Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Rodrigo Morales
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Seg Dez 11, 2006 10:43 pm
Localização: Plano - TX

Como montar um Shock leve, e aprender a fazer Torque Roll

Mensagem por Rodrigo Morales »

Olá pessoal,

Não sou expert em Shocks, mas tenho voado um monte deles e tenho aprendido bastante com o grupo que voa no Ibira, onde voam o Paulinho, Márcio, Alexandre, Fábio o Fred e muitos outros que curtem esses aviões sem perfil que são pura acrobacia.

A seis meses eu nunca tinha voado nenhum modelo, e hoje até que consigo fazer uma série de manobras legais com os Shocks que tenho.

Muita gente me pergunta como montar o Shock pra ficar leve, e pra voar de um modo mais fácil, de maneira que seja possível aprender Torque Roll, rolling Harriers e outras manobras.

Alguns mais dedicados fazem listas com o material lá no Ibira. Decidir fazer essas listas públicas, em uma série de posts.

Ai vão as dicas de tudo que aprendi nesse tempo, inclusive a lista de materiais pra vocês montarem um Shock levinho, e de quebra, três opções de montagens.

Sugiro que com o tempo e com um pouco mais de investimento, que experimentem todas elas, como eu fiz, e lembre-se, o Shock tem que ser o mais leve possível, quanto mais leve melhor.

Pra voar outdoor, tem que ser um Shockão mais pesado, mas isso a gente vê depois, na quarta maneira.

[b:91c71234c9][size=18:91c71234c9]Primeira Maneira[/size:91c71234c9][/b:91c71234c9]

Shock pra todas as acrobacias, vôo de médio pra rápido

[color=darkblue:91c71234c9]Dificuldade Baixa
Custo Médio
Shock Leve, Bonito e fácil de voar[/color:91c71234c9]

Uma ótima maneira de começar com os Shocks, a partir de um kit de fabricante reconhecido.
Comece comprando um ou mais kits da Ikarus, e procure escolher os modelos mais consagrados, como o Shock Star, o Extremma ou o Edge.
Monte o kit do modo que o fabricante indica, utilizando a cola que vem no kit. Prenda os servos com um pinguinho de cola quente, ela sai depois com alcool isopropílico.
Prometa a si mesmo que essa será a única vez que utilizará cola quente, e muito pouco dela. Cola quente é pesada pra burro, se for remendar o Shock porque quebrou, utilize cola pra Isopor Polar, na 25 de março um pacote com 12 colas custa R$ 9,90.

Geralmente os anunciantes do e-voo possuem esses kits para a venda, e você terá a vantagem da pronta entrega. Eles custam em torno de 200 reais.
Outro modo seria importar os kits do site da Ikarus dos EUA, onde existem promoções de 3 Shocks por 49 dólares. Fale com o vendedor para ele não incluir o valor no frete no Invoice, sairá mais barato na hora de pagar as taxas que certamente serão cobradas.
Site da Ikarus http://www.ikarus-modellbau.de/onlineshop/usa/index.php.

Compre um motor Hextronik, de 1300 kv. Os anunciantes do e-voo possuem esse motor pra pronta entrega, e podem negociar um combo com um speed control. Esse é o conhecido Azulzinho, um motor na faixa de 50 reais, muito bom. Acabamento nota dez. Ele pesa 26 gramas com o montante.
Não esqueça do prop saver!!!

Se não comprar um combo, compre um speed control de 10 amperes da Tower Pro, ele pesa 10 gramas e é excelente.
Melhor usar um speed de 10 ou menos amperes, se colocar um de 15 vai ficar pesadão.

Utilize conectores Micro Deans, eles são leves e aguentam a corrente que o motor vai puxar.
Pra ligar o speed no motor, utilize os menores conectores disponíveis, ou solde direto o motor no speed.

Como irá usar baterias 2S de 460 mAh, para que o peso seja o menor possível, compre algumas hélices 9x5 HD. Hélices HD são diferentes das Slow Flyer, mas as duas podem ser utilizadas.
Ao utilizar 2S sempre se utiliza uma hélice maior, e quanto maior for a hélice, mais fácil vai ser de fazer o torque roll.

Compre três servos de 5 gramas, podem ser os 5G Tower Pro, os 4,7 Blue Arrow, ou de outra marca.
Praticamente todos os anunciantes possuem esses servos a venda.
Geralmente a precisão deles deixam a desejar, mas pra um Shock inicial, são baratos e garantem uma boa diversão.
Podem ser utilizados os de 9 gramas, que centram melhor, mas vai ficar um pouco mais pesado, quase o dobro do peso em servos. Nosso objetivo é deixar o Shock leve!!! Use os de 5 gramas...

Utilize um receptor leve e de boa qualidade, eu diria pra optar entre o GWS de 4 canais, ou o Berg 4l. Prefiro o Berg.
Já coloquei o Shock nas alturas com o Berg, a mais de 150 metros, e nunca tive problemas. E ele pesa somente 4 gramas.
Mas tem gente que usa o GWS também, e gosta.

Pronto, já tem tudo que precisa pra montar o primeiro Shock levinho:

[list:91c71234c9]- Kit Ikarus Shock Star, Extremma ou Edge
- Motor Azul Hextronic com prop Saver (chore com o vendedor que ele te dá o pro saver de brinde)
- Hélices 9x5
- Conectores Micro Deans
- Speed 10 A da Tower Pro
- 3 servos de 5 gramas
- Baterias de 460 mAh 2S de 20 C (melhor comprar duas ou mais)
- Receptor Berg 4L[/list:u:91c71234c9]

Eu tenho um Shock com essa exata configuração, e é de cara o Shock mais fácil de fazer torque Roll que eu tenho. Montando assim, ele fica com algo em torno de 170 gramas, um peso ótimo.

Depois eu posto todas as fotos dos ítens utilizados, do Shock pronto, e continuo com a série de montagens de Shocks.
Avatar do usuário
Rodrigo Braugini
membro
Mensagens: 967
Registrado em: Seg Jul 03, 2006 12:36 pm
Localização: Joinville - SC

Mensagem por Rodrigo Braugini »

Ae Rodrigo xará!!

Excelente informações. Achei super interresante para quem quer entrar para onde dos shock's.

Parabens, vamos aguardar as outras maneiras de se montar shock!!

Abração e bom fim de semana e claro bons voos.
Avatar do usuário
Renan Augusto
membro
Mensagens: 1367
Registrado em: Dom Out 29, 2006 8:26 pm
Localização: Muriaé - MG

Mensagem por Renan Augusto »

Que legal Rodrigo! Parabens pela iniciativa, isso vai ajudar e incentivar muitas pessoas que assim como eu, querem entrar pra esse mundo de acrobacias um dia...

Uma aula!! Nesse primeiro capitulo aprendi muito, aguardo os outros!!
Ah sabe quanto o blue da de empuxo com 2s e helice 9x5hd???
Nunca tive nem um modelo ainda, esse shock poderia ser meu treinador?

abraços e parabens!
Ricardo_BH
membro
Mensagens: 2346
Registrado em: Seg Jan 02, 2006 8:54 am
Localização: belo horizonte

Mensagem por Ricardo_BH »

Muito bom Rodrigo,

vc poderia me informar r quanto tempo se voa com essa 2s de 460mha?

eu uso numa pizza voadora o motor azulinho, bat 2s e helice 10x4..fica um espetáculo.

pizza voadora tambem é bem legal, quebra menos e qualquer menino de 5 anos faz uma.

esse motor com uma 9x4 da 344g puxando 7 amperes

[u:33cc6a2c35]Eu tenho o motor azulinho com esse micro speed pra venda, novo.[/u:33cc6a2c35]

Rick
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por Mauri »

Excelente idéia montar esse tópico Rodrigo, c/ todas as informações que vc pretende dar, acho até que deveria se tornar fixo, pois é o que falta aqui no e-voo, um topico fixo sobre shocks, seria uma referencia p/ todos.
Quanto a bateria citada acima, não seria uma de 3s 460mAh 20C ?

Abs.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

[quote:ba530d1bf3="Mauri"]Quanto a bateria citada acima, não seria uma de 3s 460mAh 20C ?
Abs.[/quote:ba530d1bf3]

Depende do caso, Mauri!
Com 2s geralmente temos um consumo menor, um peso menor, e o motor gira hélice maior!
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por Mauri »

[quote:b4e9c2ce28="wildcat"][quote:b4e9c2ce28="Mauri"]Quanto a bateria citada acima, não seria uma de 3s 460mAh 20C ?
Abs.[/quote:b4e9c2ce28]

Depende do caso, Mauri!
Com 2s geralmente temos um consumo menor, um peso menor, e o motor gira hélice maior![/quote:b4e9c2ce28]

Concordo 100% c/ vc e pra falar a verdade estou torcendo que seja de 2s mesmo, porque tenho toda essa setup que ele pede lá em cima (inclusive o kit do extrema da ikarus)só que tenho uma 3s 460mAh c/ uma celula bixada, se for mesmo 2s ai zero tudo.
Ensine seu filho a aceitar a derrota, mas só se a disputa for justa, Caso contrario ensine-o a lutar por justiça!
Avatar do usuário
Renan Augusto
membro
Mensagens: 1367
Registrado em: Dom Out 29, 2006 8:26 pm
Localização: Muriaé - MG

Mensagem por Renan Augusto »

Rodrigo, se eu quiser construir um shock, qual modelo é indicado pra essa eletronica aí?? Não queria comprar não...
abraço
Avatar do usuário
CaptainSimacek
membro
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Abr 28, 2007 6:56 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por CaptainSimacek »

Boa a iniciativa =P
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Rodrigo,

parabéns pela iniciativa, ficou bem claro e instrutivo 8) para ficar ainda melhor coloque umas fotos também.
Responder