Receptor parando de funcionar do nada.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
fabio.sales
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Sáb Mai 30, 2009 9:08 pm
Localização: Sorocaba-SP

Receptor parando de funcionar do nada.

Mensagem por fabio.sales »

Fala pessoal

Radio Turnigy 9x

Receptor : Hobbyking 6ch, FlySky 6ch e Turnigy 9ch.
ESC Ype 45

Bateria 6S.

Seguinte, já perdi 3 receptores e até o momento não consegui entender o problema. Acontece o seguinte, faço a instalação, bind com o radio, nesse meio tempo vou fazendo o ajuste da bailarinam, desligo e ligo o ESC diversas vezes durante o processo, é um determinado momento eu desligo a bateria e quando volto a liga-la, os servos da um rápida movimentada, o motor não faz os bips e simplesmente não reconhece o radio. Tento refazer a bindagem novamente, coloco o plug bind e o receptor fica piscando esperando o sinal do TX, mas só fica nisso, não reconhece o radio.

Já foram 3 receptor na mesma situação e no momento não tenho outro pra colocar, mesmo que tivesse acho que irá pifar novamente.

Alguem ja passou por isso?
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Receptor parando de funcionar do nada.

Mensagem por Douglas Lenz »

Será que o esc não está com problema e neste liga desliga dá um pico de tensão e torra o receptor?

Já testou bindar estes receptores como outro(s) transmissor para ver se com outro binda?
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
fabio.sales
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Sáb Mai 30, 2009 9:08 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Receptor parando de funcionar do nada.

Mensagem por fabio.sales »

Fala Douglas.

Pensei também nesse primeiro caso, mas ai fico limitado em como testar isso, mesmo porque agora estou sem o receptor.

Tenho um radio da HK aqui e tentei com ele também, não binda...


Estranho que o receptor acendo a luz, será q o ESC não teria torrado o receptor por completo?
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Receptor parando de funcionar do nada.

Mensagem por Abib »

Já tentou com uma bateria NiCd/MH de 4,8v?
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
fabio.sales
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Sáb Mai 30, 2009 9:08 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Receptor parando de funcionar do nada.

Mensagem por fabio.sales »

Abib escreveu:Já tentou com uma bateria NiCd/MH de 4,8v?



Não tentei, porque agora estou sem receptor pra testar, mas qual seria o objetivo?
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Receptor parando de funcionar do nada.

Mensagem por Abib »

Eliminar algum problema relacionado ao BEC do ESC..
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Receptor parando de funcionar do nada.

Mensagem por Douglas Lenz »

Em verdade, teoricamente o receptor pode queimar alguma parte e não ter queimando a "parte" que liga o led.

A ideia de verificar com a bateria de 4,8v do Abib é ótima.

Bom, só não liga mais receptor neste ESC ! Pega os supostamente estragados e tenta binda com outro TX, desta forma tu confirma ou não o falecimento dos receptores. E ainda confirma o funcionamento do teu TX.

Tem como testar a saída de tensão do ESC no plug que conecta no receptor e também nos que mandam energia para o motor. LIga tudo com a bateria e faz o teste com o voltimetro ligado ao plug que iria ligado no receptor, fazendo o teste que tu relatou, ligando e desligando a bateria.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
fabio.sales
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Sáb Mai 30, 2009 9:08 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Receptor parando de funcionar do nada.

Mensagem por fabio.sales »

Douglas Lenz escreveu:Em verdade, teoricamente o receptor pode queimar alguma parte e não ter queimando a "parte" que liga o led.

A ideia de verificar com a bateria de 4,8v do Abib é ótima.

Bom, só não liga mais receptor neste ESC ! Pega os supostamente estragados e tenta binda com outro TX, desta forma tu confirma ou não o falecimento dos receptores. E ainda confirma o funcionamento do teu TX.

Tem como testar a saída de tensão do ESC no plug que conecta no receptor e também nos que mandam energia para o motor. LIga tudo com a bateria e faz o teste com o voltimetro ligado ao plug que iria ligado no receptor, fazendo o teste que tu relatou, ligando e desligando a bateria.



Douglas, vou fazer o teste da voltagem na Saida do ESC conforme orientaram, já do motor qual deveria ser a tensão de cada fio?

Estou usando lipo 6s
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Receptor parando de funcionar do nada.

Mensagem por LaercioLMB »

Nos fios do motor a corrente é de pulso e não contínua, por tanto, não dá para medir corretamente a tensão nesses fios.
Na saída do ESC para o receptor, medir a tensão sem carga (nada ligado) não te dá uma leitura correta, pois na maioria das vezes a leitura é bem superior a esperada.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Receptor parando de funcionar do nada.

Mensagem por Douglas Lenz »

O Laércio falou tudo.

Portanto, terás que ligar num receptor e fazer as medições... mas vai correr o risco de estragar mais um receptor?
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Responder