FireBig, pra quem nunca "vuou"....c/ video

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
-xj-9-
membro
Mensagens: 839
Registrado em: Qui Fev 28, 2008 8:50 pm
Localização: Ladário - MS - 67
Contato:

Mensagem por -xj-9- »

[quote:3dae00df5e="MiniBig"]No final da sua colocaçao, respondeu com maestria qual seria a soluçao para q vc acelere o modelo e ele nao suba e nem desça.....
A devida angulaçao do motor rigorosamente casada com a incidencia.
Se seu Firebig esta plainando normal e qdo acelera ele sobe ou desce, acerta a angulaçao do motor e nao terás mais nenhum problema, ou, faça a opçao mais fácil que tdos gostam, trime o profundor eheheheh.[/quote:3dae00df5e]

Trimar o profundor é tentador e vou fazer testes em voo com angulaçao e sem angulaçao, sem trimagem e com trimagem do profundor, para ver o que deixa o aviao com voo nivelado com zero de motor ou acelerado...
esotu aqui para apreder, na teoria ou na prática :wink:
<Super Snake 3D> Parado<F-22 Raptor pusher> Ativo <Aeropusher> Ativo/ Powered By HK 4Ch 2.4Ghz / Rumo as 1500 mensagens !
Avatar do usuário
MiniBig
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Qua Set 15, 2010 6:40 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por MiniBig »

[quote:b4a52ece02="-xj-9-"][quote:b4a52ece02="MiniBig"]No final da sua colocaçao, respondeu com maestria qual seria a soluçao para q vc acelere o modelo e ele nao suba e nem desça.....
A devida angulaçao do motor rigorosamente casada com a incidencia.
Se seu Firebig esta plainando normal e qdo acelera ele sobe ou desce, acerta a angulaçao do motor e nao terás mais nenhum problema, ou, faça a opçao mais fácil que tdos gostam, trime o profundor eheheheh.[/quote:b4a52ece02]

Trimar o profundor é tentador e vou fazer testes em voo com angulaçao e sem angulaçao, sem trimagem e com trimagem do profundor, para ver o que deixa o aviao com voo nivelado com zero de motor ou acelerado...
esotu aqui para apreder, na teoria ou na prática :wink:[/quote:b4a52ece02]

Olha só, um exemplo bem vulgar mas que serve , sao os avioes Peninhas, aqueles vendidos em feiras da aeronautica ou outra qualquer.
Claro que o modelo é bem simples e apenas para crianças brincarem, mas eles voam, queiram ou nao eles apresentam um certo voo e vi alguns subirem bem alto.
Pois bem, eles plainam legal e qdo qcelerados via elásticos, voam pra frente normalmente, a nao ser qd vc os jogue para cima.
Entao, a angulaçao do motor apontando para baixo em relaçao a incidencia "positiva" nele, É ABSURDAMENTE alta, quse 45 graus de incidencia.
Claro q para nossos modelos, no máximo sao 5 graus de incidencia para um voo normal.
Citei apenas como exemplo bem "vulgar"mas q demonstram que a angulaçao em discuçao é importante.
Valewsssssssssssssssss
...CRITICAR, FAZ PARTE......OFENDER, JAMAIS...
Avatar do usuário
marques
membro
Mensagens: 404
Registrado em: Sáb Mar 25, 2006 9:48 am

Mensagem por marques »

[quote:57555271f5="-xj-9-"][quote:57555271f5="MiniBig"]No final da sua colocaçao, respondeu com maestria qual seria a soluçao para q vc acelere o modelo e ele nao suba e nem desça.....
A devida angulaçao do motor rigorosamente casada com a incidencia.
Se seu Firebig esta plainando normal e qdo acelera ele sobe ou desce, acerta a angulaçao do motor e nao terás mais nenhum problema, ou, faça a opçao mais fácil que tdos gostam, trime o profundor eheheheh.[/quote:57555271f5]

Trimar o profundor é tentador e vou fazer testes em voo com angulaçao e sem angulaçao, sem trimagem e com trimagem do profundor, para ver o que deixa o aviao com voo nivelado com zero de motor ou acelerado...
esotu aqui para apreder, na teoria ou na prática :wink:[/quote:57555271f5]
trimar o profundor complica um pouco o voo, porque a cada variação de motor e vento terá que trimar novamente, já que a pressão na superfície sofrera alterações com a velocidade do modelo em relação ao vento.
Frequencia:72.150
Canal:18
Avatar do usuário
MiniBig
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Qua Set 15, 2010 6:40 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por MiniBig »

[quote:2f5035dadf="marques"]
trimar o profundor complica um pouco o voo, porque a cada variação de motor e vento terá que trimar novamente, já que a pressão na superfície sofrera alterações com a velocidade do modelo em relação ao vento.[/quote:2f5035dadf]

2
...CRITICAR, FAZ PARTE......OFENDER, JAMAIS...
Avatar do usuário
-xj-9-
membro
Mensagens: 839
Registrado em: Qui Fev 28, 2008 8:50 pm
Localização: Ladário - MS - 67
Contato:

Mensagem por -xj-9- »

[quote:f64874cb7e="marques"]trimar o profundor complica um pouco o voo, porque a cada variação de motor e vento terá que trimar novamente, já que a pressão na superfície sofrera alterações com a velocidade do modelo em relação ao vento.[/quote:f64874cb7e]

Com isso eu tenho que concordar :)
<Super Snake 3D> Parado<F-22 Raptor pusher> Ativo <Aeropusher> Ativo/ Powered By HK 4Ch 2.4Ghz / Rumo as 1500 mensagens !
Avatar do usuário
Marcio_rj
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Ter Set 22, 2009 8:49 pm

Mensagem por Marcio_rj »

Olá amigos!

Quando o BIG lançou este modelo aqui no forum gostei logo de cara, tanto é que fiz logo 2, as fotos estão postadas no tópico. tenho acompanhado o tópico e tem se discutido muito sobre a angulação do motor, vou postar minha opinião que senti nos meus modelos.
O primeiro (amarelo e vermelho) coloquei o motor alinhado sem incidência, neste modelo senti que quando eu acelerava tinha tendência a picar tendo que fazer a correção cabrando ou trimar o profundor para que isso não ocorresse, porem concordo com o -xj-9- não uma boa pois as variações climaticas podem fazem perder o controle do modelo (tende a dar lupe, cavalgar, etc).
No segundo modelo pag 5 (rosa e preto) corrigi isso dando uma inclinação de 3mm ou seja a ponta do eixo apontado para cima, ficou ótimo, voo nivelado.
Espero que minha experiência nos meus modelos possa ajudar em alguma coisa.

Marcio_rj
Avatar do usuário
-xj-9-
membro
Mensagens: 839
Registrado em: Qui Fev 28, 2008 8:50 pm
Localização: Ladário - MS - 67
Contato:

Mensagem por -xj-9- »

[quote:2cc7fcec23="Marcio_rj"]Olá amigos!

Quando o BIG lançou este modelo aqui no forum gostei logo de cara, tanto é que fiz logo 2, as fotos estão postada no tópico. tenho acompanhado o tópico e tem se discutido muito sobre a agulação do motor, vou postar minha opinião que senti nos meus modelos.
O primeiro (amarelo e ermelho) coloquei o motor alinhado sem incidência, neste modelo senti que quando eu acelerava tinha tendência a picar tendo que farzer a correção cabrando ou trimar o profundor para que isso não ocorresse, porem concordo com o -xj-9- não uma boa pois as variações climaticas podem fazem perder o controle do modelo (tende a dar lupe, gavalgar, etc).
No segundo modelo pag 5 (rosa e preto) corrigi isso dando uma inclinação de 3mm ou seja a ponta do eixo apontado para cima, ficou ótimo, voo nivelado.
Espero que minha experiência nos meus modelos possa ajudar em alguma coisa.

Marcio_rj[/quote:2cc7fcec23]

Foi o que aconteceu comigo como no seu primeiro modelo. vamos ver se agora no meu aero com o motor inclinado para cima fique com voo nivelado igual o seu, como o Marcio_rj disse, deu certo.
Espero :D
<Super Snake 3D> Parado<F-22 Raptor pusher> Ativo <Aeropusher> Ativo/ Powered By HK 4Ch 2.4Ghz / Rumo as 1500 mensagens !
Avatar do usuário
Marcio_rj
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Ter Set 22, 2009 8:49 pm

Mensagem por Marcio_rj »

Olá -xj-9-

Pode acreditar que vai dar certo, não há necessidade de uma inclinação acentuada apenas uma pequena inclinação e verás que o voo será outro.
O meu aerogay (nome dado carinhosamente pelos companheiros do GAM) com 40% de motor tem um voo lento bem panorâmico.
Vou construir outro pretendo fazer um com no maximo 350 gramas completo com toda eletrônica sem aileron, vou colocar um bom diedro tipo de 5 a 6cm de cada lado, profundor e um leme grande, assim que terminar postarei as fotos aqui, não sou muito de fazer passo a passo.
Boa sorte com o seu modelo.
Avatar do usuário
-xj-9-
membro
Mensagens: 839
Registrado em: Qui Fev 28, 2008 8:50 pm
Localização: Ladário - MS - 67
Contato:

Mensagem por -xj-9- »

[quote:3366276754="Marcio_rj"]Olá -xj-9-

Pode acreditar que vai dar certo, não há necessidade de uma inclinação acentuada apenas uma pequena inclinação e verás que o voo será outro.
O meu aerogay (nome dado carinhosamente pelos companheiros do GAM) com 40% de motor tem um voo lento bem panorâmico.
Vou construir outro pretendo fazer um com no maximo 350 gramas completo com toda eletrônica sem aileron, vou colocar um bom diedro tipo de 5 a 6cm de cada lado, profundor e um leme grande, assim que terminar postarei as fotos aqui, não sou muito de fazer passo a passo.
Boa sorte com o seu modelo.[/quote:3366276754]

Eu nao coloquei muita inclinaçao, acredito que uns 2~3°
Aerogay :twisted: :twisted:
eu ia comentar sobre a cor rosada, mas acabei entrando na discusao do motor...
Nen eu sou de postar passo a passo, além de nao ter tempo o bastante pra isso...

Abraços
<Super Snake 3D> Parado<F-22 Raptor pusher> Ativo <Aeropusher> Ativo/ Powered By HK 4Ch 2.4Ghz / Rumo as 1500 mensagens !
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

E não é que o aerogay ficou bem bonitinho, :oops: :oops:
Desculpe mas não resisti.
Imagem
Responder