Primeiro avião - StarLite em balsa. Duvidas...

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
gubr
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:07 pm
Localização: São Paulo, SP - 04134-021

Primeiro avião - StarLite em balsa. Duvidas...

Mensagem por gubr »

Boa noite pessoal.

Entrei nesse hobby há uns 5 meses com o helicóptero Lama 4 e há um uns 15 dias comecei a montar o avião que comprei do Akamatsu deste forum.

E queria algumas dicas de construção, por exemplo:

Quanto é o ideal peso sem entelagem e com entelagem?
O meu avião está com 85 gramas sem entelagem... Está bom?

Tem que reforçar a estrutura de balsa? Aonde coloco os reforços?

Qual é a primeira opção, para as pessoas, de entelagem? Papel japonês da aerobras, dope, monokote, oralight, etc?

Posso passar dope na fuselagem e na asa antes de entelar? Se sim, quantas mãos passo? Tem que diluir com thiner?

Se tiver alguma dica para continuar a construção pode mandar brasa.

Estou a disposição e ouço todos.

Abraços

Gustavo

PS: Anexo as fotos dele.

[img:dc145d134b]http://www.gutobrandini.com.br/aeromodelo/primeiro_aviao/fotos/1.jpg[/img:dc145d134b]

[img:dc145d134b]http://www.gutobrandini.com.br/aeromodelo/primeiro_aviao/fotos/2.jpg[/img:dc145d134b]

[img:dc145d134b]http://www.gutobrandini.com.br/aeromodelo/primeiro_aviao/fotos/3.jpg[/img:dc145d134b]

[img:dc145d134b]http://www.gutobrandini.com.br/aeromodelo/primeiro_aviao/fotos/4.jpg[/img:dc145d134b]

[img:dc145d134b]http://www.gutobrandini.com.br/aeromodelo/primeiro_aviao/fotos/5.jpg[/img:dc145d134b]

[img:dc145d134b]http://www.gutobrandini.com.br/aeromodelo/primeiro_aviao/fotos/6.jpg[/img:dc145d134b]


.
Para mim, a decolagem é pior do que o pouso.
Avatar do usuário
gubr
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:07 pm
Localização: São Paulo, SP - 04134-021

Mensagem por gubr »

Esqueci de dar as caracteristicas dele:

Envergadura: 91,5 cm
comprimento: 58 cm
Superfície Alar: 13,8 dm2
Para motores elétricos até 400 gramas

Montei tudo só com cola CA (superbonder)...

[img:d47120a238]http://www.gutobrandini.com.br/aeromodelo/primeiro_aviao/fotos/7.jpg[/img:d47120a238]

.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Eu não faria reforço nenhum e entelaria com papel e duas demãos de dope.

Esse é o kit da Master Wings certo? note que ele tem um defeito de projeto: a empenagem é toda cortada de uma única chapa, por isso a direção da fibra da balsa enfraquece as peças em um determinado sentido, pense em substituir essas partes (onde a fibra da madeira está perpendicular) por tiras de balsa da mesma espessura só que com as fibras na longitudinal.

O peso está excelente, mesmo se for entelar com oralight ou lightex (outras duas opções que recomendo) ele não deve passar de 200g RTF.

Recomendo um kit BL de 9 ou 12g com baterias não maiores que 450mAh de 2S.

Modelo ideal para voar no Ibira e outdoor em dias sem vento.
Avatar do usuário
delgado
membro
Mensagens: 833
Registrado em: Dom Ago 28, 2005 11:25 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por delgado »

da uma olhada no meu aqui:

[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=37594&highlight=star+lite+++balsa[/url]

toma cuida só com o peso, este modelo foi idealizado para voar muito leve, como o meu são 5 canais, com o auxilio o flaperon eu conseguia pousar mesmo mais gordinho sem danifica-lo.
Criando coragem para pilotar o TREX
Avatar do usuário
gubr
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:07 pm
Localização: São Paulo, SP - 04134-021

Mensagem por gubr »

Obrigado Eduardo e delgado pelas considerações.

Eduardo, você pode me falar o que é a empenagem? Dá para trocar as balsas depois de colar? Se dá, você pode me falar quais balsas que troco?

Este é o kit da Master Wings mesmo...

Estava vendo no forum como faço para fazer os retentores (é retentor esta peça de arame que liga o servo ao horn, né?). Vejo os aviões, a linkagem tem um "Z" no arame... Tem que fazer isto para ficar mais resistente?

Posso passar dope antes de colocar o papel para ficar mais resistente?

Obrigado pela sua ajuda

Gustavo
Avatar do usuário
Bidu
membro
Mensagens: 270
Registrado em: Qua Out 17, 2007 11:42 pm
Localização: rio de janeiro
Contato:

Mensagem por Bidu »

qbr,

gostei do teu modelo... acho interessante nesta etapa do processo vc procurar alguem que já tem experiência na parte de entelagem para auxiliar vc de perto!

desta forma vc daria inicio a um processo de aprendizado.

uma vez que o modelo esta bonito montado no esqueleto, não vale apena jogar por água abaixo com a entelagem!

o combo hxt 24 gramas leva este bicho ai na boa! uma bateria leve faria sucesso! e vc poderia ver o vôo doce deste modelo!

gaste um pouco mais e use o oralight que ja foi dito ou lightex vai ficar lindo!

ps. o povo que tem este kit pra vender poste no fórum, da outra vez acabei ficando sem!

Bidu
Avatar do usuário
gubr
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:07 pm
Localização: São Paulo, SP - 04134-021

Mensagem por gubr »

Obrigado pelas suas considerações.

Este modelo de balsa é só para mais tarde porque sou iniciante, ainda nunca voei com aviões.

Tenho um heli lama 4 e pretendo começar a pilotar aviões em breve.

Como procuro este combo? É como hxt de 24 gramas?

Obrigado

Gustavo
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Parabéns pela iniciativa em começar a trabalhar com balsa. É muito gratificante. O peso do seu modelo está muito bom, se conseguir deixar ele com 300g ficaria com uma carga alar de 21.7. Mas sempre é bom tomar cuidado e trabalhar sempre visando deixar o mais leve possível.

Sobre a empenagem que o Eduardo falou, acredito que ele esteja se referindo ao leme e estabilizadores traseiros. O correto seria construí-los com multiplos pedaços de madeira, para que não ocorra de toda a peça ficar com as nervuras da balsa no mesmo sentido. Isso torna a peça rígida em um sentido e flexível no outro. Acho que devido às características de vôo de um aeromodelo projetado para ser leve e não muito rápido, não deve ser algo muito crítico durante o vôo, mas pode enfraquecer com o tempo. Sugiro utilizar algum material que dê boa resistência na entelagem.

Tenho tido boas experiências com o Oracover, que considero mais fácil de trabalhar do que o Monokote, mas não sei se não ficaria muito pesado no seu caso. Quanto a oralight e outros, não posso opinar.

Quando terminar, vídeo... :)
Avatar do usuário
gubr
membro
Mensagens: 401
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:07 pm
Localização: São Paulo, SP - 04134-021

Mensagem por gubr »

[quote:24d7da1db3="xgregg"]Parabéns pela iniciativa em começar a trabalhar com balsa. É muito gratificante. O peso do seu modelo está muito bom, se conseguir deixar ele com 300g ficaria com uma carga alar de 21.7. Mas sempre é bom tomar cuidado e trabalhar sempre visando deixar o mais leve possível.

Sobre a empenagem que o Eduardo falou, acredito que ele esteja se referindo ao leme e estabilizadores traseiros. O correto seria construí-los com multiplos pedaços de madeira, para que não ocorra de toda a peça ficar com as nervuras da balsa no mesmo sentido. Isso torna a peça rígida em um sentido e flexível no outro. Acho que devido às características de vôo de um aeromodelo projetado para ser leve e não muito rápido, não deve ser algo muito crítico durante o vôo, mas pode enfraquecer com o tempo. Sugiro utilizar algum material que dê boa resistência na entelagem.

Tenho tido boas experiências com o Oracover, que considero mais fácil de trabalhar do que o Monokote, mas não sei se não ficaria muito pesado no seu caso. Quanto a oralight e outros, não posso opinar.

Quando terminar, vídeo... :)[/quote:24d7da1db3]

Vai demorar um pouquinho...

Sou iniciante, é o primeiro avião que estou fazendo. Nunca fiz nada nem em depron e isopor e já ouvi que se for em balsa, na primeira lenhada joga fora o avião.

Também nunca voei com avão. Vou primeiro voar num avião de isopor ou de deprom e depois vou voar com este de balsa.

Mas quando terminar vou até a pista e vou pedir para uma pessoa mais experiente testar e vou filmar e coloco neste forum.

Obrigado pelas suas dicas.

Um abraço

Gustavo
Para mim, a decolagem é pior do que o pouso.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:b226d23a74="gubr"]Obrigado Eduardo e delgado pelas considerações.

Eduardo, você pode me falar o que é a empenagem? Dá para trocar as balsas depois de colar? Se dá, você pode me falar quais balsas que troco?

Este é o kit da Master Wings mesmo...

Estava vendo no forum como faço para fazer os retentores (é retentor esta peça de arame que liga o servo ao horn, né?). Vejo os aviões, a linkagem tem um "Z" no arame... Tem que fazer isto para ficar mais resistente?

Posso passar dope antes de colocar o papel para ficar mais resistente?

Obrigado pela sua ajuda

Gustavo[/quote:b226d23a74]

Empenagem é o nome que se dá as areas fixas e móveis na cauda do modelo, o estabilizador vertical (área fixa), leme (área móvel) e o estabilizador horizontal (área fixa) e profundor (área móvel) .

O Z é para voce poder regular a posição da área móvel sem mexer no braço do servo;
pode passar uma ou duas demãos de dope antes de entelar, vai ficar mais resistente sim.
Olha um projeto que ficou leve ( VOA MUITO MAIS): http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=24101&postdays=0&postorder=asc&start=0

Trocaria pelo menos as partes dos extremos externos como indicado na figura em vermelho, se voce for entelar com papel ( muito mais leve porém frágil e trabalhoso), se for usar lightex ou outro termo retrátil (não recomendo os pesados, apenas lightex, oralight e microlite) refaça também trechos em amarelo pois o plástico vai puxar e deformar tudo:
Anexos
2.jpg
2.jpg (36.04 KiB) Exibido 12148 vezes
Abs,
EY
Responder