Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor
- alexcmag
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Rick, bandejinhas são complicadas de juntar, já vi alguns caras que conseguem fazer que nem dá para ver as emendas, mas via de regra fica um troço torto e frágil.
Não é que seja difícil fazer um modelo pequeno com 2822. Eu mesmo uso para quase tudo, mas como uso as mesmas LiPos 1300mAh 3S para todos os pequenos acabam ficando com maior peso (cerca de 400g) do que deveriam, e uma relação peso/potência difícil de administrar para um iniciante (se acelerar tudo perde-se o controle facilmente).
Em qualquer cidade razoável do país se acham embalagens de geladeira usadas e isolamento térmico (isopor P3 é muito usado em sistemas de ar-condicionado e câmaras frigoríficas).
Não é que seja difícil fazer um modelo pequeno com 2822. Eu mesmo uso para quase tudo, mas como uso as mesmas LiPos 1300mAh 3S para todos os pequenos acabam ficando com maior peso (cerca de 400g) do que deveriam, e uma relação peso/potência difícil de administrar para um iniciante (se acelerar tudo perde-se o controle facilmente).
Em qualquer cidade razoável do país se acham embalagens de geladeira usadas e isolamento térmico (isopor P3 é muito usado em sistemas de ar-condicionado e câmaras frigoríficas).
- Rickremers
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- Rickremers
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- alexcmag
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300g tudo junto para voar. 320g no máximo.
Veja, para 1m de envergadura este modelo ficaria com cerca de 17cm de corda, área de asa de 16dm².
Se ficar com 320g dá carga alar de 20g/dm², dentro do que vai bem para um modelo deste tamanho.
Com 1,2m e 600g dá uma área de asa de 25dm², carga alar de 24g/dm², 20% maior, o que dá a uma velocidade de cruzeiro 9,5% maior. Pode até ser um pouco mais pesado que isto que ainda vai bem.
É por isto que comecei a fazer modelos cada vez maiores :P Como não conseguia cumprir as metas de baixo peso para modelos pequenos, aumentei os modelos.
Veja, para 1m de envergadura este modelo ficaria com cerca de 17cm de corda, área de asa de 16dm².
Se ficar com 320g dá carga alar de 20g/dm², dentro do que vai bem para um modelo deste tamanho.
Com 1,2m e 600g dá uma área de asa de 25dm², carga alar de 24g/dm², 20% maior, o que dá a uma velocidade de cruzeiro 9,5% maior. Pode até ser um pouco mais pesado que isto que ainda vai bem.
É por isto que comecei a fazer modelos cada vez maiores :P Como não conseguia cumprir as metas de baixo peso para modelos pequenos, aumentei os modelos.
- Rickremers
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Rick,
Sim, corda de 18 fica pouco melhor que 17.
Dá para fazer modelos até de 80cm usando 2822, afinal ele pesa menos do que pesava um motor 280 reduzido que usávamos no começo, e não muito mais do que um IPS-DXA (30g contra 46g), mas quanto menor o modelo mais difícil de manter o peso baixo.
Como disse, se for fazer isto recomendo usar uma bateria 2S menorzinha, com ESC menor, servos menores, etc.
De qualquer jeito, este Piper de 1,2m e o Garden Cub (visto abaixo em um vôo noturno) foram dois dos modelos mais gostosos de pilotar que já fiz. Em compensação, os Pipers de 1m que fiz ou tive tinham vôo muito crítico.
O PicoJ3 da GWS voa bem, mas tem perfil undercambered, e desde que esteja leve, se ficar pesado já era.
O "flight pack" padrão que eu uso na maioria dos modelos (Emax 2822, hélice 9x5, adaptador, ESC de 25A, 3 servos de 9g, microreceptor de 5g) pesa 200g.
Se eu fizer um modelo de 1m que pese vazio 120g, posso usar tranquilamente e ainda conseguir um vôo lento, mas geralmente não consigo. Meus modelos pequenos se teimo em usar este conjunto acabam ficando com 400g a 460g e voando como um pylon racer, críticos para decolar, para pousar, para passagens em baixa velocidade, tem que voar rápido o tempo todo e fazer uma aproximação perfeita para pousar sem pilonar.
[yt]xAktwQWY1rY[/yt]
Sim, corda de 18 fica pouco melhor que 17.
Dá para fazer modelos até de 80cm usando 2822, afinal ele pesa menos do que pesava um motor 280 reduzido que usávamos no começo, e não muito mais do que um IPS-DXA (30g contra 46g), mas quanto menor o modelo mais difícil de manter o peso baixo.
Como disse, se for fazer isto recomendo usar uma bateria 2S menorzinha, com ESC menor, servos menores, etc.
De qualquer jeito, este Piper de 1,2m e o Garden Cub (visto abaixo em um vôo noturno) foram dois dos modelos mais gostosos de pilotar que já fiz. Em compensação, os Pipers de 1m que fiz ou tive tinham vôo muito crítico.
O PicoJ3 da GWS voa bem, mas tem perfil undercambered, e desde que esteja leve, se ficar pesado já era.
O "flight pack" padrão que eu uso na maioria dos modelos (Emax 2822, hélice 9x5, adaptador, ESC de 25A, 3 servos de 9g, microreceptor de 5g) pesa 200g.
Se eu fizer um modelo de 1m que pese vazio 120g, posso usar tranquilamente e ainda conseguir um vôo lento, mas geralmente não consigo. Meus modelos pequenos se teimo em usar este conjunto acabam ficando com 400g a 460g e voando como um pylon racer, críticos para decolar, para pousar, para passagens em baixa velocidade, tem que voar rápido o tempo todo e fazer uma aproximação perfeita para pousar sem pilonar.
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- alexcmag
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Se for voar com leme e profundor, precisa de diedro de uns 5 a 8 graus, ou seja, as pontas das asas devem ficar uns 8cm acima do plano da raiz.
Se for voar com ailerons pode ser reta, o que fica mais escala e simplifica a montagem, mas também pode fazer com um pequeno diedro, de 1 ou 2 graus.
Com ailerons e sem diedro fica mais fácil de fazer rolls e voar de dorso, portanto depende um pouco do nível do piloto.
Se for voar com ailerons pode ser reta, o que fica mais escala e simplifica a montagem, mas também pode fazer com um pequeno diedro, de 1 ou 2 graus.
Com ailerons e sem diedro fica mais fácil de fazer rolls e voar de dorso, portanto depende um pouco do nível do piloto.
- Rickremers
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