Ajuda Eletrônica Yak 54 1780g

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Alexandre RS
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Jun 24, 2011 11:51 am

Ajuda Eletrônica Yak 54 1780g

Mensagem por Alexandre RS »

Boa tarde,
Como tenho pouco conhecimento em elétricos, durante os cálculos houve um engano no motor.
Yak 54 que construí
Asa 1300 mm
Motor Turnigy 3536/6 1250 kw
Bateria zippy 20C 3000 3S
Prop 11x7 (em um software de cálculo apareceu que poderia utilizar e resultar em 28A)
Peso de voo 1780g
Esc 30A para teste

O resultado do teste direto no aeromodelo foi um bom empuxo mas o motor ficou muito quente. Não aguenta deixar o dedo no motor quente
Tenho como utilizar este motor para este aeromodelo?
É normal este motor esquentar tanto?
Carreguei fotos nos anexos.
Obrigado pela atenção.
Anexos
Yak2.jpg
Yak2.jpg (29.91 KiB) Exibido 6433 vezes
Yak.jpg
Yak.jpg (23.03 KiB) Exibido 6433 vezes
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Ajuda Eletrônica Yak 54 1780g

Mensagem por brunobragantine »

Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ajuda Eletrônica Yak 54 1780g

Mensagem por LaercioLMB »

É como o Bruno falou, a maior hélice para esse modelo é uma 10X5 com bateria 2S e não 3S.
Uma GWS 11x5 até pode rodar com bateria 2S sem esquentar o motor.
Uma hélice APC 9X6 deverá rodar bem nesse motor com bateria 3S. A marca da hélice faz sim muita diferença. As GWS são as piores que tem, muito molengas e perdem desempenho em altas rotações. Sei disso por experiência própria.
Rodo um motorzinho HXT 2730 1300 (vulgo pratinha) com uma hélice GWS 10X4,7, mas com bateria 2S nele, pois se colocar 3S ele queima acredito em menos de 1 minuto.

Outro detalhe, se tem 1300 mm de envergadura, o peso de 1700 g está muito além do que ele poderia. Eu tenho um modelo de 1200 mm de envergadura pesando pronto para o voo, 1260 g aproximadamente. Note que o peso dele está bem próximo a envergadura.
Em que isso afeta?
Quanto maior for o peso, maior terá que ser a velocidade de voo para que as asas gerem sustentação igual ou superior ao peso dele. Não é o motor que faz o modelo voar, são as asas, pois se fosse o motor, planador não voaria. A função do motor é fazer o modelo se deslocar a uma velocidade em que o ar passando pelas asas gere sustentação para fazer ele levantar e voar.
Por isso hélice tem passo, não é igual a uma hélice de ventilador e tão pouco é o vento que ela faz que faz o modelo voar, pois lá em cima quando ele está se deslocando, a hélice não faz mais nenhum vento para trás.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
brunobragantine
membro
Mensagens: 503
Registrado em: Sáb Jun 22, 2013 1:54 pm
Localização: Jesuítas/Foz do Iguaçu-PR

Re: Ajuda Eletrônica Yak 54 1780g

Mensagem por brunobragantine »

Pelo tamanho do modelo eu usaria um motor de menor Kv e que aceite hélices de maior diâmetro, uma hélice 9" vai ficar praticamente dentro do cowl, haverá bastante perca de eficiência do conjunto.
Outro detalhe, o manual do motor pede ESC de 50A e nas especificações da HK diz que a corrente máxima é de 34A, tu deu sorte de não queimar seu ESC de 30A
Faça apenas uma vez, mas faça bem feito!!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ajuda Eletrônica Yak 54 1780g

Mensagem por LaercioLMB »

brunobragantine escreveu:Pelo tamanho do modelo eu usaria um motor de menor Kv e que aceite hélices de maior diâmetro, uma hélice 9" vai ficar praticamente dentro do cowl, haverá bastante perca de eficiência do conjunto.
Outro detalhe, o manual do motor pede ESC de 50A e nas especificações da HK diz que a corrente máxima é de 34A, tu deu sorte de não queimar seu ESC de 30A


Exato. Sempre pensei dessa forma e de tanto ouvir o contrário, pensei que não existisse ninguém capaz de pensar isso também e por esse motivo não citei esse detalhe.
A gente mede o diâmetro da carenagem do motor (cowl) e com isso se escolhe a hélice mais adequada e somente depois se escolhe o motor que suporte a hélice que necessitamos.
Escolher motor pelo empuxo não é o correto, pois tem motores grandes de pouco empuxo e motores pequenos de grandes empuxos o que mostra que temos que saber combinar muito bem o conjunto.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Wesley_Sniper
membro
Mensagens: 982
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 12:43 am
Localização: Mauá-SP
Contato:

Re: Ajuda Eletrônica Yak 54 1780g

Mensagem por Wesley_Sniper »

O setup legal para este aero seria:
Motor 3548 de 1100kv
Esc 60 ou 80A
Hélice 11x6, madeira ou master airscreen
Bateria 2200 a 3000mah 3s

Com o setup que está a chance de lenha é grande!

Um aero como esse precisa de uma sobra de potência considerável.

Abraço
:D
Avatar do usuário
Alexandre RS
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Jun 24, 2011 11:51 am

Re: Ajuda Eletrônica Yak 54 1780g

Mensagem por Alexandre RS »

Boa noite colegas,
Primeiramente, muito obrigado pela grande ajuda.
Laercio: Muito obrigado pela dica do peso. Nunca tinha visto essa relação entre asa e peso. Este modelo foi feito em cima de uma planta que escalei de 1000 para 1300 e após cortado a laser. Acredito que o peso extra resultou da entelagem feita com vinil.
Bruno e Laercio, concordo vocês com o tamanho da hélice. A hélice 11x7 já pareceu no limite da estética e também fiquei me perguntando o quanto o cowl influi...então abri na parte de baixo dele saída de ar com área igual a da entrada de ar.
Wesley, após o teste eu já desisti de voar (o teste foi feito na mão, cerca de 1 min)...não há chance de lenha e sim lenha certa!!!
Bem, este setup vai ficar para um próximo projeto.
Inicialmente esse aeromodelo seria para um motor ASP52 glow e resolvi finalizar ele como elétrico. Uma solução talvez seria retornar para o glow ou seguir a orientação do Wesley.
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda de todos.
Abraços
Avatar do usuário
Alexandre RS
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Jun 24, 2011 11:51 am

Re: Ajuda Eletrônica Yak 54 1780g

Mensagem por Alexandre RS »

brunobragantine escreveu:Pelo tamanho do modelo eu usaria um motor de menor Kv e que aceite hélices de maior diâmetro, uma hélice 9" vai ficar praticamente dentro do cowl, haverá bastante perca de eficiência do conjunto.
Outro detalhe, o manual do motor pede ESC de 50A e nas especificações da HK diz que a corrente máxima é de 34A, tu deu sorte de não queimar seu ESC de 30A


Bruno, não queimou o esc no teste, mas desconfigurou, kkkkkkk Só acelerava da metade do acelerador para cima.
"Configurei" agora com uma dica aqui do forum.
Valeuuu
Responder