Modelo barato e resistente para iniciantes - Com fotos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
panda13
membro
Mensagens: 5
Registrado em: Dom Fev 18, 2007 10:02 am
Localização: mogi das cruzes

Mensagem por panda13 »

:oops: e se por favor poderia me dizer que material é usado nas asas e a eletronica que vai ser embaçado por a mec. é de boa mas o resto obrigado camarada?
sou novo no hobby todo tipo de informação é bem vinda!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

??????????????????????????????????????????????????????????????
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Jefersone »

Bom pessoal terminei o meu Buster. Foi minha primeira experiência e não tive muito sucesso, mas vou deixar uns comentários que serão úteis para iniciantes como eu.

Devido a extrema ansiedade, pouca prática e muita, mas muita vontade, quinta de noite até a madrugada, sexta de noite até a madrugada e mais algumas horas do sábado em cima do aero, consegui finalizar o meu Buster. Comecei caprichando, mas devido ao cansaço fui deixando de lado capricho e o resultado final ficou bem feinho..

Hoje, domingão, fui para a chácara fazer o vôo experimental.....Deu para voar uns 3 ou 4...... "segundos"...... Ele foi direto para o chão..... Pq???
Olhei de um lado e do outro e nada... Minha esposa comentou.."acho que a hélice quebrou"..

Dei uma olhada com calma e de fato havia quebrado e estava solta.... Depois de muito olhar entendi o acontecido. Como o Buster é um pusher, o giro é oposto. Na hora da montagem, apertei bem a porca pq imaginei que isso poderia acontecer e até pensei em colocar uma segunda porca para calçar, mas não coloquei.... Perdi a porca, a aélice se soltou e acabou quebrando.

Troquei a hélice (7x4). (eu tinha outra (9x5), mas era muito grande para o meu espaço, então acabei cortando por igual dos dois lados).

Segundo teste... Foi direto para o chão de novo. Quando eu montei, fiz a pesagem e verifique o cg no dia anterior, eu tinha colocado bateria +/- no meio da fuselagem. Na hora da preparação para o vôo, muita ansiedade de novo e o somado ao fato de ser iniciante, esqueci disso e coloquei a bateria em outro local na parte da frente da fuselagem.... Chão na certa.....

Além de tudo isso, negligenciei algumas proporções na contrução do modelo...

Vou construir outro com muito mais cuidado e assim que eu terminar e fazer o vôo, divido com os iniciantes aqui os erros para tentar diminuir as falhas.

Baixas:
1 Hélice,
1 Servo (parece que ele morreu, mas não foi na queda pq depois da queda estava funcionando. ajustei tudo e na hora que fui rever antes da próxima tentativa, ele simplesmente "morreu")
1 Porca para prender a hélice no motor
1 Modelo bem feinho...

O próximo será com asa casquinha, pq não encontrei depron 2mm aqui em Curitiba, só encontrei de 4 e 5mm.

Setup:
TX - Futaba 4yf
RX - tower pro(6ch)
2 servos tower pro 5g - Profundor e Leme
Motor brushless 2215-m
ESC 30a
li-po hi-model 3s 1300 ma 20c
Canal 17 (72.130)
Peso Total: 490g.

Abraços
Jeferson
Anexos
DSCN2619.JPG
DSCN2619.JPG (34.31 KiB) Exibido 24928 vezes
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Jefersone »

Pessoal, como perdi a porca original na primeira queda, encontrei uma de plástico bem duro que estou usando no local. Vcs podem me dizer se o eixo onde a hélice é presa esquenta muito e pode derreter a porca de plástico?
DM1 Filho
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Ter Set 26, 2006 9:55 pm

Mensagem por DM1 Filho »

[quote:0c8ca503d7="Jefersone"]Bom pessoal terminei o meu Buster. Foi minha primeira experiência e não tive muito sucesso, mas vou deixar uns comentários que serão úteis para iniciantes como eu.

Devido a extrema ansiedade, pouca prática e muita, mas muita vontade, quinta de noite até a madrugada, sexta de noite até a madrugada e mais algumas horas do sábado em cima do aero, consegui finalizar o meu Buster. Comecei caprichando, mas devido ao cansaço fui deixando de lado capricho e o resultado final ficou bem feinho..

Hoje, domingão, fui para a chácara fazer o vôo experimental.....Deu para voar uns 3 ou 4...... "segundos"...... Ele foi direto para o chão..... Pq???
Olhei de um lado e do outro e nada... Minha esposa comentou.."acho que a hélice quebrou"..

Dei uma olhada com calma e de fato havia quebrado e estava solta.... Depois de muito olhar entendi o acontecido. Como o Buster é um pusher, o giro é oposto. Na hora da montagem, apertei bem a porca pq imaginei que isso poderia acontecer e até pensei em colocar uma segunda porca para calçar, mas não coloquei.... Perdi a porca, a aélice se soltou e acabou quebrando.

Troquei a hélice (7x4). (eu tinha outra (9x5), mas era muito grande para o meu espaço, então acabei cortando por igual dos dois lados).

Segundo teste... Foi direto para o chão de novo. Quando eu montei, fiz a pesagem e verifique o cg no dia anterior, eu tinha colocado bateria +/- no meio da fuselagem. Na hora da preparação para o vôo, muita ansiedade de novo e o somado ao fato de ser iniciante, esqueci disso e coloquei a bateria em outro local na parte da frente da fuselagem.... Chão na certa.....

Além de tudo isso, negligenciei algumas proporções na contrução do modelo...

Vou construir outro com muito mais cuidado e assim que eu terminar e fazer o vôo, divido com os iniciantes aqui os erros para tentar diminuir as falhas.

Baixas:
1 Hélice,
1 Servo (parece que ele morreu, mas não foi na queda pq depois da queda estava funcionando. ajustei tudo e na hora que fui rever antes da próxima tentativa, ele simplesmente "morreu")
1 Porca para prender a hélice no motor
1 Modelo bem feinho...

O próximo será com asa casquinha, pq não encontrei depron 2mm aqui em Curitiba, só encontrei de 4 e 5mm.

Setup:
TX - Futaba 4yf
RX - tower pro(6ch)
2 servos tower pro 5g - Profundor e Leme
Motor brushless 2215-m
ESC 30a
li-po hi-model 3s 1300 ma 20c
Canal 17 (72.130)
Peso Total: 490g.

Abraços
Jeferson[/quote:0c8ca503d7]

Ao meu ver, parece que ele não possui ailerons, e com diedro 0 fica difícil fazer curvas e ter um modelo estável. Experimenta além de fazer as suas modificações colocar diedro nele... Creio que vá melhorar bastante...
DM1 Filho
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Ter Set 26, 2006 9:55 pm

Mensagem por DM1 Filho »

[quote:5844eac373="Jefersone"]Pessoal, como perdi a porca original na primeira queda, encontrei uma de plástico bem duro que estou usando no local. Vcs podem me dizer se o eixo onde a hélice é presa esquenta muito e pode derreter a porca de plástico?[/quote:5844eac373]

Acho que não esquenta tanto a ponto de derreter a porca. Faz o teste e diz pra gente o que aconteceu :lol:
abraços.. até mais...
Avatar do usuário
Cristiano Campos
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
Localização: Bagé/RS/TCHÊ

É batata...

Mensagem por Cristiano Campos »

[quote:da2c4d712e="panda13"]:oops: e se por favor poderia me dizer que material é usado nas asas e a eletronica que vai ser embaçado por a mec. é de boa mas o resto obrigado camarada?[/quote:da2c4d712e]

Ola, aqui tem o começo do Buster, e aqui nesse post, a montagem dele, com diversas dicas, é só ir la, pegar a planta, ver o equipo necessário e seguir o post, ver as dicas do pessoal e tambme ir apreendendo com o erro dos outros. Como diz o Cebola: "É batata..." brincadeira... o Cebola não diz isso... nem conhecço ele, apenas fiz uma tiradinha com o nick do User... Abraços a todos.
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Fotos da minha nova asa

Mensagem por Jefersone »

Pessoal, seguem fotos da nova asa que estou construindo para o Buster. Como não encontrei depron de 2mm, fiz asa casquinha com depron de 5mm. Tenho uma dúvida de onde colocar os servos, já que não sei se seria uma boa idéia colocar os servos na asa casquinha. Tb estou pensando em colocar longarinas de reforço (1 espeto de churrasco em cada 1/4 da asa), mas não sei se é uma boa idéia. Bem seguem as fotos. Idéias e sugestões serão bem vindas.
Anexos
Foto de frente
Foto de frente
DSCN2619.JPG (23.04 KiB) Exibido 24839 vezes
Foto com medidas
Foto com medidas
DSCN2620M.JPG (28.63 KiB) Exibido 24839 vezes
Foto de cima
Foto de cima
DSCN2621.JPG (15.19 KiB) Exibido 24839 vezes
Foto de cima
Foto de cima
DSCN2622.JPG (24.49 KiB) Exibido 24839 vezes
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Re: Fotos da minha nova asa

Mensagem por Jefersone »

[quote:9b6eccb5c4="Jefersone"]Pessoal, seguem fotos da nova asa que estou construindo para o Buster. Como não encontrei depron de 2mm, fiz asa casquinha com depron de 5mm. Tenho uma dúvida de onde colocar os servos, já que não sei se seria uma boa idéia colocar os servos na asa casquinha. Tb estou pensando em colocar longarinas de reforço (1 espeto de churrasco em cada 1/4 da asa), mas não sei se é uma boa idéia. Bem seguem as fotos. Idéias e sugestões serão bem vindas.[/quote:9b6eccb5c4]
Anexos
Frente do Suporte
Frente do Suporte
DSCN2624.JPG (19.75 KiB) Exibido 24822 vezes
Suporte por baixo
Suporte por baixo
DSCN2626.JPG (21.31 KiB) Exibido 24822 vezes
Suporte por baixo
Suporte por baixo
DSCN2627.JPG (26.92 KiB) Exibido 24822 vezes
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Jefersone »

Pessoal, ainda estou com problemas no buster. Encontrei o bendito depron de 2mm. Construi uma asa perfil clark y, enflechada e poliédrica, (as últimas partes do poliédro sumiram e agora só aparece o diedro). O cg está um pouco atrasado, mas acredito que na pior das hipóteses o modelo iria subir demais. Lancei e ele foi uns 15 metros e foi virando pra esquerda e caiu. Andei pesquisando e vi que em modelos com o motor na frente tem o down trust. Para o Buster, qual seria o down trust ideal?
Responder