Aileron com diedro é possível?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Laércio, bom dia.
Permita-me uma pequena correção. Se tem 5 cm de altura (cateto) em um lado e sendo a semi-asa com 50 cm de tamanho (hipotenusa), significa que a elevação é de 10%, cujo ângulo é de 5,739º (Função seno). É somente uma correção. Eu imagino que você deva ter trocado º (ângulo) com % (porcentagem)
Obrigado. Abraço.
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Os quase 6º são o diedro total, no geral o diedro é definido pelo valor de cada semi-asa em relação à horizontal - logo o diedro é mais ou menos 3º.

Esse diedro fica bom para modelos de asa alta com ailerons. Para asa baixa pode até ser o dobro e não deve ser menos que 3º, asa central 0º a 3 º.

Abraços!
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Opa... correto Ricardão... 10%... corrigido.

Sim, me lembrei do diedro. Somente me posicionei a respeito do ângulo em relação à semi-asa apoiada. Quando em posição normal, se divide o valor encontrado.

Particularmente já voei até com 5º de diedro em cada painel com ailerons e achei bem gostoso.

Abraço
Avatar do usuário
Douglas Rafael Maia
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Fev 04, 2009 2:51 pm
Localização: São Bento do Sul

Mensagem por Douglas Rafael Maia »

Em todos aeros meus usei diedro e ailerons, fica 100%


abs
Avatar do usuário
Cassiusfxg
membro
Mensagens: 798
Registrado em: Dom Out 31, 2004 4:36 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por Cassiusfxg »

Voces conseguem voar de dorso com diedro e ailerons?
Paixao pelo hobby
MATS
membro
Mensagens: 155
Registrado em: Qui Ago 26, 2010 9:41 am
Localização: São Luis-MA

Mensagem por MATS »

[quote:2b9515ca86="Cassiusfxg"]Voces conseguem voar de dorso com diedro e ailerons?[/quote:2b9515ca86]

Sim, aliás, voar de dorso sem aileron só sendo muito bom (ih ! rimou).
Avatar do usuário
Douglas Rafael Maia
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Fev 04, 2009 2:51 pm
Localização: São Bento do Sul

Mensagem por Douglas Rafael Maia »

[quote:763e00fddd="Cassiusfxg"]Voces conseguem voar de dorso com diedro e ailerons?[/quote:763e00fddd]


Sim, fiz o Scoukee e ele tinha muito diedro mas voava dorso fazia faca e tudo.
Sbach 342 30% - Twist 36 - FUTABA T8FG Super and DLE 55
Avatar do usuário
andreaeromodelismo
membro
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 7:49 pm
Localização: Glória RJ
Contato:

Mensagem por andreaeromodelismo »

Claro que é possivel, meu treiner tem diedro e aileron, e se der muito comando a partir de uma certa velocidade ele faz roll igual um Extra, ele é meio violento... para voar tem que saber manerar, ou voar com dual rate em uns 40%
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:65b103e307="Patetta-MG"]Laércio, bom dia.
Permita-me uma pequena correção. Se tem 5 cm de altura (cateto) em um lado e sendo a semi-asa com 50 cm de tamanho (hipotenusa), significa que a elevação é de 10%, cujo ângulo é de 5,739º (Função seno). É somente uma correção. Eu imagino que você deva ter trocado º (ângulo) com % (porcentagem)
Obrigado. Abraço.[/quote:65b103e307]

Não por que eu conto como ângulo de diedro a horizontal do aeromodelo e não a inclinação de uma asa à outra.
Se eu contar a inclinação, aí sim terei mais de 1° e ficará algo em torno de 2° de eu contar somente esses 5cm de diferença.
Como ele apoiou um dos lados das asas na mesa e o outro ele mediu, se tivesse colocado as asas 100% paralelas ao horizonte, ele teria apenas 2.5cm de altura e não os 5cm.
Note que o paralelo que eu falei é só no sentido figurado da palavra, pois como as asas tem uma inclinação, jamais ficariam em paralelo com o horizonte.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder