Mais uma asa perfeita em P0 !!

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:bd3e61db99="white_m0u5e"][quote:bd3e61db99="microvoo"] [color=red:bd3e61db99]quando eu disse pra esquecer o cortador,é pra esquecer mesmo.ele não finciona no isopor P0 por causa da baixa densidade ou seja ao invés de ir cortando uniformemente o fio vai é danificando o isopor,fio quente só em P2 pra cima,em P0 é estilete mesmo[/color:bd3e61db99],e quanto ao tempo gasto,pra quê cortar uma asa em dois minutos ? se eu tenho o resta da minha vida pra voar ele,eu fico três dias numa asa de P0 mais fica perfeita.[/quote:bd3e61db99]

:shock: ....................................................................................................[/quote:bd3e61db99]

Acho que entendi...

Genericamente:

Fio quente + isopor = derretimento leve do isopor, corte possível

Aumentando os detalhes:

Fio muito quente + isopor p0 = derretimento muito rápido, formação de "rombos" no isopor

Fio em tempuratura adequada + isopor p0 = derretimento leve, corte bom

Ou seja, basta ter o equipamento de corte de isopor bem ajustado para não detonar o isopor.

Fio de corte é bom, basta ser [i:bd3e61db99]capaz[/i:bd3e61db99] de ajustar adequadamente.
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Pelo vídeo só o KF1 que obviamente não foi bem....

Eu já fiz KF2 uma vez, mas achei menos eficiente que um "perfil de verdade".


O que me deixa triste nos nossos Junkieflyers é o pessoal começar a levar os métodos "Junkies" como regra.....

Fazer asa na lixa faz concerteza parte do nosso "Do It Yourself" que eu sou totalmente a favor, por isso já fiz minhas lixas na mão também.

Mas dai a dizer que uma asa "KF" ou "na lixa" é mais eficiente não é certo.

Depois vem o pessoal que voa aeros comprados (principalmente glowzeiros) e dizem que aeromodelo elétrico voa mal, mas é claro que voa, fazem asa de forma menos eficiente, fazem a fuselagem de forma menos eficiente, entelam de forma menos eficiente e terminam por desequilibrar tudo com o motor mal dimensionado....

Desculpa, mas as vezes dá vontade dar uma de "Marco Antônio" e chutar o balde de vez com coisas que leio aqui.

Dizer que dá pra fazer uma asa "muito boa" com estilete e lixa é uma coisa, dizer que é melhor para P0 que cortador é outro totalmente diferente.

Vamos testar e medir as palavras antes de sair cuspindo inutilidades no fórum (já está cheio delas).

Eu mesmo já testei, são 3 asas no estilete+lixa, e 16 no cortador de isopor, 2 de Depron (sendo 1 KF) e estou com os perfis do Quebra-vento cortadinos em balsa aqui do lado do PC para começar a construção da minha primeira asa de balsa.

Cada método tem suas vantagens e desvantagens, os 3 métodos que possívelmente são mais eficiente são : Balsa , cortador de isopor e asa estrutural de Depron (mesmo esquema da balsa).

Isso porque você consegue seguir a risca um perfil desejado.

Para asas simples creio que esses 3 métodos quando bem executados fornecem resultados igualmente satisfatórios.

Já para asas com diferentes perfis, diferentes diedros/poliédros, arredondadas as asas de balsa e depron parecem ser mais eficientes, pelo tipo de construção que você pode variar o perfil facilmente até mais de 2 vezes (quero ver fazer isso no cortador sem ter que cortar em vários painéis).

Então cada um tem suas vantagens e desvantagens, cortador bem ajustado corta muito bem P0 sim, porém se perde FACILMENTE asas no cortados, qualquer "espirro" é motivo para detonar uma asa.

Até aprender a "técnica" de manobrar o cortador perdem-se várias placas de isopor, mesmo depois o perigo é iminente.

Se você só tem 1 isopor e não quer testar sua habilidade no cortador, desde que seja perfil possível faça com estilete e lixa sem problemas.

Vai ficar parecendo que eu sou "contra estilete e lixa" mas se você ler todos meus tópicos vai perceber que eu sempre sou o primeiro a dar essa sugestão para quem não tem o tal do cortador.

Dou a sugestão, digo que funciona, mas explico que não é a "solução para todos problemas" nem que é melhor que outros métodos de construção de asa.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

[quote:d208099835="Sukyake"][quote:d208099835="white_m0u5e"][quote:d208099835="microvoo"] [color=red:d208099835]quando eu disse pra esquecer o cortador,é pra esquecer mesmo.ele não finciona no isopor P0 por causa da baixa densidade ou seja ao invés de ir cortando uniformemente o fio vai é danificando o isopor,fio quente só em P2 pra cima,em P0 é estilete mesmo[/color:d208099835],e quanto ao tempo gasto,pra quê cortar uma asa em dois minutos ? se eu tenho o resta da minha vida pra voar ele,eu fico três dias numa asa de P0 mais fica perfeita.[/quote:d208099835]

:shock: ....................................................................................................[/quote:d208099835]

Acho que entendi...

Genericamente:

Fio quente + isopor = derretimento leve do isopor, corte possível

Aumentando os detalhes:

Fio muito quente + isopor p0 = derretimento muito rápido, formação de "rombos" no isopor

Fio em tempuratura adequada + isopor p0 = derretimento leve, corte bom

Ou seja, basta ter o equipamento de corte de isopor bem ajustado para não detonar o isopor.

Fio de corte é bom, basta ser [i:d208099835]capaz[/i:d208099835] de ajustar adequadamente.[/quote:d208099835]


Falou tudo e falou bonito.

Sabendo ajustar, não tem melhor!
Avatar do usuário
microvoo
membro
Mensagens: 565
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 1:41 pm
Localização: Brasilia DF

Mensagem por microvoo »

[quote:635ab13b2f="Gustavo Murad"]Ah, mas ai vai ter discussão!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Para P0 não pode ser tão quente, com o fio vermelho que uso no P3, em P2 eu ia até o vermelho e voltava cerca de 2mm no meu dimmer, para P0 eu abaixo quase 1cm do dimmer da posição do P3.[/quote:635ab13b2f]

esse é o problema,nem todos sabem montar um cortador,com regulagem de temperatura ou melhor muitos não sabem montar cortador nenhum.só quero simplificar a coisa mais quem quiser complicar,sinta -se a vontade.
MICROMODELOS SÃO TUDO DE BOM !!
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Microvoo, no começo eu adorei seu tópico.

Tá certinho em postar sua asa na lixa que ficou ótima por sinal.

Se tivesse feito um "mini-tutorial" eu bateria palmas de pé pra você. (mesmo sem ter feito um tutorialzinho eu bato palmas).

Mas vc começou a falar besteira quando disse que cortador de isopor não corta P0!!!!!

Eu já fiz mais de 15 asas em P0 e depois que ajustei com a temperatura e velocidade de corte elas saem perfeitas.

Lógico que fazer um cortador pode ser impossível para várias pessoas, pra min mesmo foi impossível durante quase 1 ano, só no meu segundo ano no aeromodelismo que consegui montar meu cortador.

Então seu post seria muito útil se não tivesse começado a falar besteira, querendo dizer que na mão sai com mais perfeição que no cortador.

Não tem ninguém querendo complicar, estamos querendo mostrar que existem várias formas de fazer a asa, algumas mais fáceis e menos eficientes, outras mais complicadas e mais eficientes, isso para cada tipo de aplicação.

Mas se você não está tendo maturidade(no hobby claro) para entender isso, pode simplesmente ignorar o que a gente tá avisando aqui.
Avatar do usuário
microvoo
membro
Mensagens: 565
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 1:41 pm
Localização: Brasilia DF

Mensagem por microvoo »

eu posso fazer um cortador,com temperatura variando de 1 grau centigrado até o máximo que o fio possa aguentar,e só pra sacanear ainda faço o ajuste através de taclas e não de um potenciometro,mais como eu disse e repito mil vezes so for necessário,cortador só funciona em p2 pra cima e fim de papo,por mim o tópico está encerrado.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Nossa, que mente limitada.....

Se você "pode" , poque não faz um? Mesmo que seja simples e faz os testes ?

Você vai ver que o resultado em P0 é quase o mesmo resultado que em P3. E que independente do isopor o cortador tem precisão melhor que o corte manual.

Eu fiz isso, testei e tire minhas próprias conclusões e estou compartilhando com os amigos do fórum.

Se você não fez os testes e mesmo assim acha que sua opinião está certa e "fim de papo, tópico encerrado" então parabéns pra você é o típico ser de mente fechada que não acrecrescenta nada a comunidade.

Ao invés de transformar o tópico em algo construtivo como eu disse disse lá em cima, você prefe dizer que sua asa a mão é em P0 é melhor que cortado no cortador, que você sabe fazer o melhor cortador do mundo, que não muda de opinião.

E não prova, nem ajuda ninguém a fazer nada parecido com as "maravilhas" que você diz saber fazer.

Assim nosso hobby vai longe....
Avatar do usuário
allanmarcos
membro
Mensagens: 455
Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:15 pm
Localização: Foz do Iguaçu - PR

Mensagem por allanmarcos »

todas as asas que eu já fiz foram com isopor p0 e cortador utilizando uma fonte velha de pc que consegui como sucata, cabo de vassoura e fio de guitarra, custo 2 reais... o isopor que sai menos de 10 reais é suficiente para 2 asas de 1m.

sua asa ficou muito boa e a minha também...
Avatar do usuário
sam_bauer
membro
Mensagens: 669
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:41 am
Localização: Jaú, SP

Mensagem por sam_bauer »

Fiz uma asa em P0 para um Cessna 182 que peguei a planta aqui no forum, cortei com cortador ligado no 12v em uma fonte atx. Ficou perfeita.

Coloquei duas varetas de fibra (grossa) uma em cima e a outra embaixo (no CG), e mais uma fina perto da borda de fuga, entelei com vinil, ficou perfeita.


o aero não ficou pesado, e tem um ótimo planeio. 12 minutos de voo com e-max 2822 helice 9,6 APC E, lipo turnigy 1300 mah 20c, com motor pleno praticamente o voo todo....


Na fuselagem usei isopor de geladeira.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:7ff1b000af="microvoo"]...mais como eu disse e repito mil vezes, se for necessário, cortador só funciona em p2 pra cima e fim de papo, por mim o tópico está [color=red:7ff1b000af]encerrado[/color:7ff1b000af].[/quote:7ff1b000af]

micro, "no stress", isso é uma opnião sua, não importa se esta certo ou não, a mesma coisa a do Gustavo, não é por isso que tem que encerrar seu tópico, o forum é para essas coisa mesmo.
Falando em asa, eu só fiz asas de isopor P0 até hoje, e usado cortador, pra mim, não importa a temperatura do fio, ele esticado e vermelho já esta legal, pois eu passo o fio bem rápido no P0!! Rusumindo, consiguimos qualquer coisa se pegamos as manhas!!!hehehe
Construi uma Zagi de 120cm em P0, estou voando com ela.
Vou colocar foto do corte.
Lembrando, que não goste de isopor, pois causa risco a saúde!!!Espero que esteja lixando suas asas com mascara...

Abs

Warne
Anexos
Zagi 120cm 0071.jpg
Zagi 120cm 0071.jpg (39.82 KiB) Exibido 10600 vezes
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Responder