Construção Piper J3

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Vai voar. E so ter motor. Que nao voa sao meus jatos. Justamente por falta de motor. :(
Avatar do usuário
cleberrick
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Dom Jul 22, 2007 10:25 am

Mensagem por cleberrick »

tem como vc bater uma foto de onde vc colocou o CG dele, pois construi um Piper e to com dificuldades nessa parte!
Avatar do usuário
marques
membro
Mensagens: 404
Registrado em: Sáb Mar 25, 2006 9:48 am

Mensagem por marques »

O cg tem que ficar a 1/3 da asa perto do bordo de ataque(parte da frente da asa)! exemplo a sua asa é de 15 cm(15:3=5) de corda o cg ficara a 5 cm do bordo de ataque!
ok??
Avatar do usuário
allanmarcos
membro
Mensagens: 455
Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:15 pm
Localização: Foz do Iguaçu - PR

Mensagem por allanmarcos »

Ficou mto bom!
Que motor você está usando?

Ah! com essas janelinhas, ele ficou parecendo um Piper Oriental! heheh.....
Avatar do usuário
cleberrick
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Dom Jul 22, 2007 10:25 am

Mensagem por cleberrick »

Mas é só fazer esse calculo e já era?, ou tem algum tipo de medição q vc usa pra conferir se está OK, pois vi na filmagem do youtube e o seu saiu perfeitinho, tipo o meu tem 22cm de corda, entaum o CG ficaria em 7.3 do bordo de ataque, mas o CG é só o ponto onde fica a bateria ou tem algo mais??
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Pessoal, no geral, o CG do Piper Cub (se for seguido odesenho em escal, mesmo) deve ficar a 1/4 da corda emr elação ao BA da asa. Do contrário, ele até voa, mas se receber um rajada de vento lá em cima, pode ficar instável. Tb no pouso, ele precisa do CG adiantado p/ não entra facilmente em "gangorra" na aproximação. Lembrem-se que este modelo, por desenho, já voa mal. Se a gente vacilar então, ele estola ainda + fácil. É muita asa e muito arrasto p/ pouco avião.
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Jefersone »

[quote:be4f7336f7="allanmarcos"]Ficou mto bom!
Que motor você está usando?

Ah! com essas janelinhas, ele ficou parecendo um Piper Oriental! heheh.....[/quote:be4f7336f7]

Estou usando um outrunner A22-15. Pois é, fiz as janelas um pouco pequenas, hehehe.
Voôu pendurado e com um pouco de tendência para direita. O Cássio salvou meu avião de uma lenha já na segunda tentativa..... Vlw.
Fiz um ajustes no aileron e espero testar sexta feira.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Tendencia p/a direita pode ser aileron fora da posição ou precisando compensar algo que saiu torto na construção. Qdo acontece isso comigo, eu tb uso a trimagem do leme p/ compensar.
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Jefersone »

Agora ficou excelente. O trem de pouso quebrou no primeiro pouso. Na próxima construção, vou caprichar mais no trem de pouso e por hora, esse piper vai ficar sem trem de pouso mesmo.

Fábio, obrigado pelas dicas. Seus posts aqui e no tópico do aeroboero foram muito úteis.

Segue um pequeno vídeo do vôo.

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=757059#post8358336
Responder