Aileron com diedro é possível?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
NaValter
membro
Mensagens: 215
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 4:09 pm
Localização: São Paulo-SP

Aileron com diedro é possível?

Mensagem por NaValter »

Olá a todos!
Tenho uma asa de 1 metro que sobrou do meu 1º modelo (NIS) e estou querendo utilizá-la com ailerons. Ela tem pouco diedro ( apoiando um lado da asa em uma superfície plana, a ponta do outro lado fica 5 cm levantada). Pelo que li, asa com ailerons tem que ser reta, e se for sem ailerons tem que ter diedro. É possível asa com diedro ter ailerons?
Grato!
Voe com responsabilidade: Segurança em 1º lugar!
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

É possivel...
Porem acontece o seguinte:
Pouco comando.
E se forçar o avião fica sem sustentação... nao sei porque...

Agora, acho que 5 cm é pouco se a envergadura for mais de 1 metro.
Avatar do usuário
NaValter
membro
Mensagens: 215
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 4:09 pm
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por NaValter »

Obrigado!
Esqueci de mencionar a envergadura, que é 1 metro ( corrigido )!

Abç
Voe com responsabilidade: Segurança em 1º lugar!
MATS
membro
Mensagens: 155
Registrado em: Qui Ago 26, 2010 9:41 am
Localização: São Luis-MA

Mensagem por MATS »

Não são somente as asas retas que devem possuir ailerons, mesmo as que possuem diedros, você pode utilizar este recurso. Agora, aviões que possuem SOMENTE controle de curva por leme é que devem ter asas com diedro. Os ailerosn são apenas comandos para fazer girar o avião no seu eixo longitudinal. Em baixa velocidade tem pouca ou quase nenhuma atuação, podendo inclusive fazer o avião estolar.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

[quote:a264939fa3="MarcoATSantiago"]Não são somente as asas retas que devem possuir ailerons, mesmo as que possuem diedros, você pode utilizar este recurso. Agora, aviões que possuem SOMENTE controle de curva por leme é que devem ter asas com diedro. Os ailerosn são apenas comandos para fazer girar o avião no seu eixo longitudinal. Em baixa velocidade tem pouca ou quase nenhuma atuação, podendo inclusive fazer o avião estolar.[/quote:a264939fa3]

Mas com 2 servos da pra fazer um Flaperom que fica uma maravilha!!! :wink: :wink: :wink:
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Avatar do usuário
haelbi
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Qui Set 11, 2008 7:20 pm
Localização: Irati PR

Mensagem por haelbi »

o arrow da hangar 9 tem um pouco de diedro e ailerons e voa que é uma bleleza
Avatar do usuário
B3tO
membro
Mensagens: 540
Registrado em: Ter Jul 25, 2006 3:29 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por B3tO »

Meu Scout tem diedro e ailerons, pouco comando como o eleusmar comentou, porém tem. Pode montar sim, que é possivel !
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Observe os aviões tanto civis como os militares da WWII, praticamente todos tem diedro e ailerons (até o Piper J-3 tem um pequeno diedro). A exceção fica com os acrobáticos de alta performance, tipo Extra e etc.

O diedro serve para dar estabilidade lateral nos aviões e é importante para que o avião fique nivelado sem precisar a interferência constante do piloto para que o voo fique nivelado. Se não tiver diedro, toda perturbação em voo precisará de comando por parte do piloto.
Os aviões de asa baixa precisam de mais diedro do que os de asa alta devido ao posicionamento do CG (acima da asa na vertical) para serem estáveis, já nos asa alta o CG baixo ajuda na estabilidade, precisando de menos diedro.

O uso do aileron sempre será eficiente com ou sem diedro, apenas que com pouco ou nenhum diedro a estabilidade será reduzida e o modelo será mais "arisco", já com diedro acentuado o comando será mais lento, e poderá se tornar pouco eficiente se o diedro for muito acentuado, como nos "Old Timers".

O meu modelo "Maritaca" tem 5º de diedro e asa baixa, é estável e o comando do aileron é suave como um bom treinador.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=70738&highlight=
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Aileron com diedro é possível?

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:3af1aa5c0c="NaValter"]Olá a todos!
Tenho uma asa de 1 metro que sobrou do meu 1º modelo (NIS) e estou querendo utilizá-la com ailerons. Ela tem pouco diedro ( apoiando um lado da asa em uma superfície plana, a ponta do outro lado fica 5 cm levantada). Pelo que li, asa com ailerons tem que ser reta, e se for sem ailerons tem que ter diedro. É possível asa com diedro ter ailerons?
Grato![/quote:3af1aa5c0c]

Sem criar muita polêmica com a sua pergunta, se a sua asa tem 1 metro de envergadura e apoiando um dos lados na mesa, o outro fica com 5cm de altura, significa que a sua asa tem 1° de diedro apenas e isso não é quase nada, poderia ter até 5° que poderia ainda usar ailerons sem nenhum problema.
Acima de 5° de diedro é que a ação dos ailerons começa a perder eficiência.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
NaValter
membro
Mensagens: 215
Registrado em: Sex Jul 30, 2010 4:09 pm
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por NaValter »

Muito obrigado, pessoal!
Voe com responsabilidade: Segurança em 1º lugar!
Responder