FireBig, pra quem nunca "vuou"....c/ video

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Marcio_rj
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Ter Set 22, 2009 8:49 pm

Mensagem por Marcio_rj »

Olá Jota R!
Quando fiz o meu BIGFIRE o BIG não havia colocado as medidas da fuzelagem, fiz a fuzeca obedecendo as proporções para construção de um aeromodelo, (aqui no forum há vários tópicos falando sobre o assunto) de modo que olhando a foto do modelo fiz o meu e as medidas ficaram muito proximas do modelo do BIG diferença de milímetros.
Quanto ao seu modelo 2cm é muito apertado para colocar a eletrônica e para acertar o CG, na hora de movimentar a eletrônica para acertar o CG voce terá muita dificuldade, já passei por isso, hoje não faço modelos com espaço interno apertados, no meu BIGFIRE fiz com 7cm de largura e com 5cm lagura de espaço interno.
Quanto ao radio HK particularmente não tenho nada que reclamar tenho dois um de 4 canais e outro de 7 canais e funcionam uma maravilha não tenho problemas de interferências e olha que voamos em área urbana cheio de antenas, prédios, torres, etc...contudo, não aconcelho no radio de 4 canais, no receptor usar apenas uma das caixinhas, voce vai perder seu modelo por falta de sinal elas teem que trabalhar em conjunto, eu faço o seguinte juntos as duas e passo uma fita.
A bateria fica bem no nariz já que esse modelo concentra peso após o bordo de fuga no meu tive que colocar um pedacinho de chumbo para acertar o CG, não gosto de fazer isso (peso morto) mas não teve jeito.
Quanto a fazer um modelo rápido como BIG disse com o tempo voce aprende, já levei semanas, hoje faço em algumas horas sem perder a qualidade, um aero TEM que ser bonito, tudo é uma questao de técnica voce escolhe ou se adápta, aqui no forum tem várias técnicas, o BIG mesmo ensinou algumas em 4 ou 5 vídeos quando ensinou a fazer o BIGJET (modelinho muito maneiro será meu próximo modelo) e como diz o BIG...E BOOOOAAAA.
Abraços
Avatar do usuário
Jota R
membro
Mensagens: 328
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:55 pm
Localização: São João de Meriti, RJ

Mensagem por Jota R »

Valeu, Big Espectro e Marcio RJ,
Com essas dicas, vou dar prosseguimento no FireBig.
Vou por a bateria no nariz do Big (do FireBig), na área da eletrônica vou diminuir a espessura dos perfis pra ganhar espaço interno e vou deixar as duas antenas do receptor, TANQUE IÚ !!!!!


Um abraço.
Avatar do usuário
Jota R
membro
Mensagens: 328
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:55 pm
Localização: São João de Meriti, RJ

Mensagem por Jota R »

Oi pessoal,
Umas fotos do andamento do Firebig.
Tem entrada de ar para ventilação da eletrônica?
Quando acabarei????? SDS...


Um abraço.
Anexos
Deixei com 10x5cm cada.
Deixei com 10x5cm cada.
01.JPG (26.73 KiB) Exibido 8581 vezes
Só a asa do Bigfire.
Só a asa do Bigfire.
02.JPG (30.98 KiB) Exibido 8581 vezes
A asa do Bigfire...O NIS tá atrapalhando a foto.
A asa do Bigfire...O NIS tá atrapalhando a foto.
03.JPG (35.83 KiB) Exibido 8581 vezes
De outro ângulo.
De outro ângulo.
04.JPG (37 KiB) Exibido 8581 vezes
Os perfis de P0 que cortei, já colei 2, o outro vou ajustar a porta lateral primeiro.
Os perfis de P0 que cortei, já colei 2, o outro vou ajustar a porta lateral primeiro.
05.JPG (34.97 KiB) Exibido 8581 vezes
Avatar do usuário
BigEspectro
membro
Mensagens: 4689
Registrado em: Dom Abr 03, 2005 11:18 pm
Localização: ...volta obrigatória e necessária...

Mensagem por BigEspectro »

Bela contruçao e linda entelagem.
Avatar do usuário
NaValter
membro
Mensagens: 215
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 4:09 pm
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por NaValter »

Tá ficando legal!
Voe com responsabilidade: Segurança em 1º lugar!
Avatar do usuário
MiniBig
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Qua Set 15, 2010 6:40 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por MiniBig »

Olha amigo, se vc deixar a fuselage mais longa na frente, vai ser melhor pro acerto do CG com a bateria.
A asa tá boa.
Certo?
Avatar do usuário
Jota R
membro
Mensagens: 328
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:55 pm
Localização: São João de Meriti, RJ

Mensagem por Jota R »

[quote:cf06850fd7="MiniBig"]Olha amigo, se vc deixar a fuselage mais longa na frente, vai ser melhor pro acerto do CG com a bateria.
A asa tá boa.
Certo?[/quote:cf06850fd7]


Eu deixei com a medida do projeto que é de 37cm do nariz até o montante, se não tivesse deixado o nariz tão "aerodinâmico" ganharia mais uns 1,5cm afrente para a bateria. Mas vou deixar a eletrônica o mais pra frente possível.


Um abraço.
Avatar do usuário
MiniBig
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Qua Set 15, 2010 6:40 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por MiniBig »

[quote:059d1def7f="Jota R"][quote:059d1def7f="MiniBig"]Olha amigo, se vc deixar a fuselage mais longa na frente, vai ser melhor pro acerto do CG com a bateria.
A asa tá boa.
Certo?[/quote:059d1def7f]


Eu deixei com a medida do projeto que é de 37cm do nariz até o montante, se não tivesse deixado o nariz tão "aerodinâmico" ganharia mais uns 1,5cm afrente para a bateria. Mas vou deixar a eletrônica o mais pra frente possível.


Um abraço.[/quote:059d1def7f]

Usamos uma bateria de 1800 bem na frente pra dá o cg.
Depois posta os resultados.
Certo?
...CRITICAR, FAZ PARTE......OFENDER, JAMAIS...
Avatar do usuário
Jota R
membro
Mensagens: 328
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:55 pm
Localização: São João de Meriti, RJ

Mensagem por Jota R »

MarcioRJ, MiniBig, Na Valter,
O projeto aqui está em andamento (em doses homeopáticas), uma dúvida,
não vi entradas de ar para ventilação nos Firebigs do Bigespectro e do MarcioRJ.
Foi feito algum furo para o ar entrar?
Esse fim de semana vou ver se adianto mais alguma coisa (estou montando o NIS em paralelo, enquanto a cola de um seca eu mexo no outro).



Um abraço.
Avatar do usuário
MiniBig
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Qua Set 15, 2010 6:40 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por MiniBig »

[quote:0b90b6e711="Jota R"]MarcioRJ, MiniBig, Na Valter,
O projeto aqui está em andamento (em doses homeopáticas), uma dúvida,
não vi entradas de ar para ventilação nos Firebigs do Bigespectro e do MarcioRJ.
Foi feito algum furo para o ar entrar?
Esse fim de semana vou ver se adianto mais alguma coisa (estou montando o NIS em paralelo, enquanto a cola de um seca eu mexo no outro).



Um abraço.[/quote:0b90b6e711]

A ventilaçao dos componentes fica a seu criterio onde gfurar, ou nao, nao é necessariu,.......certo?
...CRITICAR, FAZ PARTE......OFENDER, JAMAIS...
Responder