I-MAX B6 - tensão e corrente estacionadas!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

I-MAX B6 - tensão e corrente estacionadas!

Mensagem por NEWRJ »

Galera,
Tenho um carregador IMAX B6 e várias baterias Lipo 3S de 2200mA 20C, a maioria ZIPPY FLIGHTMAX.

Neste último sábado voei várias vezes e carreguei as baterias repetidamente. De um certo momento em diante, as baterias passaram a "estacionar" o carregamento em aproximadamente 11,7V e a corrente não passando dos 0,4A.
O curioso é que passou a ocorrer com todas as baterias que tenho ao mesmo tempo e tentei carregá-las em um outro carregaor disponível no clube, e aconteceu a mesma coisa.
Não quis colocar nenhuma baeria de alguem no carregador ara ver se ele ia carregar legal, pois se o problema for nele, poderia estragar.
Não estranhei exatamente o fato de acontecer isso com uma bateria, pois as mesmas não são novas. O que estranhei foi o fato de estar tudo correndo bem e, derrepente, acontecer a mesma coisa com todas elas...mesmo uma ou outra que tenho de marca diferente.

Alguem tem alguma idéia do que está acontecendo?
AERO XERÉM - ZAGI 120
Avatar do usuário
antonioosjr
membro
Mensagens: 255
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 11:49 am
Localização: Araguaína/TO

Mensagem por antonioosjr »

É o carregador.
Tenho um Imax b8 que está fazendo a mesma coisa.
Acho que esses "ching ling" tem o prazo de validade curto.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Tem certeza de que a fonte/bateria que está usando para alimentar o carregador está ok ?
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

Obrigdo Antoniol,
Mas se é o carregador, porque ocorreu o mesmo quando eu tentei carregar no carrgador de um amigo na pista?
Ou o carregador DETONOU as baterias de uma só vez????
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

Cláudio, a princípio sim, mas vou testar na bateria do carro.
O que me intriga é que deu o mesmo problema no carregador do meu amigo, ligado na fonte dele....então parece mais problemas com a bateria que com o carregador....
Aí vem o outro fato que me intrigou, estavam todas carregando normalmente e, derrepente, passou a acontecer isso com todas elas....seja no meu carregador com a minha fonte....seja no outro carregador com outra fonte.
Estes dois fatos juntos me levam a crer que aconteceu algo com o carregador que detonou todas as baterias que carreguei nele depois de determinado momento.
Aí tem mais uma coisa....eu carreguei todas antes de voar no própprio clube e todas chegaram tranquilamente aos 12,6....aí mais tarde ficaram desta forma.....

Algo não está fazendo sentido para mim....só não consigo pensar no que....

MISTÉRIO!!!!!!!
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por diegostf »

Você mediu a tensão das células das baterias? Estão balanceadas? As medidas das tensões são as mesmas mostradas pelo b6?
Avatar do usuário
antonioosjr
membro
Mensagens: 255
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 11:49 am
Localização: Araguaína/TO

Mensagem por antonioosjr »

O meu da mensagem de full com 12.1v aí eu insisto de novo ele dá com 12.4 na terceira tentativa ele chega nos 12.6v. Não tentei carregar em outros carregadores para saber se ele ferrou a bateria. Quando a fonte esta fraca ele dá a mensagem imput volt error. Provavelmente não é a fonte
Avatar do usuário
NEWRJ
membro
Mensagens: 420
Registrado em: Qui Abr 10, 2008 9:35 am
Localização: RIO DE JANEIRO,RJ

Mensagem por NEWRJ »

Ainda não medi a voltagem das células não...vou verificar.

Estava pensndo em "ciclar"...e balancear para ver se funciona....vou tentar fazer isso hoje à noite e depois posto o resultado.....
Avatar do usuário
diegostf
membro
Mensagens: 1219
Registrado em: Qua Dez 10, 2008 11:15 am
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por diegostf »

Já vi isso acontecer qdo as celulas estão desbalanceadas. Meça as celulas e se a diferença for maior que 0,07V, balanceie elas.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Mensagem por groepke »

[quote:4a7c96beae="antonioosjr"]É o carregador.
Tenho um Imax b8 que está fazendo a mesma coisa.
Acho que esses "ching ling" tem o prazo de validade curto.[/quote:4a7c96beae]

Olha é melhor ter certeza de que é o carregador antes de falar.
Responder