Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
mereti
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 12:16 am
Localização: Potim SP.
Contato:

Mensagem por mereti »

Parabéns pelo tutorial...

Este problema esta se tornando comum, um companheiro de pista fez exatamente a mesma coisa, inverteu a Lipo...
Por incrível que pareça, fiz exatamente a mesma adaptação que você fez, até cortar a parte do regulador onde vai parafusado o dissipador, tudo igualzinho...
Só uma diferença, o dele rompeu uma trilha atrás da placa, esta vai para a chave liga desliga o rádio...
No rádio dele veio um suporte para 8 pilhas, o soquete deste encaixa direitinho no soquete do rádio, coloquei este soquete na Lipo dele para não haver a possibilidade de nova inversão.
O soquete do rádio tem três pinos, os dois da beirada são negativos, o do meio positivo.
Aos que vão fazer adaptação de Lipo para este rádio coloque um soquete com três pinos, use o do meio para o positivo e um da beirada para o negativo, o outro deixe sem nada, retire o metal de dentro do soquete, assim não terão problemas de inversão de polaridade mesmo que o soquete da Lipo seja colocado errado no soquete do rádio...

Abraços...
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

Ae galera

comecei o post da "luminosidade" hehehehe

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=947640#947640


mas paciencia q farei devagarinho, minha esposa está me boicotando, e tah meio dificil de fazer certas coisas, exclusivamente relacionado a aviões, eletronica e computadores.... agora soh falta ela fechar as pernas kkkkkkk ae num tem mais sentido viver hahahahahaha

será que alguém também tem esse tipo de problema? estou até pensando em criar um post a respeito... vai lotar kkkkkkkkkkk

um abraço a todos
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Avatar do usuário
vandecir alves
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Ter Dez 28, 2010 3:30 pm

Mensagem por vandecir alves »

alguem tem o manual deste radio em portugues?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Marcos,

Para um backlight funcionar legal precisa de um difusor por trás para distribuir a luz melhor. Procure em sucata de monitores LCD por uma placa plástica meio leitosa.

Vandecir,

O manual deste rádio e nada é quase a mesma coisa, mas ele é meio intuitivo, é só ir fuçando um pouco. Uma olhada no manual de um DX7 também dá uma boa base.
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Mensagem por marcoskoller »

[quote:dd445fb19c="alexcmag"]Marcos,

Para um backlight funcionar legal precisa de um difusor por trás para distribuir a luz melhor. Procure em sucata de monitores LCD por uma placa plástica meio leitosa.[/quote:dd445fb19c]

Grande alex

o backlight tá pronto já
dá uma olhada em
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=103363
e comenta lah pra gente

valew, um abraço
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Bublitz
membro
Mensagens: 96
Registrado em: Dom Nov 30, 2008 6:16 pm
Localização: Rio Negrinho, Santa Catarina

Mensagem por Bublitz »

Não quero desmerecer seu trabalho, muito pelo contrário, foi um p*&*@ trampo como diz o pessoal por aqui, mas fazer tudo isso que você fez, pra quem tem uma vaga noção é muito complicado, não seria mais simples prevenir? Na hora que o sujeito vai fazer a conversão para usar a lipo colocar um diodo?

Tiago Bublitz
rschunk
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Seg Jan 03, 2011 10:51 am
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagem por rschunk »

Tive o mesmo problema lipo invertida, segui o tuturial e tudo correu como previsto, o radio ligou e funcionou, mais tive um detalhe que não vi aqui meu radio agora marca sempre 1.1v para qualquer bateria que eu coloque mesmo 100% carregada e o bip de bateria fraca não para, tive que desativar o auto-falante para poder voar, alguem tem alguma ideia do que possa ser?
Avatar do usuário
Julio Santão
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Qua Ago 25, 2010 8:42 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Julio Santão »

[quote:469ea136d7="rschunk"]Tive o mesmo problema lipo invertida, segui o tuturial e tudo correu como previsto, o radio ligou e funcionou, mais tive um detalhe que não vi aqui meu radio agora marca sempre 1.1v para qualquer bateria que eu coloque mesmo 100% carregada e o bip de bateria fraca não para, tive que desativar o auto-falante para poder voar, alguem tem alguma ideia do que possa ser?[/quote:469ea136d7]

Olá rschunk, meça a voltagem do emissor do 7805 se esta em torno de 5 volts, verifique o capacitor novo que vc soldou quanto a sua polaridade, funcionamento e seu valor se é compativel com o original , observe visualmente se algum resistor smd foi danificado pelo calor dos outros componentes, no link abaixo realizaram uma adaptação para modificar o voltagem que é exibida no display do turnigy para quem usa o firmware original um dos usuários esclarece um pouco sobre a leitura que o chip atmega64 faz com base nos 5 volts que recebe...espero ajudar um pouco

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1035575&page=221

imagem de referência
http://static.rcgroups.net/forums/attachments/1/4/1/8/0/1/a3269527-2-9x%20pcb.jpg?d=1275054772
rschunk
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Seg Jan 03, 2011 10:51 am
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagem por rschunk »

obrigado Julio vou dar uma olhada.
Avatar do usuário
roclombardi
membro
Mensagens: 378
Registrado em: Ter Jun 15, 2010 8:23 pm
Localização: Macapá- AP

Mensagem por roclombardi »

Oi amigos acho que aconteceu a mesma coisa com meu fly sky thx9 sao iguais? me pareceu que sao do mesmo fabricante,vendo vcs escrevendo e fazendo esse concerto ai parece muito facil ,mas para um leigo como eu vixe seria difiçil demais ,pior de tudo e a distancia que estou de vcs moro em Macapá AP
gostaria de saber c algum de vcs poderia arrumar o meu ?kkkkkkkkkkk
será que poderia me ajudar ? aguardo resposta amigos
Responder