Justamente para aumentar o empuxo sem precisar aumentar o diâmetro da hélice.
Ahhh, mas para isso tem o passo das hélices!!!!.
Negativo, pois quanto mais pás tem uma hélice, menor terá que ser o rpm final dela para evitar que uma pá cavite com a turbulência de ar gerada pela pá anterior e para isso, se diminui o rpm final, mas se aumenta o passo da hélice. Por isso a maioria das hélices tripás e principalmente as quadripás, tem passo superior a 6 polegadas, coisa que as bipás tem passo de até 3 polegadas, pois suportam rpm bem superior a uma quadripá.
Aquela regra de ao trocar uma hélice bipá por uma tripá de domimui do diâmetro em uma polegada e se mantém o passo e nas quadripás se diminui o diâmetro em duas polegadas e o passo em uma polegada, é somente para manter o mesmo esforço no motor, o que não significa que irá render melhor, pois na maioria das vezes uma hélice quadripá é somente estética, mais nada se não for corretamente dimensionada em passo e potência do motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder