Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

uma pergunta besta:
alguém já tentou usar chapa de balsa de 1/8" ao invés de depron? não ficaria mais leve? e quanto ao preço nem seria muito caro.
eu já montei vários modelos de vcc para motor cox 049 com asa e empenagens de 1/8" e fuselagem de 1/4" de balsa.
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1681
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio_sp »

foi mal e q sempre ouvi que os biplanos são MUITO ruins de curva.....
Avatar do usuário
moosee
membro
Mensagens: 424
Registrado em: Dom Abr 10, 2005 2:14 pm
Localização: Goiânia-GO

Mensagem por moosee »

Tô com um Ultimate e achei muito gostoso de voar...

Nunca voei shock monoplano pra poder comparar.

Monta o seu, "joga pra cima" e veja no que vai dar... só tenta não abusar no peso.

Abraço,

Adriano
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Pessoal no manual do fabricante desse motor azul hextronic fala-se de helice 9x47 com 11,1 volts.
Anexos
20070204_144631_24G_1300kv11111111111111.jpg
20070204_144631_24G_1300kv11111111111111.jpg (33.09 KiB) Exibido 27937 vezes
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Mensagem por leosusse »

[quote:90e0a86229="Ricardo_BH"]Pessoal no manual do fabricante desse motor azul hestronic fala-se de helice 9x47 com 11,1 volts.[/quote:90e0a86229]

Nessa configuraçao, ele fica muito forte, mas consome mais...
eu uso para shock leve esse motor com 3s de 600 ou 360mAh sempre com helice 8x4. ele fica muito mais forte doque eu preciso e nao consome muito.

ainda nào testei com 2s + 9x5 em shock leve.

falous!
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

Eu testei esse motor com a 9x5 e 3S, fica forte demais em Shocks leves de até 200 gramas.

Como fica muito forte, fica mais difícil fazer o Torque Roll, pois a qualquer acelerada o avião sobe demais, fica muito arisco. O avião fica pulando que nem perereca viva na frigideira.
Com 3S aconselho usar 8x4 mesmo, dá certo até em Shocks um pouco mais pesados.

Se ficar com uns 180 gramas, utilize 2S de 460 mAh e 9x5, o avião fica muito dócil.

Ainda estou devendo as fotos, vou colocar em breve. Obrigado ao moderador por ter fixado o tópico.

Vamos gravar um vídeo do Shock Ikarus e do Shock montado, e colocarei no tópico também.

Gravaremos um vôo do Shock de precisão, vocês verão que o vôo lento dele é apaixonante.

Abraço a todos!
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por Mauri »

Fala Rodrigo,

Fiz um shock Yak 54 e estou com uma duvida na linkagem, quantos graus de atuação devo deixar nos comandos de aileron, leme e profundor?

Aero:

80cm de envergadura
Depron 3mm
F. de carbono asa
Todo feito com cola para isopor e f. microporosa

Setup:

Motor Hextronik (blue) original
Esc 10A
Receptor berg 4
3 Servos 4,3 gramas
Bateria 3s 460mAh 15c nova
Hélice 8x4 EP

Peso total 198 gramas

Como você postou acima, eu testei com uma 2s e hélice 9x5 e ele fica fraco e com um tempo de vôo muito curto, porêm essa batera já é bem usada.
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Mensagem por Rodrigo Morales »

Olá Mauri,

Que legal que conseguiu esse peso com um depron de 4mm, geralmente fica mais pesado que isso. Para utilizar 3S, está bom esse peso.

O tanto de atuação nos comandos muda muito com o estilo do piloto, e de vários outros fatores, como a utilização ou não de dual rate durante o vôo.

Eu deixo o Shock com bastante comando, 45 graus ou mais (!!!) e regulo no dual rate e no ATV do rádio se achar que ficou com muito comando.

É de [b:3075e90b52]extrema [/b:3075e90b52]importância usar exponencial nos comandos, que pode ser de -30 a -45 nos rádios Futaba, e de 30 a 45 nos JR, não sei porque os rádios tem essa diferença, o importante é o comando ficar suave no início e forte no final do curso do rádio.
Sem exponencial fica difícil fazer torque roll, e as demais manobras, o Shock fica arisco demais.

Os graus de atuação vão depender também do tipo de Horn que você utilizar, eu utilizo os micro Horns da Dubro ou da United Hobbies, como são muito pequenos, fica com bastante comando mesmo.

Deixe com 45 graus inicial, e com menos ângulo no dual rate, e teste voando!!!

Boa sorte!!!
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Estou usando pull pull nos comandos de leme e profundor, fica muito preciso e o peso de lincagem praticamente some, se houver alguma folga é culpa do servo.
Utilizei linha multifilamento de pesca, pelas características alcançadas indico para qualquer shock, para ligar nos horns fiz pequenos ganchinhos de arame.
Dá bastante trabalho pra regular, mas gostei muito do resultado.
Não vôo ainda 3D de precisão, mas com certeza dá certo, nisso dá pra tirar uns 2 ou 3g a mais.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por Mauri »

[quote:960daf8fdd="Rodrigo Morales"]Olá Mauri,

Que legal que conseguiu esse peso com um depron de 4mm, geralmente fica mais pesado que isso. Para utilizar 3S, está bom esse peso.

[/quote:960daf8fdd]

Retificando, depois de medir direito aqui, o depron que usei foi o de 3 e não o de 4mm.
O que contribuiu também na economia de peso foi deixar todos os fios os mais curtos possíveis, soldar o motor direto no speed, F.de carbono na asa, linkagens com f. vidro de 1.4mm, pouca fita adesiva na decoração e o mínimo possível de cola quente.
Ele também esta sem o trem de pouso.


[quote:960daf8fdd="Rodrigo Morales"]
É de [b:960daf8fdd]extrema [/b:960daf8fdd]importância usar exponencial nos comandos, que pode ser de -30 a -45 nos rádios Futaba, e de 30 a 45 nos JR, não sei porque os rádios tem essa diferença, o importante é o comando ficar suave no início e forte no final do curso do rádio.
Sem exponencial fica difícil fazer torque roll, e as demais manobras, o Shock fica arisco demais.
[/quote:960daf8fdd]

Por isso que é tão difícil fazer esse tal de torque, o Paulinho comentou comigo uma vez sobre o ajuste no exponencial, mas depois esqueci.
Quando tento fazer essa manobra ele fica muito critico, meu radio é o Futaba, vou fazer esse ajuste e regular também os graus e o dual rate melhor e depois post aqui os resultados.

Valeu Rodrigo!
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Responder