Meu primeiro modelo

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
junioro16v
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Qui Out 11, 2007 9:57 am

Meu primeiro modelo

Mensagem por junioro16v »

Boa noite a todos!!!
Estou construindo meu 1o modelo...O scout cuja planta encontra-se aqui no forum....
Estou anexando algumas fotos (me desculpem a qualidade).
Minha duvida principal....Tenho um cortador de isopor e chapas de 3cm....
Fiz um "molde" do perifl da asa em madeira, para depois colar no isopor para cortá-lo corretamente.
Gostaria da opiniao de vcs....Esta bom o perfil? Sugestoes sao bem vindas!!!
Anexos
DSC00341.JPG
DSC00341.JPG (25.39 KiB) Exibido 3812 vezes
DSC00342.JPG
DSC00342.JPG (24.4 KiB) Exibido 3812 vezes
DSC00343.JPG
DSC00343.JPG (24.94 KiB) Exibido 3812 vezes
DSC00344.JPG
DSC00344.JPG (25.43 KiB) Exibido 3812 vezes
DSC00346.JPG
DSC00346.JPG (25.44 KiB) Exibido 3812 vezes
Avatar do usuário
junioro16v
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Qui Out 11, 2007 9:57 am

segue

Mensagem por junioro16v »

mais fotos e do perfil
Anexos
DSC00347.JPG
DSC00347.JPG (25.55 KiB) Exibido 3805 vezes
DSC00348.JPG
DSC00348.JPG (25.01 KiB) Exibido 3805 vezes
DSC00349.JPG
DSC00349.JPG (26.2 KiB) Exibido 3805 vezes
DSC00351.JPG
DSC00351.JPG (25.73 KiB) Exibido 3805 vezes
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

cara usa o clarc y!!

foi o que me indicaram pra colocar em treinadores.

abraço
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Re: Meu primeiro modelo

Mensagem por Jefersone »

[quote:428eb1c5b8="junioro16v"]Boa noite a todos!!!
Estou construindo meu 1o modelo...O scout cuja planta encontra-se aqui no forum....
Estou anexando algumas fotos (me desculpem a qualidade).
Minha duvida principal....Tenho um cortador de isopor e chapas de 3cm....
Fiz um "molde" do perifl da asa em madeira, para depois colar no isopor para cortá-lo corretamente.
Gostaria da opiniao de vcs....Esta bom o perfil? Sugestoes sao bem vindas!!![/quote:428eb1c5b8]


Olá Junioro16v,

O perfil está aparentemente bom. Se o tamanho da corda estiver correto conforme a planta, vai voar legal. Sugiro que use um programa chamado profili para fazer seus perfis, caso ainda não esteja usando. Outra coisa é na hora de cortar o isopor. Talvez o fio não deslize bem na madeira. O que eu fiz foi "forrar" a madeira com alumínio de latinha de refrigerante, colando com cola quente. Seja bem vindo.
Avatar do usuário
junioro16v
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Qui Out 11, 2007 9:57 am

Mensagem por junioro16v »

Fiz a corda conforme a planta...17 cm....
Usei o perfil mh-42 do profili....Claro q nao hora de cortar a madeira perdeu um pouco o padrao....Gostei da ideia de "forrar a madeira"...Dei uma lixada boa, mas nunca é demais uns upgrades...
Mais uma duvida....Um diedro de qtos graus seria o ideal, ou melhor, o mais indicado....Tinha feito um diedro de uns 12 graus com uma outra asa "que quebrou" e estava muito feia, mas achei muito....Algo em torno de 5 graus é suficiente??
O peso final do modelo....Isso esta me preocupando....
Vou usar um 400br com nimh de 12v...Nao vou colocar as lipos de meu heli nesse primeiro modelo...Tenho tmbem um e-max 2822, mas vai ficar para um proximo modelo....Este nem fiz entelagem, pois com certeza vai lenhar feio nas primeiras tentativas...So vou fazer um reforco, com durex mesmo, no bordo de ataque das asas....
Tenho as seguintes helices....1047, 9x5, 8x4 e 8x6...Qual delas utilizar? Sem reducao....Um peso de ate quantos g com essa configuracao seria "aceitavel"??
Agradeco a atencao de todos!!!
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5427
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

5 graus é suficiente, talvez 6 fique melhor. Mas é meio dificil ter toda essa precisao na hora da colagem né?

Abrcs!
Avatar do usuário
junioro16v
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Qui Out 11, 2007 9:57 am

Mensagem por junioro16v »

Verdade....fiz tudo no transferidor na primeira asa, tudo certo...mas na hora de juntar as duas metades...tsc, tsc....
de uns 7 que tinha feito no molde acabou com uns 15...hehehe....A pressa acabou atrasando mais ainda....
Fora a porcaria de isopor que comprei...acho que tinha que ser mais denso...Tentei fazer as asas com depron....Mas tambem nao levei sorte...As chapas que comprei acho que são muito duras, então não consegu dobra-las...Tentei fazendo vincos, esquentando, etc, etc...Mas nenhuma com resultado satisfatorio....Amanha vou cortar o isopor novamente....
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

[quote:edae028ac2="junioro16v"]Verdade....fiz tudo no transferidor na primeira asa, tudo certo...mas na hora de juntar as duas metades...tsc, tsc....
de uns 7 que tinha feito no molde acabou com uns 15...hehehe....A pressa acabou atrasando mais ainda....
Fora a porcaria de isopor que comprei...acho que tinha que ser mais denso...Tentei fazer as asas com depron....Mas tambem nao levei sorte...As chapas que comprei acho que são muito duras, então não consegu dobra-las...Tentei fazendo vincos, esquentando, etc, etc...Mas nenhuma com resultado satisfatorio....Amanha vou cortar o isopor novamente....[/quote:edae028ac2]

Junioro16V,

para se fazer asas com depron tem um tópico do Alexmag sobre a construção do Starlite que mostra direitinho como dobrar o Depron.

Eu fiz minha asa do Scout em Depron de 3mm e dobrei. Para dobrar vc precisar passar fita adesiva na parte externa e na parte interna amassar, isso mesmo, amassar o depron com cabo de vassoura... pode amassar bastante, até ficar com mais ou menos 1mm... ai ele dobra facil...

se vc quiser te passo as fotos que fiz da cosntrução da minha asa.

abraços

Moisés :)
Avatar do usuário
Jefersone
membro
Mensagens: 52
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 12:08 am
Localização: Curitiba

Mensagem por Jefersone »

Sugiro que faça entelagem de fita adesiva. Mesmo sabendo que vai lenhar nas primeiras tentativas, se tiver com fita vc terá chance de fazer ainda mais tentativas. :D .A entelagem reforça bastante a estrutura da fuselagem e asas. Vale a pena.
Avatar do usuário
junioro16v
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Qui Out 11, 2007 9:57 am

Mensagem por junioro16v »

So para constar...
Tentei fazer a asa novamente, mas o isopor que tenho aqui é uma porcaria.
Qualquer coisa e ja esta soltando umas bolinhas de isopor...Acho que ele é muito mole....A asa balança muito...Resultado...Estou sem asas....
Amanha vou ver se encontro um isopor mais denso, de melhor qualidade...
Responder