Construção Piper J3

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Construção Piper J3

Mensagem por Jefersone »

Construí um piper que vôou muito bem e foi o primeiro que só veio ao solo quando eu quis (consegui pousá-lo por 2 vezes após os vôos).
Depois disso, muita empolgação resultou em várias lenhas por causa do vento, da teimosia e do dedo. O saldo foi um servo quebrado, um eixo do motor empenado, 6 hélices pro lixo, um piper destruído e muita satisfação.

Por conta dessa satisfação, resolvi construir outro piper, desta fez com muito mais capricho e contando com a opinião dos mais experientes. Para isso, vou postando aqui as fotos para que possam sugerir melhorias e apontar erros de construção.

Obrigado,
Anexos
DSCN2759_.JPG
DSCN2759_.JPG (24.69 KiB) Exibido 8170 vezes
DSCN2761_.JPG
DSCN2761_.JPG (21.93 KiB) Exibido 8170 vezes
DSCN2763_.JPG
DSCN2763_.JPG (19.46 KiB) Exibido 8170 vezes
DSCN2765_.JPG
DSCN2765_.JPG (16.87 KiB) Exibido 8170 vezes
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Olha,

Mensagem por fabiofleal »

Eu nao faria uma caverna tao alta perto da parede de fogo. Vai dificultar seu acesso aos equipamentos, a instalacao da fiacao do ESC e eventuais reparos. Deixe o espaco entre ela e a tampa (capo).

Quer dizer, eu faria desta forma.

Uma coisa que fica legal eh fazer um cowl tipo "cueca". Imprima em tamanho grande este dedsenho:
http://www.fiddlersgreen.net/AC/aircraft/Piper-Cub/crd1-tn.jpg



Tem o cowl p/recortar. Vc pode transferir o desenho p/uma folha de acetato de 0,25mm e entelar com fita flax (tem na asaseletricas), que da um realismo legal. Inclusive com o aspecto de aluminio envelhecido, como o "velho TRA" do aercluve de Caxias do Sul.

Veja como fica:
Anexos
A linha foi de uma pipa. Puxou um carretel inteiro e deu o maior trabalho p/ tirar
A linha foi de uma pipa. Puxou um carretel inteiro e deu o maior trabalho p/ tirar
Cub + pipa 002.jpg (37.82 KiB) Exibido 8164 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Oops!

Mensagem por fabiofleal »

OOps! Faltou link do TRA:
http://www.youtube.com/watch?v=IDcgtfmG5KA


E aqui outro angulo:
Anexos
Cub 002.jpg
Cub 002.jpg (32.19 KiB) Exibido 8160 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Jefersone »

Legal a idéia do cowl. Como pintou seu avião?
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Nao pintei. Eh todo entelado com essa fita q eu disse mais acima. Ela da um aspecto legal, mesmo depois de algumas lenhas, alem de ser bem resistente. Note que o meu esta bem surrado, ja que o Piper J3 e um modelo que nao aceita vento cruzado. Faltou velocidade, ele cai sem do.

O lance do raio (a parte que mais deu trabalho no aviao inteiro) e colar a fita preta de um lado de uam folha de papel, desenhar o raio no outro lado e cortar com a tesoura. Depois, vc cola e passa fita de embalagem (transparente) por cima. De perto, da umefeito legal e de longe nem parece que eh de isopor:
http://www.youtube.com/watch?v=XK0aHYSQCCA
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Jefersone »

Vou tentar fazer o raio assim, me parece que é o jeito mais fácil. Para a asa, vc utilizou algum perfil? Ela é em depron ou isopor?
Mais uma pergunta, o trem de pouso do seu piper é de qual material?
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Fala!
Asa - Isopor P1 de papelaria, perfil imitando um clark-Y, feito na lixa,em 2 paineis (direito e esquerdo),entelada com fita flax (nao use skintape. Ela nao adere). Reforcos: 2 varetas de fibra de vidro em cima e uma embaixo, de ponta a ponta, mais um tirante que 'e parafusado em uma asa, abraca a fuselagem por baixo e e parafusado na outra asa. As sedes onde vc aperta os parafusos na asa, eu fiz de pedacos de garrafa PET, colados com superbonder direto na entelagem.




Trem de pouso - Veja este topico:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=26100&postdays=0&postorder=asc&start=50

Usei esta mesma tecnica, que depois, usaria na consrucao do boero Ab-115, que vc deve ver bem ai no Bacacheri. Basicamente, eh arame de soldar inox de 2nn de diametro, por dentro de uma chapa de polionda plastica e reforcado com tirantes de fibra (2mm de diametro) cujas extremidades tb sao de polionda. Veja as fotos. E volta dos tirantes, canudos de refrigerante entelados na cor do aviao. Nao esqueca de deixar uma lingua no trem de pouso p/ ele entrar no rasgo da fuselagem. Ai, vc so precisa firmar com super bonder. Em caso de impacto, ao inves de quebrar ou deformar pecas, a superbonder se rompe e eh so colar de novo, voltando a voar em poucos segundos.

Como o Piper Vub exige um CG bem la na frente, precisei usar rodas de Glow (DuBro de 2.5pol.). Meu piper Cub ficou com 700g e 1.5m de envergadura. Entra no carro e ferrou: nao cabe + nada.
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Jefersone »

Muito legal suas dicas e o tópico que me passou. Vou utilizar muitas coisas de lá. Amanhã mesmo vou numa papelaria comprar uma pasta de polionda. Para a asa, já tentei fazer na mão outras vezes, mas deixo muito a desejar na simetria. Também gostei da forma como vc faz as linkagens. Vou trocar os links de uma asinha que tenho para varetas de fibra tb.
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mais uma foto

Mensagem por Jefersone »

Está saindo...foto lateral
Anexos
DSCN2771_.JPG
DSCN2771_.JPG (19.99 KiB) Exibido 8011 vezes
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Jefersone »

Quase finalizando. Se voar, vai conquistar o lugar no meu avatar ;-)
Anexos
Finalizando
Finalizando
DSCN2775_.JPG (27.14 KiB) Exibido 7980 vezes
Responder