Proporções de um Ugly Stick

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
MARCEL YANN
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Jul 21, 2013 11:30 am
Localização: GARÇA-SP

Proporções de um Ugly Stick

Mensagem por MARCEL YANN »

Bom dia!
Estou construindo um Ugly Stick elétrico de depron, e as medidas foram retiradas de um Stick de compensado para motor .60 e reduzidas em 20%, para ficar com a envergadura de 120cm (era a minha intenção). Porém, após construir a fuselagem, algumas proporções me parecem estar erradas, sendo as mais preocupantes visualmente, a corda e o momento de cauda.
A asa tem 120cm com uma corda de 25.2.
A fuselagem tem 90 centimetros de comprimento, e a medida após o bordo de fuga até a ponta do leme tem 58.4cm.
Terá um profundor com corda de 15cm
Fiquei com receio do Stick estar com características de Funfly, sendo que vou usar como treinador (perfil Clark Y e diedro).
Os amigos acham que as proporções estão coerentes?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Proporções de um Ugly Stick

Mensagem por LaercioLMB »

Jamais simplesmente se reduz o tamanho de uma "planta" pensando estar fazendo a coisa certa, pois não dá certo.
A corda de um aeromodelo treinador, deverá ficar entre 5X e 7X a envergadura. Se o seu tem 120 cm de envergadura, 120 : 5 = 24 cm, 120 : 7 = 17,15 cm.
O momento de cauda deverá ficar entre 1,5x e 1,7x a corda da asa. O momento de nariz, deverá ficar 1x a corda da asa e a fuselagem, 75% da envergadura. Se a envergadura é de 120 cm, 120 x 0,75 = 90 cm.
Diedro de 3°, pois sem diedro, ele estola fácil de ponta de asa fazendo curvas com os ailerons e principalmente em pousos que a maioria não aprende nunca a usar o leme e insistem em achar que só profundor e aileron serve.

Procure ler um pouco mais as ferramentas do fórum ao invés de somente as conversas.

app.php/page/artigo_aviao

app.php/page/artigo_asas
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
MARCEL YANN
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Jul 21, 2013 11:30 am
Localização: GARÇA-SP

Re: Proporções de um Ugly Stick

Mensagem por MARCEL YANN »

Obrigado Laércio, realmente deveria ter conferido as regras básicas de proporção para ter um vôo de treinador. Na hora já iria ficar em xeque por conta do tamanho da corda, se estivesse com 20cm, o momento de nariz estaria correto e o restante também. Vou estudar uma forma de consertar isso, sem que fique um trabalho porco e frágil. O tamanho da fuselagem total está correto e o momento de cauda também. Agora me restou uma dúvida, que não encontrei nos links, o momento de nariz é medido do início da fuselagem até o bordo de ataque ou do início da hélice até o bordo de ataque? Seguindo essas proporções que me passou, minha asa ficou com a corda 1.2cm maior que a corda usada no cálculo de 120:5=24. Levando isso em consideração, talvez meu momento de nariz esteja coeso, caso a aferição de medida seja feita da hélice até o bordo de ataque.
No mais, provavelmente vou tentar adequar. Caso não seja possível, vou encostar e usar em outro momento, até porque como já aprendi com você, o que faz avião voar é asa, então ele pode ter uma característica de vôo diferente mas acho que pode voar razoávelmente bem.
Obrigado pela ajuda Laércio. Bom dia!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Proporções de um Ugly Stick

Mensagem por LaercioLMB »

MARCEL YANN escreveu:Obrigado Laércio, realmente deveria ter conferido as regras básicas de proporção para ter um vôo de treinador. Na hora já iria ficar em xeque por conta do tamanho da corda, se estivesse com 20cm, o momento de nariz estaria correto e o restante também. Vou estudar uma forma de consertar isso, sem que fique um trabalho porco e frágil. O tamanho da fuselagem total está correto e o momento de cauda também. Agora me restou uma dúvida, que não encontrei nos links, o momento de nariz é medido do início da fuselagem até o bordo de ataque ou do início da hélice até o bordo de ataque? Seguindo essas proporções que me passou, minha asa ficou com a corda 1.2cm maior que a corda usada no cálculo de 120:5=24. Levando isso em consideração, talvez meu momento de nariz esteja coeso, caso a aferição de medida seja feita da hélice até o bordo de ataque.
No mais, provavelmente vou tentar adequar. Caso não seja possível, vou encostar e usar em outro momento, até porque como já aprendi com você, o que faz avião voar é asa, então ele pode ter uma característica de vôo diferente mas acho que pode voar razoávelmente bem.
Obrigado pela ajuda Laércio. Bom dia!


O momento de nariz é medido da hélice até o bordo de ataque da asa.
Sobre a corda estar 1,2 cm a mais, não leve muito em conta isso, pois ao adequar o momento de nariz, isso compensa. O que afeta a corda estar desproporcional ao resto é o CG do aeromodelo que em um treinador com parâmetros padrão, é a 1/3 da corda da asa. Não existe CG adiantado ou atrasado, existe sim construção que não seguiu parâmetros e o equilíbrio não está correto. Você até pode ter um pouco de peso de nariz, mas jamais poderá ter peso de cauda, pois o aeromodelo ficará muito instável em voo. Um bom exemplo disso são os aeromodelos a combustão onde você ajusta o CG com o tanque vazio, mas ao encher o tanque para voo, ele fica com peso de nariz e isso não afeta nem um pouco o voo. O correto é você deixar o nariz de um aeromodelo elétrico um ligeiramente inclinado para baixo, isso te facilitará a retomada de controle no caso dele estolar, pois será fácil de tirar motor, deixar ele baixar o nariz sozinho e mergulhar e retomar o controle dele, coisa que em um aeromodelo 100% equilibrado, se torna mais difícil já que ele não terá a tendência de baixar o nariz sozinho ao tirar totalmente o motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder