Balsa como material!!!

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Jefersone »

[quote:573c9e74f5="Soneca"]O que seria uma "fresa" adequada?? Uma ferramente rotativa que acopla na furadeira e sai fresando ??

E TUPIA??[/quote:573c9e74f5]

O Cláudio me passou um link que foi muito útil. Sugiro que vc procure no site http://www.guiadomarceneiro.com/ . Lá tem o que é a tupia e para que serve.
Soneca
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 10:13 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Soneca »

Me ajudou e muito esse site cara.

Mais ainda não entendi o funcionamento da TUPIA. =/

Você conseguiu faze-la? Custou quanto?

Abração!
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Jefersone »

[quote:653f7621aa="Soneca"]Me ajudou e muito esse site cara.

Mais ainda não entendi o funcionamento da TUPIA. =/

Você conseguiu faze-la? Custou quanto?

Abração![/quote:653f7621aa]

Eu não fiz tupia, (fazer uma pra minha utilização é utopia :D) , só li a respeito do funcionamento de uma tupia e as principais aplicações. Pra ficar mais fácil, esse é o link que explica o funcionamento. http://www.guiadomarceneiro.com/dicas_extras/?gdm=fresas
Soneca
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 10:13 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Soneca »

Obrigado pela ajuda.

É que eu estou pensando em fazer uma fábrica de aeromodelos aqui em minha cidade (ainda não existe).

Tenho mais de 50 moldes de ALUMINIO de diversos modelos e tamanhos.
Já fiz cerca de 15 modelos utilizando esses moldes e estão funcionando perfeitamente.
Mais quando eu fazia, eu cortava a balsa com ESTILETE e depois ia lixando até xegar paralelo ao molde. Processo este que me consumia um "grande" tempo.
Eu queria melhorar um pouco esse tempo de produção. Fazendo mais de um modelo de uma vez (peça) ou então diminuindo o tempo gasto em 1.

Fiz cerca de 15 gabaritos de montagem, o que garante que TODOS os aviões sairão conforme o desenho e IGUAIS.
Para ter uma idéia, a montagem da fuselagem é feita em apenas 1 gabarito.
Exemplo:
Posiciono as cavernas no gabarito e passo cola em suas extremidades, depois eu encaixo a fuselagem do avião prendendo junto ao gabarito (o que me garante pressão constante em todos os pontos de fixação e não deixa ficar fora de linha). Após isso, espero a cola secar por completo e retiro do gabrito e faço a montagem da asa e restante fora (estou pensando num gabarito para junção da asa no avião).



Se você tiver alguma idéia e quizer me ajudar, ficaria MUITO grato.
Obrigado.

OBS.: Não sei comprar BALSA pela internet, não sei ver o tamanho da mesma. Pois me apresenta assim:
A x B x C [ 5/32 x 2 x 10 ]
O que significa cada número ae?

Abraços.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Soneca, a Tupia de mão, à qual que me refiro, nada mais é que uma furadeira metida a besta...
Um exemplo: http://www.makita.com.br/busca.asp?name=tupia&busca=#
A minha é o modelo 3700B.
Sem redução (ao contrario das furadeiras), sua rotação é muito alta, da ordem de 20 a 30 mil RPM, e com um mandril que aceita ferramentas de corte (fresas) de diversos formatos. Dispõe também de uma "mesa" que se apóia no material que será cortado. Eu uso a minha ao contrário, isto é, prendo-a sob a mesa, que possui um furo, e deixo apenas a fresa exposta. Assim, consigo fazer cortes e acabamentos em bordas com boa precisão. No seu caso, o que você irá usar é uma fresa com um rolamento na ponta, logo após a zona de corte. Assim, você fará uma pilha de madeira, e colocará sua "matriz" metalica por cima, ajustando então a altura da fresa para que a ziona de corte atinja apenas a madeira, e o rolamento aopiará no molde. O rolamento e a fresa têm o mesmo diametro, assim tudo o que o rolamento "fizer", a fresa copiará lá embaixo...
A fresa que aparece nessa foto não tem o rolamento, pois a forma de usar era outra... Mas se precisar te mando mais fotos...
Nesse topico tem a caixa que aparece na segunda foto. Os cortes laterais de ventilação também foram feitos com essa mesma tupia..
Espero que esclareça algo.
Abraços!
Anexos
Corte já com o acabamento das bordas feito com outra fresa, desta vez esferica.<br />Os cortes retos na lateral também foram feitos com a fresa....
Corte já com o acabamento das bordas feito com outra fresa, desta vez esferica.
Os cortes retos na lateral também foram feitos com a fresa....
Recorte efetuado com a Tupia.JPG (27.93 KiB) Exibido 10496 vezes
Fresa montada na tupia e regulada para o corte do retangulo de madeira ao lado...
Fresa montada na tupia e regulada para o corte do retangulo de madeira ao lado...
tudo isso pra cortar esse quadradinho.JPG (33.72 KiB) Exibido 10502 vezes
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Esqueci:
Esses números que aparecem são as dimensões da madeira, em poelgadas. O sistema métrico inglÊs usa frações de polegadas, ao invés de decimais... Coisa de corno, mas é assim que eles trabalham... heheeh....
Basta usar a regrinha de 1 polegada para 25,4 mm.
E lembrar das aulinhas de fração lááááááá da escolinha... Pois é, todo mundo dizia que aquilo não servia pra nada, né ???? Então, agora toma catatau...
Se estiver curioso pra saber quediabos é essa caixa cheia de buracos :
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20222&highlight=fonte+para+cortador
Bração !
Soneca
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 10:13 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Soneca »

Cara,

Gostei dessa tupia.. Você pode me informar o preço base dessa tupia para que eu possa comprar??
Ela funciona igual a FRESADORA COPIADORA... Eu fiz SENAI e aprendi como usar TORNOS e FRESAS... E me lembro dessa FRESADORA COPIADORA.
Isso me permite cortar 4 moldes de fuselagem de uma só vez? (+-)

Quanto a polegada, eu sei...
Mais, eu queria saber ONDE eu vejo o COMPRIMENTO, LARGURA e ESPESSURA da balsa a partir desses números?

Abração.
Soneca
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 10:13 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Soneca »

Eu dei uma olhada num tópico seu e vi os arcos de corte que você produz.
Que tipo de madeira utiliza??
Quanto você gasta para fazer um arco desse? (se pode ser dito aqui).

Gostei MUITO do seus trabalhos... Parabéns!

Abração!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Base de preços:
http://compare.buscape.com.br/procura?id=5918&raiz=5910&kw=tupia
Precisa refinar a pesquisa, a minha é do tipo "para laminados" e é da Makita, e não da DeWalt, que costuma ser mais cara, mas esse modelo só serve para trabalhos leves. Como você vai cortar essencialmente balsa, acho que dá.
Só um detalhe: ela não vai fazer cortes em cantos vivos e nem cortes intermos muito pequenos, pois há o problema do rolamento e do tamanho da fresa. Mas isso só se usar a ideia que eu sugeri. Existem outros modos de fazer o corte. Até mesmo usando uma Dremel com um adaptador especial para funcionar como tupia, e aí você pode usar até fresa de dentista com 2mm de diametro...
Quanto aos arcos, eu utilizo Cedro Rosa, escolhido com muito cuidado para não entortar no corte. O custo de venda de um desses arcos é de R$ 90,00, já incluido o fio de corte (15m) e os fios de conexão com os plugs, e já vendi (ou troquei por material) alguns para os colegas aqui do forum... Moderadores, fiquem à vontade para editar essa mensagem se acharem que parece anúncio de venda... mas não é... heheehhe...
Quanto às medidas, A,B e C devem estar indicadas em um desenho, ou ter uma legenda qualquer....
Grato pelos elogios, estou à disposição!
Claudio
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

Isso aqui ta virando MSN, vamos conversar por mp, por favor.
voceis só estão esquecendo de uma coisa a balsa é mole, passar balsa em um tupia acho que vai estraçalhar, é preciso fazer uns testes, o Soneca se voce ta afim mesmo de fazer uma fabrica compra logo uma maquina de corte a laser, o colega Norton disse que custa uns U$ 3.800,00, acho que vale a pena.
abs
Cesar-SP
Responder