Dúvida sobre bateria 2S e 3S
- Alvaro Alves
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Dúvida sobre bateria 2S e 3S
Olá amigos do E-voo.
Iniciei no hoby do aeromodelismo no início deste ano, apesar de ler bastante e acompanhar tudo que é montagem dicas tutoriais ( e só ter feito 4 voos bem desastrados com um mig29 que montei, e um vulcan do Big que ainda não voei) sempre sobra as dúvidas que só podem ser resolvidas com o auxílio dos amigos mais experientes.
Comprei umas peças que um amigo tinha sobrando, e veio uma bateria Turnigy 2S de 2200ma 30c :? e como eu só tinha usado baterias de 3S, peço a ajuda dos amigos sobre como saber onde utilizar essas baterias de 2S, e que motor e helice usar com elas.
Agradeço qualquer ajuda que puderem prestar a este amador no hoby :lol:
Iniciei no hoby do aeromodelismo no início deste ano, apesar de ler bastante e acompanhar tudo que é montagem dicas tutoriais ( e só ter feito 4 voos bem desastrados com um mig29 que montei, e um vulcan do Big que ainda não voei) sempre sobra as dúvidas que só podem ser resolvidas com o auxílio dos amigos mais experientes.
Comprei umas peças que um amigo tinha sobrando, e veio uma bateria Turnigy 2S de 2200ma 30c :? e como eu só tinha usado baterias de 3S, peço a ajuda dos amigos sobre como saber onde utilizar essas baterias de 2S, e que motor e helice usar com elas.
Agradeço qualquer ajuda que puderem prestar a este amador no hoby :lol:
Divirta-se enquanto pode
- jbentoc
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- Registrado em: Ter Out 14, 2008 11:22 am
- Localização: Mateus Leme - MG
O local do post está incorreto, o ideal seria em Baterias, carregadores.....
Essa bateria, muito provavelmente, pode ser usada nos seus motores. Ela é leve e é ideal para modelos mais leves. Funciona normalmente mas como tem uma célula a menos, caso coloque num modelo mais pesado, vai ter um tempo de voo menor.
Bento
Essa bateria, muito provavelmente, pode ser usada nos seus motores. Ela é leve e é ideal para modelos mais leves. Funciona normalmente mas como tem uma célula a menos, caso coloque num modelo mais pesado, vai ter um tempo de voo menor.
Bento
- Alvaro Alves
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Opa valeu Jbento
Obrigado por responder, fiquei na dúvida pois ligando o motor 2822 com essa bateria o motor ficou um tanto safado de rotação que achei que precisaria de algum motor específico para ela, e obrigado por informar do local certo, caso a moderação quiser mudar o tópico.
Mas ainda sou jovem com o tempo irei aprender :oops:
Obrigado por responder, fiquei na dúvida pois ligando o motor 2822 com essa bateria o motor ficou um tanto safado de rotação que achei que precisaria de algum motor específico para ela, e obrigado por informar do local certo, caso a moderação quiser mudar o tópico.
Mas ainda sou jovem com o tempo irei aprender :oops:
Divirta-se enquanto pode
- jbentoc
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- Localização: Mateus Leme - MG
[quote:548367d941="Alvaro Alves"]Opa valeu Jbento
Obrigado por responder, fiquei na dúvida pois ligando o motor 2822 com essa bateria o motor ficou um tanto safado de rotação que achei que precisaria de algum motor específico para ela, e obrigado por informar do local certo, caso a moderação quiser mudar o tópico.
Mas ainda sou jovem com o tempo irei aprender :oops:[/quote:548367d941]
Com 2S a hélice também deve ser menor.
Bento
Obrigado por responder, fiquei na dúvida pois ligando o motor 2822 com essa bateria o motor ficou um tanto safado de rotação que achei que precisaria de algum motor específico para ela, e obrigado por informar do local certo, caso a moderação quiser mudar o tópico.
Mas ainda sou jovem com o tempo irei aprender :oops:[/quote:548367d941]
Com 2S a hélice também deve ser menor.
Bento
"Todo problema contém as sementes de sua própria solução." - Stanley Arnold
O "S" é o número de células de 3,7 V da bateria LiPo, assim a 3S tem 11,1 V e a 2S tem 7,4 V nominais.
Para o mesmo motor, como a tensão da 2S é menor que a da 3S, a potência dissipada pelo motor também será menor. Isso quer dizer que o desempenho do motor será menor e adequado para modelos menores e mais leves ou para o mesmo modelo com menor desempenho.
A rotação do motor diminui para a 2S na proporção das tensões, um 2822 que tem 1200kV, rodará sem hélice a 13.320 rpm com 3S e a 8880 com 2S.
A hélice mais eficiente para a bateria 2S é maior que para a 3S, se bem que o empuxo será menor - a limitação estará na corrente. Um 2822 com 3S tem o melhor desempenho usando uma GWS 9x5; com 2S isso irá ocorrer mais ou menos para uma 10x4,7 e o empuxo será menor.
Para o mesmo motor, como a tensão da 2S é menor que a da 3S, a potência dissipada pelo motor também será menor. Isso quer dizer que o desempenho do motor será menor e adequado para modelos menores e mais leves ou para o mesmo modelo com menor desempenho.
A rotação do motor diminui para a 2S na proporção das tensões, um 2822 que tem 1200kV, rodará sem hélice a 13.320 rpm com 3S e a 8880 com 2S.
A hélice mais eficiente para a bateria 2S é maior que para a 3S, se bem que o empuxo será menor - a limitação estará na corrente. Um 2822 com 3S tem o melhor desempenho usando uma GWS 9x5; com 2S isso irá ocorrer mais ou menos para uma 10x4,7 e o empuxo será menor.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
- Alvaro Alves
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- Registrado em: Seg Mar 22, 2010 6:32 pm
- Gustavo Murad
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- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
- Localização: Uberaba, Minas Gerais
Tabelas confiáveis com os testes do motor 2812:
http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=2041527
http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=2041529
Sevla,
Como pode ver nessas tabelas com bateria 2S e hélice 8x4 o 2812 já fica bem gastão (mais de 9A), com hélice 9x5 pode ultrapassar os 12A de consumo e fica muito próximo do limite, por isso não recomendo...
Uma 9x4.5 APC ou 9x5 GWS são o limite desse motor com 2S e com certeza dá um rendimento menor que o 2822 com a mesma hélice!!
http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=2041527
http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=2041529
Sevla,
Como pode ver nessas tabelas com bateria 2S e hélice 8x4 o 2812 já fica bem gastão (mais de 9A), com hélice 9x5 pode ultrapassar os 12A de consumo e fica muito próximo do limite, por isso não recomendo...
Uma 9x4.5 APC ou 9x5 GWS são o limite desse motor com 2S e com certeza dá um rendimento menor que o 2822 com a mesma hélice!!