Turnigy 9X - CUIDADO!!! comando travado.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
gvacilotto
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Jun 21, 2008 1:47 pm
Localização: Porto Alegre RS

Turnigy 9X - CUIDADO!!! comando travado.

Mensagem por gvacilotto »

Pessoal... comprei um Turnigy 9X a uns 2 meses...

Ao contrario do que eu imaginava... achei relativamente fácil de configurar... (mas se perde algumas horinhas até aprender). Implantei em 3 modelos (um demoisele 3ch que foi bem fácil, um planador 5 canais com flaperon q foi demoradooo e um paraglider com 4 canais q foi tranquilo). Voei bem os 3 modelos inclusive utilizando configurações bem complexas e o mesmo se demonstrou seguro e uma ótima opção de mercado.

O acabamento não é de um Futaba ou JR... Mas responde bem a proposta de mercado... Radio de mais canais a baixo preço...

Porém me ocorreu um problema... Lancei meu planador DLG fiz uma correção no comando de aileron e o mesmo passou a ficar com o aileron fixo com forte tendencia para a esquerda... Tive problemas para trazer o planador até o chão. Ou seja LENHA!!!.

No primeiro momento me decepcionei com o rádio... achei q era interferencia depois achei q tinha queimado algum servo... depois pensei que fosse o receptor... e por fim percebi q o problema estava no transmissor.

Resetei o transmissor e o problema continuava.. ia verificando a opção Display notei que o comando de aileron continuava fixo para a esquerda. Resolvi abrir o transmissor e logo de cara apareceu o problema, um dos 3 fios que liga o potenciometro (ou variomentro.. n sou muito conhecedor de eletrônica) do canal 1 (aileron) estava rompido. Soldei e o mesmo voltou a funcionar perfeitamente...

O problema estava parcialmente resolvido... Já li em algum outro tópico sobre o mesmo equipamento que as vezes que nos produtos chineses vem com algumas coisas desconectadas... Logo depois da solda percebi que o conjunto de 3 fios que sai do variometro estava todo por quebrar. Analisando um pouco mais a fundo percebi que este mesmo conjunto de fios deve passar por um encaixe que não permite que estes fios se movimentem próximo ao ponto de solda e que nos meus dois sticks o problema ocorria... Fixei os fios ali na cavinha e então passei a ter certeza de que o rádio estaria funcionando de modo seguro.

Fica a dica para os que ja tiveram o mesmo problema... o rádio é bom ... mas tem estes poréns... Aos que não tiveram o problema indico que abram o transmissor e visualizem a situação destes encaixes se foram realizados. Em breve postarei fotos para que fique melhor indicado onde ocorre o problema.

Continuo utilizando o equipamento... mesmo com o acontecido supracitado. E acreditem... aposentei meu 7CAP 72Mhz pois o Turnigy me abriu uma série de possibilidades que eu n conseguia realizar no Futaba.

Ahhh e continuo dizendo para os iniciantes... o 9X é a melhor opção do mercado seja para iniciantes ou experientes.

att,
Guilherme Vacilotto
gvacilotto
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb Jun 21, 2008 1:47 pm
Localização: Porto Alegre RS

Mensagem por gvacilotto »

Foto que prometi
Anexos
Figura1.jpg
Figura1.jpg (38.81 KiB) Exibido 17074 vezes
Avatar do usuário
thiagobarreto
membro
Mensagens: 365
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 2:25 am
Localização: Ibotirama - Bahia

Mensagem por thiagobarreto »

[quote:991ac277e8="gvacilotto"]Foto que prometi[/quote:991ac277e8]

Olá, fico feliz em ver que vc resolveu o seu problema. estou com um parecido so que no profundor. ao realizar o movimento no stick, o profudor da uma especie de "lag" fazendo com que realize o comando oposto e somente depois o "lag" que ele obedece os comandos... esse meu problema acontece tanto no simulador como tbm com servos..

=(

daria pra postar uma foto de maior resolução pra eu saber onde resolver o meu problema...
obrigado pela ajuda
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Thiago,

Tente calibrar seu TX.
Avatar do usuário
thiagobarreto
membro
Mensagens: 365
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 2:25 am
Localização: Ibotirama - Bahia

Mensagem por thiagobarreto »

[quote:498a0c4186="alexcmag"]Thiago,

Tente calibrar seu TX.[/quote:498a0c4186]
eh alex ja tentei e sem sucesso.

obrigado pela atenção
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não é comum acontecer isto, mas pode ser potenciômetro com defeito. Se puder, coloque uma ponta de prova do multímetro no cursor dele (com o comum num dos extremos) e veja se a tensão é linear durante a operação.
Avatar do usuário
thiagobarreto
membro
Mensagens: 365
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 2:25 am
Localização: Ibotirama - Bahia

Mensagem por thiagobarreto »

[quote:e9f692418d="alexcmag"]Não é comum acontecer isto, mas pode ser potenciômetro com defeito. Se puder, coloque uma ponta de prova do multímetro no cursor dele (com o comum num dos extremos) e veja se a tensão é linear durante a operação.[/quote:e9f692418d]


vai me desculpar mas, sou totalmente leigo em eletronica, onde fica isso? :oops:
quanto aos testes vou comprar o equipamento e fazer as provas pra ver...
obrigado
Avatar do usuário
valter_ribeiro
membro
Mensagens: 1892
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:05 am
Localização: Rio Brilhante - MS
Contato:

Mensagem por valter_ribeiro »

Como sempre digo, quem faz o QC dos produtos Xings são os donos, no caso do rádio, antes de qualquer coisa é sempre bom abrir para ver se não tem fio solto ou soltando, desconectado, preso, soldas mal feitas e etc. Feito isso, o 9X é um ótimo equipamento.
Avatar do usuário
Vanderlei (NINHO)
membro
Mensagens: 69
Registrado em: Qui Jan 25, 2007 2:55 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Vanderlei (NINHO) »

[quote:90fe162eb2="alexcmag"]Não é comum acontecer isto, mas pode ser potenciômetro com defeito. Se puder, coloque uma ponta de prova do multímetro no cursor dele (com o comum num dos extremos) e veja se a tensão é linear durante a operação.[/quote:90fe162eb2]

Alex, estou com esse mesmo problema, quando aciono o stick para cabrar e coloco um pouco mais de força no fim do curso do stick o comando inverte, têm como trocar esses potenciometros e como faço para medir isso com meu multímetro ?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:730ee2bedb="Vanderlei (NINHO)"][quote:730ee2bedb="alexcmag"]Não é comum acontecer isto, mas pode ser potenciômetro com defeito. Se puder, coloque uma ponta de prova do multímetro no cursor dele (com o comum num dos extremos) e veja se a tensão é linear durante a operação.[/quote:730ee2bedb]

Alex, estou com esse mesmo problema, quando aciono o stick para cabrar e coloco um pouco mais de força no fim do curso do stick o comando inverte, têm como trocar esses potenciometros e como faço para medir isso com meu multímetro ?[/quote:730ee2bedb]

Vou ter que abrir um rádio destes para trocar de modo no final de semana, aí aproveito e já faço um vídeo.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder