Guardar lipo carregada por quanto tempo?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Já guardei carregada, já guardei descarregada, já guardei com sei lá quanta carga e não aconteceu nada.

A unica coisa é que guardo em um "bunquer" de cimento.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Eu tinha umas lipos que guardei por um bom tempo totalmente carregas uns 6 meses acho eu, elas incharam... taquei tudo no lixo...
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

Eu guardo minhas LiPo´s em modo Storage. Todas estão num bunker de papelão. A maioria tem mais de 8 meses paradas, nunca deu nada, nenhuma sequer inchou ou algo parecido. LiPo tem que ser bem usada, se você utilizá-la de modo errado na pista de nada vai adiantar fingir que cuida dela em casa. Nunca uso mais do que 70% de descarga, na maioria das vezes menos. Na verdade depois que uso uma bateria na pista posso guardá-la sossegado, pois vai estar praticamente no modo Storage, às vezes preciso dar uma descarregada nela e pronto, posso guardar. Dificilmente recarrego uma LiPo "apressadamente" na pista para usar em um motor elétrico. Só fazia isso com LiPo´s menores quando tinha shock flyer, mas vendi tudo e essas baterias não estão mais comigo. Tenho muitas baterias justamente para não precisar descarregá-las ao máximo quando estou voando. Tem dado certo.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Elas devem ser guardadas com meia carga. Totalmente cheias deterioram rapidamente.
Avatar do usuário
Jair Venturi
membro
Mensagens: 329
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 12:21 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Jair Venturi »

minhas lipos de 2s,nunca carreguei-as mais, não usava há muito tempo no meu shock,comecei a usar elas a poucos dias,mas faz uns 6 meses que não usava,sem carregar!!!
ou seja,dura bastante
obs: marcas hi-model e dynam,ambas com 700mAh
só que como o Alex disse,deixei-as com meia carga
Avatar do usuário
WoodFace
membro
Mensagens: 92
Registrado em: Seg Jan 10, 2011 12:17 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por WoodFace »

Caros,
Quando comprei meu RTF o conjunto que veio foi uma bateria Turnigy 1.8
[img:ec1d23e3d1]http://www.maishobby.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/t/1/t1800-3s-20-30.jpg[/img:ec1d23e3d1]

E um carregador Turnigy balancer & Charger 2S-3S modelo "Se ferra aê!"
[img:ec1d23e3d1]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/T-2S-3S(4).jpg[/img:ec1d23e3d1]

Ele é simples demais (pluga aê até a luz verde apagar)... QQ outra informação vc so consegue num multimetro (e lamba os beiços).

Depois de usar a bateria até o "final", ela fica com uma carga de 8,28V (quando entao o motor é cortado). No caso dessa bateria, essa seria o tal "modo de storage"??
Hobby serve pra relaxar. Se eu quisesse me estressar, iria pro tabalho!!!
Avatar do usuário
Aker-Nato
membro
Mensagens: 913
Registrado em: Ter Mar 31, 2009 11:39 pm
Localização: Guimarães - Portugal

Mensagem por Aker-Nato »

O modo storage é no 3,80v por cell.

Com esse carregador e sem voltímetro fica difícil deixa-las a meia carga(3,8v/cell).

Os carregadores digitais inteligentes possuem mesmo a função STORAGE.

Procura por accucell!
PorcoMaster
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 7:04 pm
Localização: Indaiatuba/Santos - sp

Mensagem por PorcoMaster »

Opa pessoal para não criar um novo tópico , vou dar um up nest , eu tenho uma bateria de 1800 mAh e pretendo comprar mais umas 4-5 de 1800 a 2200 , a minha pergunta é simples

Posso carregar a noite e antes de dormir e utiliza-las de manhã ou a descarga natural noturna impossibilitara um voo tranquilo no outro dia ?

Muito obrigado desde já por qualquer resposta.
jaburu
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Dom Abr 21, 2013 12:10 pm
Localização: Araçatuba

Mensagem por jaburu »

Porco,

Carrego minhas baterias a noite e no dia seguinte vou voar, não sinto muito diferença de quando carrego no mesmo dia!

Saudações!
PorcoMaster
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Dom Nov 21, 2010 7:04 pm
Localização: Indaiatuba/Santos - sp

Mensagem por PorcoMaster »

Obrigado jaburu agora vou ficar mais tranquilo
Responder