Um Trem de pouso facil de se fazer * PVC

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Luiz Phelipe
membro
Mensagens: 2182
Registrado em: Sáb Dez 05, 2009 1:04 pm
Localização: Rio de Janeiro/Nilópolis- 19

Mensagem por Luiz Phelipe »

[quote:6e75c527cf="Mauri"][quote:6e75c527cf="eing20ver"]Uma pergunta, sera que da para fazer um desses para um Piper Cub de 210cm de asa com 2kg?[/quote:6e75c527cf]

Quanto a moldar e deixar no formato do trem do Piper, com certeza sim, mas para esse peso todo, a espessura do de 6 pol. não aguenta, eu usaria um cano de 8 ou 10.

Abrs.[/quote:6e75c527cf]
Não era em relação ao formato mas sim em relação a resistencia, então vou comprar um de 10° para fazer porque gostei desse tipo de trem de pouso.
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 220
Powered by: Turnigy9X Fr-sky Telemetry Er9x System and A123 System.
Avatar do usuário
B3tO
membro
Mensagens: 540
Registrado em: Ter Jul 25, 2006 3:29 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por B3tO »

Simplesmente ótimo esse trem de pouso ...
Tanto o curvado, quanto o reto dão conta do recado !
Fiz e aprovei ! :lol:
Mauri, você é p#da
Abraço ! :wink:
Avatar do usuário
AngeloJunior
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Seg Jul 27, 2009 8:09 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por AngeloJunior »

Olá.

Uma dica, para quem não tem o Soprador térmico, é utilizar uma panela com agua quente pra amolecer o PVC, fiz desta forma e ficou muito fácil pra dar forma ao plástico.
Avatar do usuário
bikalho
membro
Mensagens: 2542
Registrado em: Qui Dez 27, 2007 1:45 pm
Localização: Belo Horizonte,MG------18

Mensagem por bikalho »

Muito bom este tutorial, deveria ser fixado!

Vou fazer este trem de pouso para meu scout e estou com uma dúvida, como eu prendo o trem de pouso no aero?
Twist 40 + Piper cheroke + Hobbico Avistar + Hitec A9... Ô trem bão so :D
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1387
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por Mauri »

[quote:fab0f07296="bikalho"]Muito bom este tutorial, deveria ser fixado!

Vou fazer este trem de pouso para meu scout e estou com uma dúvida, como eu prendo o trem de pouso no aero?[/quote:fab0f07296]

Vc pode fazer como eu fiz, prendendo com parafusos.
Coloque um pedaço de compensado de uns 3 a 5mm por dentro e por debaixo na fuselagem, sendo que na parte debaixo [b:fab0f07296]é bom colocar um pedaço maior de compensado na direção do fundo (EM VERMELHO) isso serve para absorver melhor os impactos e evitar que todo o conjunto dobre para tras e quebre no pouso.[/b:fab0f07296]

[img:fab0f07296]http://img227.imageshack.us/img227/5908/dsc02677s.jpg[/img:fab0f07296]

[img:fab0f07296]https://lh4.googleusercontent.com/-SmI-q2eDpRY/TvsCRaDjM4I/AAAAAAAAA-E/MtwqTVjOK_E/s800/dsc02939x.jpg[/img:fab0f07296]
Avatar do usuário
bikalho
membro
Mensagens: 2542
Registrado em: Qui Dez 27, 2007 1:45 pm
Localização: Belo Horizonte,MG------18

Mensagem por bikalho »

Fiz o trem de pouso, na minha opiniao ficou muito bom :lol:

[img:3cd33b7c73]http://i425.photobucket.com/albums/pp335/bikalho/DSCN0079-2.jpg[/img:3cd33b7c73]

[img:3cd33b7c73]http://i425.photobucket.com/albums/pp335/bikalho/DSCN0080.jpg[/img:3cd33b7c73]
Twist 40 + Piper cheroke + Hobbico Avistar + Hitec A9... Ô trem bão so :D
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

Também fiz e realmente ficou excelente, porém tive uma dificuldade e gostaria de postar aqui, se o Mauri permitir, caso não queira é só avisar que retiro, ok? Notei que quando a roda girava, a porca que prende a roda no parafuso girava junto e ia apertando até impedir que a roda gire, ou ia soltando até se desprender do parafuso. Para ajustar isto fiz o seguinte: instalei a roda e apertei a porca até que a roda ficasse meio presa, aí voltei a porca cerca de meia volta e pinguei na ponta do parafuso uma gota de esmalte incolor(rsrs), pois o esmalte funciona como trava rosca impedindo que a porca se mova, ou seja, a porca fica presa ao parafuso e os dois giram juntos, mantendo sempre a mesma folga entre o trem e a roda, permitindo que ela gire livremente. Pensei em pingar uma gota de cola, mas acho que daí na hora de tirar a roda seria meio complicado, foi a melhor maneira que encontrei e espero que ajude a todos.
Abçs
Pacheco
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

Mauri, seu tutorial está ótimo!!!
Se você permitir uma sugestão, eu faço da seguinte forma:
*normalmente compro parafuso tipo halen com o corpo "metade liso" e metade com rosca"
*eu insiro primeiro o parafuso na roda;
*coloco a primeira porca, sem apertar, deixando a roda girar livremente;
*coloco a arruela;
*instalo no trem de pouso;
*coloco a outra arruela;
*coloco a segunda porca, apertando-a firmemente para travar bem o "eixo" da roda.
Para ilustrar tirei umas fotos:
Anexos
Imagem-6.jpg
Imagem-6.jpg (32.65 KiB) Exibido 28761 vezes
Imagem-7.jpg
Imagem-7.jpg (32.66 KiB) Exibido 28761 vezes
Imagem-4.jpg
Imagem-4.jpg (31.78 KiB) Exibido 28761 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

Exemplo de como fica depois de pronto (não esquecer de cortar o excesso de parafuso):
Anexos
Imagem-3.jpg
Imagem-3.jpg (29.63 KiB) Exibido 28760 vezes
Imagem-2.jpg
Imagem-2.jpg (34.81 KiB) Exibido 28760 vezes
Imagem-1.jpg
Imagem-1.jpg (32.84 KiB) Exibido 28760 vezes
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Avatar do usuário
RCampos
membro
Mensagens: 935
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:30 pm
Localização: Uberaba-MG
Contato:

Mensagem por RCampos »

Mauri, parabéns pelos kits que você faz e pela dica do trem de pouso. Ainda vou comprar um kit seu. :)

Antônio Carlos, parabéns também pelos kits e pela dica de como fazer o trem de pouso. Faço de uma forma parecida, mas vou copiar sua idéia descaradamente :D
Eu só acrescentaria uma arruela de pressão para evitar que a porca se solte sozinha.
Responder