Tem um lado certo para profundor e leme?

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betodebem
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Tem um lado certo para profundor e leme?

Mensagem por betodebem »

Tenho visto por ai bastante gente colocar os comando de um lado ou de outro, parece que não tem um padrão, eu estou colocando o leme no lado esquerdo, olhando o avião por trás.

Existe algum padrão para isso?

Valeu!
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DaReZzO
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Mensagem por DaReZzO »

No meu caso, depende da posicao do servo! Eu nao me preocupo com isso nao!
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claudiorfernandes
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Mensagem por claudiorfernandes »

Nenhum problema, desde que vire para o lado certo... heheeh...
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MarceloCamargo
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Mensagem por MarceloCamargo »

Não sei se entendi direito, mas acho que vocês estão falando da linkagem do leme, correto?

Se for isso, é como o DaReZzo disse, tudo vai depender da posição do servo, e ainda, da disponibilidade de espaço, além de outros detalhes.

Percebi que, dependendo de como é feita a linkagem, pode ocorrer diferença entre a quantidade de comandos para cada um dos lados. Acredito que seja devido à força necessária para empurrar ou puxar o leme (e outras partes móveis).

Nesse caso, o problema pode ser facilmente corrigido (ou contornado) programando EPAs específicos para cada comando.
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Eduardo Yamin
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Mensagem por Eduardo Yamin »

Se é possível escolher, SEMPRE puxar para cabrar e para o sentido do turno ne pista, ou seja, puxando para cabrar ( a menos que haja necessidade ou "embelezamento" para esconder o comando) e puxar para virar para esquerda.
Explicando, ao puxar o link, consegue-se sempre mais precisão pois as vezes ao empurrar o duto mexe, além de que em situações de emergencia (link preso, superficie móvel dura etc...) é sempre mais fácil pro servo e pro link puxar do que empurrar.
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betodebem
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Mensagem por betodebem »

[quote:c6a19aed6d="Eduardo Yamin"]Se é possível escolher, SEMPRE puxar para cabrar e para o sentido do turno ne pista, ou seja, puxando para cabrar ( a menos que haja necessidade ou "embelezamento" para esconder o comando) e puxar para virar para esquerda.
Explicando, ao puxar o link, consegue-se sempre mais precisão pois as vezes ao empurrar o duto mexe, além de que em situações de emergencia (link preso, superficie móvel dura etc...) é sempre mais fácil pro servo e pro link puxar do que empurrar.[/quote:c6a19aed6d]

Interessante, não tinha pensado nisso heheheh.

Valeu!
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wildcat
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Mensagem por wildcat »

Faz pull pull!
Heheheh

Não agrega peso e é o melhor tipo de linkagem que existe!
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MarceloCamargo
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Mensagem por MarceloCamargo »

O leme do meu Extra330 é assim... são 2 cabos de aço que sempre puxam o comando. Assim, não precisei instalar um servo mais forte para a realização desta tarefa...
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Eu costumo fazer assim: Se vou compartilhar servos entre vários modelos (o que sempre faço), coloco eles da mesma forma: Leme linkado sempre do mesmo lado nos asas altas e do outro lado nos asas baixas. Assim, é só tirar os servos de um modelo e por no outro, sem nem mesmo precisar inverter os canais no Tx.

Eu uso uma mesa de servos em polionda (plástico) e eles vão encaixados, sem parafusos. Funcionou bem até agora em todos os meus poucos modelos, inclusive no piper Cub de 1,5m e no 737 aí do avatar, com 1,4m
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fabiofleal
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Olha aí

Mensagem por fabiofleal »

Ou seja:
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