Opnião: Asa Zagi ou Avião Treinador asa alta

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
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Farleytufao
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Mensagem por Farleytufao »

[quote:67ee940d4b="profly"] ... zagy não é estavel se você entrar num parafuso chato com elá não sai sem ter experiencia.[/quote:67ee940d4b]

Então estou me sentindo um piloto experiente! neste fim de semana sai de 2 parafusos assim em baixa altitude por causa dos winglets muito pequenos!
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Haupenthal
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Mensagem por Haupenthal »

[quote:db9a3c4025="Farleytufao"][quote:db9a3c4025="profly"] ... zagy não é estavel se você entrar num parafuso chato com elá não sai sem ter experiencia.[/quote:db9a3c4025]

Então estou me sentindo um piloto experiente! neste fim de semana sai de 2 parafusos assim em baixa altitude por causa dos winglets muito pequenos![/quote:db9a3c4025]

com motor suficiente dá pra sair tranqüilo. mas tem que ter motor e ter um pouco de manha.
meu primeiro parafuso foi lenha, mesmo com 400W em uma zag de 100cm, mas se tivesse um pouco mais de dedo e altura eu saía.
meu segundo foi com equipamento de FPV instalado e estava a uns 150 metros de altura. :lol: :lol: :lol: :lol: aí não tem desculpa pra não sair.
pena eu ter perdido a filmagem. ficou muito bom o vídeo, mas dei bobeira e acabei deletando.
Predador 77inc 220W, X8 FPV 218cm 15km, Polaris 300W
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Farleytufao
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Mensagem por Farleytufao »

[quote:0081f8fe25="Haupenthal"][quote:0081f8fe25="Farleytufao"][quote:0081f8fe25="profly"] ... zagy não é estavel se você entrar num parafuso chato com elá não sai sem ter experiencia.[/quote:0081f8fe25]

Então estou me sentindo um piloto experiente! neste fim de semana sai de 2 parafusos assim em baixa altitude por causa dos winglets muito pequenos![/quote:0081f8fe25]

com motor suficiente dá pra sair tranqüilo. mas tem que ter motor e ter um pouco de manha.
meu primeiro parafuso foi lenha, mesmo com 400W em uma zag de 100cm, mas se tivesse um pouco mais de dedo e altura eu saía.
meu segundo foi com equipamento de FPV instalado e estava a uns 150 metros de altura. :lol: :lol: :lol: :lol: aí não tem desculpa pra não sair.
pena eu ter perdido a filmagem. ficou muito bom o vídeo, mas dei bobeira e acabei deletando.[/quote:0081f8fe25] putz.. que pena! fiquei curioso agora quanto a filmagem! o motor que estou usando é o 2215!
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gabrielrve
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Mensagem por gabrielrve »

[quote:bb2450feec="warne"][quote:bb2450feec="profly"]...zagy não é estavel se você entrar num parafuso chato com elá não sai sem ter experiencia.[/quote:bb2450feec]
Hehehe! Uma zagi entrar em parafuso por stall não é mole!! Se não estiver muito alta e com um motor potente...não tem jeito que dê jeito! :P
Abs
Warne[/quote:bb2450feec]

Galera, faço engenharia mecânica, e a um ano testo modelos de zagi, perfis, materiais e reforços... a fim de obter uma zagi verdadeiramente indestrutível e barata. Cheguei até a estudar alguns modelos "famosos" como iguaçu-hobby e asas-eletricas, a fim de entender as soluções para os problemas, e depois de umas 25 asas para testes, de desenhos diferentes, inclusive com crash test e teste de VNE, detectei duas coisas importantes, que comento mais no fim dessa mensagem.

Bem... mudando pro assunto, mesmo com todos estes testes, eu nunca entrei em parafuso (nem por estol nem sem estol) em uma zagi com CG correto. O fato é que isso só ocorre em asas com winglets muito pequenas, ou com CG traseiro, e não tem muito a ver com o estol, mas com a baixa velocidade do ar. Parece bobeira, mas deixa eu explicar direito.

Considerando a aerodinâmica de qualquer coisa que queremos fazer voar, uma flecha, um foguete ou um avião (helicoptero não, aquilo é coisa do diabo!:evil: :evil: ), se quisermos um vôo estável precisamos obedecer uma regra básica de dinâmica: o CG (centro de gravidade) deve estar à frente do CP (centro de preção). O CG todo mundo conhece, mas o CP não, e é bem complicado de calcular. Mas podemos deduzir quando ele esta à frente do CG. O CP está à frente do CG quando o avião tende a virar e voar de ré sozinho. Só que ele não estabiliza, e continua virando, virando... parece um parafuso, não é? Uma flecha tem a ponta pesada e penas atraz, ou seja, o cg perto da ponta e o arrasto atráz (até indio sabe que se o CP não estiver pra trás do CG, o trem num vôa) Pense num buscapé sem a vareta. é assim que o avião com cg pra traz do CP se sente, quando ele anda para frente, o arrasto do ar faz com que ele mude de trajetória. Com a vareta, o arrasto vai lá pra traz, e só faz ajudar o buscapé a se manter orientado pra frente.

Por isso colocamos as winglets nas zagi, elas estão localizadas no ponto mais traseiro da asa, e acabam puchando o CP lá pra trás, estabilizando.

Por isso aquela regra da nervura média não tem muita utilidade, é mais uma referência. Pois se sua zagi tiver um bonequinho na frente, por exemplo, ou a bateria ficar por cima, isso vai puchar o CP pra frente, e o CG deveria ficar ainda mais à frente. Como saber disso? P****, A ASA TA ENTRANDO EM PARAFUSO EM BAIXA VELOCIDADE! Isso é sinal de que um pesinho na ponta vai te dar um vôo muito mais estável! :P

Por isso aviões de carga, que terão o CG alterado pela posção da carga, como o hercules ou os bombardeiros, têm um leme IMENSO! Isso garante que o cp vai estar mais proximo da cauda, e o CG pode variar bastante que sempre o avião vai ser estável.

Ah, outra coisa legal, é que quanto maior a velocidade, mais arrasto as winglets causam, e por isso o CP acaba sendo deslocado pra traz, estabilizando o modelo. Em velocidade baixa, o CP pode passar o CG, o que ia desestabilizar o modelo, e consequentemente, ocorrer o parafuso. Por isso eu disse que não é estol, é só a baixa velocidade colocando o CP pra frente! Mais uma vez, um pesinho na frente ou aumento das winglets resolve!



As duas coisas que falei que ia comentar então são as seguintes:
Para saber a localização perfeita do CG num modelo novo, só com testes de vôo, vendo como o avião se comporta perto de stoll e em altas velocidades.
É possível fazer um avião muito resistente, mas sempre vai existir alguém que vai achar um jeito de quebrar. Descobri isso na colisão frontal de duas zagi em mergulho! Sobrou nada, kkk.

Bem, voltando ao tópico, ja vi meuita gente aprender com Zagui sem nunca ter relado no controle antes, pra quem ja pilota heli, vai ser muito sussa. Recomendo uma zagui, é só montar ela com uns Horns bem grandes, e colocar no furo de cima pra ela ficar mansinha, mas sei que no fim do dia vc ja vai tar com ela nos furos de baixo, hehehe

Um abraço!
:D :D
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Farleytufao
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Mensagem por Farleytufao »

Agora fiquei curioso... no caso o CG a 1/5 da corda média não é apenas uma referência para o melhor desempenho de uma asa de combate não? afinal de contas, para regular o CG onde pretendemos, costumamos mover toda a eletrônica para acertar e não o contrário.
gabrielrve
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Mensagem por gabrielrve »

Farley, é meio complicado... aliás tudo é bem complicado. Fazendo uma analogia, é como reforçar uma parte que está quebrando num modelo. Isso pode acabar fazendo ele quebrar em outra parte mais crítica.

Bem, se considerarmos somente a aerodinâmica da asa (e isso só existe na teoria, concorda?) podemos considerar que o cg no primeiro 1/3 da asa sempre estará à frente do Centro de pressão, e portanto será estável. O problema é que até a textura da superfície da asa pode descolar a camada limite na parte traseira da asa (principalmente em baixas velocidades) e torna-la intavel, imagine com uma bateria, ou uma ondulção causada por um reforço, o que pode acontecer (por isso o pessoal imbute tudo na asa). Na teoria, adiantamos mais ainda o CG, falando em 1/5 da nervura média à frente da asa, para aumentar ainda mais a margem de segurança. É uma boa referência, mas não é regra. Se mesmo com isso tudo, a asa ainda insistir em ficar "louca", ou insistir em entrar em parafusos (principalmente os chatos e em baixa velocidade) é sinal de que o centro de pressão real pode estar ficando em algumas situações à frente do centro de gravidade.
Pra resolver isso, é só adiantar o centro de gravidade, colocando um peso na frente da asa. Para experiencia, pode-se prender umas chaves ou umas moedas com fita adesiva no bico da asa, preferencialmente na parte inferior (no caso das moedas, é o chamado "valor agregado", kkk). Eu prendo o que tiver no bolso, rs, uma vez espetei as chaves de casa no bico de uma asa, ainda bem que elas não cairam no vôo, senão ficava de fora, rs. Uma solução definitiva seria aumentar os winglets, principalmente para trás (eu sempre monto os meus até a linha do bordo de fuga dos ailerons) ou tentar colocar a bateria um pouco mais pra frente.

Claro que isso tudo pode mudar a posição do CP e do CG, e só voando pra ter certeza que o projeto ficou bom.

Hoje sei que tenho uma boa asa em produção, pois tenho mais de 25 asas no atual modelo, todas sem problema. Mas sempre que vendo uma informo o cliente que precisa de bateria de 2200mAh, para o cg ficar no local correto, e se possível ja entrego com o motor montado, pra evitar sustos.

Todas as suas asas voaram de primeira?
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Farleytufao
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Mensagem por Farleytufao »

Tenho somente uma, com o CG a 1/5 e eletronica embutida, e slot da bateria escavada, e voou tranquilo.. eu estava com o winglets muito pequenos e por isso estava entrando em parafuso nas curvas, agora troquei e tenho que testar! quanto a elocidade de stall, tenrei de ver também, de qualquer forma, Obrigado pelas dicas, contribuiu muito para o meu apredizado.
Wesley Junker
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Re: Opnião: Asa Zagi ou Avião Treinador asa alta

Mensagem por Wesley Junker »

Amigo eu aconselho estudar um pouco mais sobre aerodinâmica, winglets não altera o CP pois não é uma superfície de sustentação, somente de estabilidade longitudinal, e outra profundor também não é superfície de sustentacão, e também não altera o CP, e o CG de uma aeronave que seja cargueira, passageiro ou até um aeromodelo segue a mesma regra. Parabenizo pela sua iniciativa de fazer vários testes com as asas, pessoas assim o Robbie agradece! Pois assim acrescenta no conhecimento para todos.
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