Entelagen

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
mexanico
membro
Mensagens: 268
Registrado em: Dom Fev 25, 2007 7:46 pm
Localização: Bauru, SP

Entelagen

Mensagem por mexanico »

olá ...
ja tentei entelar meu cesna170 umas 3 vezes , mas ficou muito feio muito enrugado...
gostaria de saber se alguem conhesse alguma tecnica para entelagem com papel de seda de pipa...
ou algumas dicas pois vou tentar +1 vez....
obrigado..... :roll:
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

mexanico,

Papel de seda de pipa não sei se fica bom. Já fiz um teste, num pequeno pedaço de asa que funcionou... mas meus testes não foram além disso. Não vi, por exemplo, resistência em voo, comportamento depois de aplicar verniz, etc.
Recomendo utilizar o tradicional: papel lite flite, papel mino ou flie span, todos vendidos na Aerobras. O lite flite é o melhor de todos para modelos leves e pequenos.
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

sugiro fazer da seguinte forma:

1- dilua cola branca, de preferência Cascorez, até ficar na consistência de leite de vaca;
2- aplique a cola sobre a superfície que receberá o papel. Por exemplo, na asa, sobre os topos das longarinas e nervuras.
3- Após a cola secar um pouco e ficar "levemente pegajosa" na estrutura, posicione o papel e com um pincel aplique um pouco de água sobre ele para que penetre e dilua a cola que está na estrutura. Pressione com o dedo para o papel grudar bem neste ponto.
4- Vá esticando o papel sobre a superfície e repedindo este procedimento. Não se preocupe em esticar igual a um tamborim. Isso será feito depois, borrifando água sobre toda a estrutura já entelada. Uma dica é esticar do meio da longrina para o centro e depois para as pontas (ou vice-versa) e, em seguida, da longarina para o BF e depois para o BA (ou vice-versa).
5- Depois de tudo entelado borrife uma fina névoa de água sobre toda a estrutura e deixe secar a sombra e temperatura ambiente. Depois de seco, vera que esticou bem ! Se ainda existirem rugas, repita este passo. Se elas persistirem, passe a aceitá-las como um charme extra do modelo. :)
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Quanto a dopagem, não sou a melhor pessoa a te orientar, pois onde moro é simplesmente impossível de utilizar dope, pelo local ser muito úmido.
Para isso, costumo utilizar verniz acrílico brilhante Acrilex ou seladora para madeira Colorgin. Tenho ficado satisfeito com esses produtos.
Avatar do usuário
mexanico
membro
Mensagens: 268
Registrado em: Dom Fev 25, 2007 7:46 pm
Localização: Bauru, SP

Mensagem por mexanico »

muito obrigado felipe pelas dicas .
vou ver se pesso o papel e tentar mais uma vez ,hehe.
ate mais...
abs...
Avatar do usuário
FernandoMM
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Seg Jan 30, 2006 1:11 am
Localização: Brasilia-DF

Mensagem por FernandoMM »

Passe fita de rolo, (aquela 3M de fechar caixas tipo larga), depois vá pressionando com um cartão de crédito ou outra coisa parecida, dessa forma ela cola perfeitamente no isopor e não costuma mais sair, ainda tem a vantagem de deixar o seu avião firme nas quedas, deixando ele mais resistente.
Alexandre de Souza Cruz
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Ter Out 17, 2006 9:23 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Alexandre de Souza Cruz »

Boa tarde a todos,

Tambem estou entelando um cesna 182, minha dúvida se restringe ao fato de usar fita adesiva metálica,,,,vi em alguns foruns pessoas citando que isso da interferencia no RX,,,,,alguem sabe sobre isto ou é um mito??

abraços

Alexandre RJ
Avatar do usuário
mexanico
membro
Mensagens: 268
Registrado em: Dom Fev 25, 2007 7:46 pm
Localização: Bauru, SP

Mensagem por mexanico »

???? ,meu aeromodelo é de balsa e não de isopor.
desculpa se eu não entendi direito...
Responder