Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Wander Lima
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Seg Jul 01, 2013 8:29 pm
Localização: Ibaté-SP

Mensagem por Wander Lima »

Galera estou com um ESC 50A hobby king e não funciona,me falaram que eu tenho que comprar um aparelho que o configura,procede esse conselho???
NASCIMENTOFT
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Ter Mai 21, 2013 9:57 pm
Localização: sao paulo SP

Mensagem por NASCIMENTOFT »

boa noite a todos.... eu vi no youtube um tibo de aero chamado vtol, e como se fosse um tipo de multirotor mas apenas com um motor com uma helice que empurra o ar por dentro de um cano e no final desse cano existem 4 servos que trabalham a saida desse ar ..... uns dos videos e esse http://www.youtube.com/watch?v=kX6Nt85yK7c
gostaria de saber se alguem tem uma planta ou esquema de montagem para eu poder estudar melhor o funcionamento...obrigado
othernick
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Out 25, 2010 10:08 am
Localização: rio das ostras rj

Mensagem por othernick »

[quote:f0852b3cab="Wander Lima"]Galera estou com um ESC 50A hobby king e não funciona,me falaram que eu tenho que comprar um aparelho que o configura,procede esse conselho???[/quote:f0852b3cab]

Procure o manual na area de files da HK onde explica a sequencia de comandos no TX para ajustar o ESC.
othernick
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Out 25, 2010 10:08 am
Localização: rio das ostras rj

Re: Sera que meu esc quiemou

Mensagem por othernick »

[quote:d90d746bd4="Andre Borges"]fiz um rolo e veio um pac cub com as tralhas que peguei. Ai eu tentei colocar um receptor turnigy para usar ccom o rádio, ate ai blz, mas quando liguei o esc - motor escova, o motor nao parte, fica com uma luzinha vermelha acesa, os servos funcionam mas o motor nao parte, o que pode ser[/quote:d90d746bd4]

Configuração do ESC. Existe tb uma sequencia no stick para fazer o motor funcionar.
mths.diniz
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Qua Abr 23, 2014 9:58 pm
Localização: Uberaba, MG

Duvida

Mensagem por mths.diniz »

Boa noite pessoal. Estou criando um hovercraft para um pequeno trabalho da faculdade e gostaria de saber se posso ligar a bateria direto em um motor de edf?
A ligação ficaria assim:

1º EDF: 1ª Bateria ----> Botão ------> EDF
2ºEDF: 2ª Bateria ----> LDR -----> EDF

É possivel esta ligação?
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Re: Duvida

Mensagem por Papalegua »

[quote:fdddd13556="mths.diniz"]Boa noite pessoal. Estou criando um hovercraft para um pequeno trabalho da faculdade e gostaria de saber se posso ligar a bateria direto em um motor de edf?
A ligação ficaria assim:

1º EDF: 1ª Bateria ----> Botão ------> EDF
2ºEDF: 2ª Bateria ----> LDR -----> EDF

É possivel esta ligação?[/quote:fdddd13556]

Não é possível, pois os motores para EDFs são trifásicos e não monofásicos a não ser é claro que você tenha adaptado um motor escovado, mas terá que ver qual é a tensão de trabalho do motor para saber qual bateria usar.
Baterias Li-Po não podem zerar carga como as pilhas recarregáveis fazem seguidamente, pois se zerar a carga de uma Li-Po, pode jogar fora.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
othernick
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Out 25, 2010 10:08 am
Localização: rio das ostras rj

Re: Duvida

Mensagem por othernick »

[quote:73f1484e3f="Papalegua"][quote:73f1484e3f="mths.diniz"]Boa noite pessoal. Estou criando um hovercraft para um pequeno trabalho da faculdade e gostaria de saber se posso ligar a bateria direto em um motor de edf?
A ligação ficaria assim:

1º EDF: 1ª Bateria ----> Botão ------> EDF
2ºEDF: 2ª Bateria ----> LDR -----> EDF

É possivel esta ligação?[/quote:73f1484e3f]

Não é possível, pois os motores para EDFs são trifásicos e não monofásicos a não ser é claro que você tenha adaptado um motor escovado, mas terá que ver qual é a tensão de trabalho do motor para saber qual bateria usar.
Baterias Li-Po não podem zerar carga como as pilhas recarregáveis fazem seguidamente, pois se zerar a carga de uma Li-Po, pode jogar fora.[/quote:73f1484e3f]

É possivel ligar motor "trifasico" com 2 fios apenas. Coloque um capacitor entre 2 fios do motor. Não sei dizer qual valor de capacitor, pois depende do motor.
Mas nesse caso, a alimentação via os 2 fios deve ser pulsada, não contínua. Então, com bateria apenas e direto, não rola. Melhor é usar o ESC mesmo e controlar o motor pelo sinal de PWM (liga/desliga apenas, é simples).
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

No caso de motores BL não funciona!!!! Isso é para motores trifasicos AC
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
othernick
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Out 25, 2010 10:08 am
Localização: rio das ostras rj

Mensagem por othernick »

[quote:9418a61a4b="Marco Antonio"]No caso de motores BL não funciona!!!! Isso é para motores trifasicos AC[/quote:9418a61a4b]

Marco, recomendo pesquisar antes de responder. Como eu disse, aplicando uma sequencia de pulsos (frequencia) e usando um capacitor para defasar de 90 graus a tensão , aplicado no terceiro fio do motor, criamos um conjugado em um motor brushless "trifasico" e ele gira. Tal metodo é usado no planador Skysurfer, se não me engano da Nine Eagles.
Responder