Estou ficando bom. "Grande" Slow Stick voa!

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Estou ficando bom. "Grande" Slow Stick voa!

Mensagem por Jefersone »

Estou começando a pegar o jeito e agradeço a ajuda do pessoal. Já fiz um perfil na asa para diminuir o arrasto, mas o vento não deu trégua para eu testar a asa modificada. Segue foto e filme do vôo antes da asa modificada.

Sugestões de melhorias são sempre bem vindas.

Video: http://www.rcgroups.com/forums/showatt.php?attachmentid=1254871
Anexos
DSCN2697_.JPG
DSCN2697_.JPG (38.53 KiB) Exibido 4154 vezes
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Uma sugestão:
Pelo jeito o CG está além dos 50% certo? o modelo está nitidamente com peso de cauda....tente usar CG a 30% (bateria bem mais pra frente) que o aero irá voar bem melhor e nao ficar pendurado no motor.
Para diminuir a flexão da asa na raiz use um ou dois bambus de churrasco , que são menos flexíveis do que o material que voce usou, inseridos/colados do depron.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Eu pessoalmente coloquei os reforços por baixo da asa, pois no meu caso são varetas de maderia, e a maderia resiste muito mais à tração do que à compressão.
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Jefersone »

[quote:6c5deb7e78="Eduardo Yamin"]Uma sugestão:
Pelo jeito o CG está além dos 50% certo? o modelo está nitidamente com peso de cauda....tente usar CG a 30% (bateria bem mais pra frente) que o aero irá voar bem melhor e nao ficar pendurado no motor.
Para diminuir a flexão da asa na raiz use um ou dois bambus de churrasco , que são menos flexíveis do que o material que voce usou, inseridos/colados do depron.[/quote:6c5deb7e78]

O CG está logo atrás da segunda vareta de reforço, uns 2cm a frente do bordo de fuga.

Medidas:
Envergadura: 118Cm
Corda: 17Cm
Fuselagem(Stick) 106Cm; Profundor: 11Cm; Comprimento total 117cm
Peso: 500g

Vou reposicionar a bateria para tentar colocar o CG uns 6Cm do bordo de ataque e postarei o resultado.
Quando as varetas, aqui em Curitiba só achei aqueles espetos de churrasco (parece que é de madeira) de 25Cm. Não encontrei maior. Teria como fazer esse reforço "unindo" de alguma forma esses espetos?
A parte central da asa é de 58Cm. Estou utilizando como reforço o segundo gomo de vara de pesca de fibra de vidro. O stick é de fibra de carbono. Obrigado.
Avatar do usuário
ezequiel PY7NQ
membro
Mensagens: 698
Registrado em: Qui Out 12, 2006 3:28 pm
Localização: Arcoverde Pernambuco canal 50
Contato:

Mensagem por ezequiel PY7NQ »

e tem que colocar o CG mais a frente, e na foto parace ter menos de 17cm de corda.

e 500g to achando muito pesado, qual o motor, helice e bateria você ta usando?

eu to montando um modelo parecido com esse seu, tem 17cm de corda tambem, vou testa o bicho no sabado, veja o meu ai na foto.
Anexos
modelo2.JPG
modelo2.JPG (29.75 KiB) Exibido 4045 vezes
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Jefersone »

[quote:63e28f79d4="ezequiel PY7NQ"]e tem que colocar o CG mais a frente, e na foto parace ter menos de 17cm de corda.

e 500g to achando muito pesado, qual o motor, helice e bateria você ta usando?

eu to montando um modelo parecido com esse seu, tem 17cm de corda tambem, vou testa o bicho no sabado, veja o meu ai na foto.[/quote:63e28f79d4]

Tem exatamente 17Cm de corda e 500g de peso. Está meio pesado mesmo, mas minha bateria HiModel 3S 20c e meu motor são meio pesados. A asa pesa 100g.
A hélice é HD 8x6, com motor brushless A22-15. Estou pensando em comprar uma hélice com 11 ou 12 polegadas para testar nele.


O seu parece ser menor, a fuselagem(isopor) parece ser mais baixa e mais larga e com menor profundor e leme de direção. Sendo menor e com a mesma corda, acredito que ele terá maior sustentação fazendo com que vc possa voar mais lento. Isso é só um palpite, pois não tem nada próximo a foto do seu modelo para que possamos ter uma idéia do tamanho dele.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Ora, se o CG está a 15cm do bordo de ataque (BA) e a asa tem 17cm, (15/17=88%) voce está com o CG a 88% !!! nao voa nao! só pindura!
Repetindo: poe esse CG a 30% do BA ou seja, pra essa asa de 17, à 5cm do BA. ai voce vai ver como voa.

25cm de espeto já funciona sim, mas tem que ser bambu, procura em casa que vende pipas....
MarioSG
membro
Mensagens: 358
Registrado em: Qui Out 12, 2006 7:15 pm
Localização: São José dos Pinhais-PR

Mensagem por MarioSG »

Ta show teu aero Jefersone, ta voando em que local de Curitiba ?
MarioSG
membro
Mensagens: 358
Registrado em: Qui Out 12, 2006 7:15 pm
Localização: São José dos Pinhais-PR

Mensagem por MarioSG »

Ah...os espetinhos, vc.tem q procurar aqueles de churrasco mas fabricados de bambu, são muito resistentes, vc. até pode parti-los ao meio se achar q adiciona muito peso ao aero.
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Jefersone »

[quote:32a0040d31="Maceelde"]Ah...os espetinhos, vc.tem q procurar aqueles de churrasco mas fabricados de bambu, são muito resistentes, vc. até pode parti-los ao meio se achar q adiciona muito peso ao aero.[/quote:32a0040d31]

Eu estou voando na chácara do meu sogro, mas é meio longe e tem muito vento. Eu postei uma resposta no "Vamos voar" para Curitiba.
Onde vc encontra esses espetos de bambu aqui em cwb ou em sjp?
Responder