TEMPO DE VOO - BATERIAS 4,8 NO RX

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Leandro Hendges
membro
Mensagens: 217
Registrado em: Seg Fev 07, 2011 10:04 am
Localização: Palotina, PR

TEMPO DE VOO - BATERIAS 4,8 NO RX

Mensagem por Leandro Hendges »

Boa Noite, sou iniciante...gostaria de saber quantos voos posso arriscar utilizando um pack de baterias Sony 4,8v 2000mAH no RX...com quatro servos futaba...????


Abraço,
Leandro Hendges
Palotina PR
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Leandro, esta pergunta é muito subjetiva.

Você não deixou explicito mas pelo visto deve ser aero a combustão.
Esta bateria irá fornecer energia a 4 servos + um receptor.
Se esta bateria for realmente de 2000mAH ( se não for falsificada ) vai dar bastante tempo de vôo, mas não vou chutar um valor.

O que eu aconselho você fazer é muito simples, compre um multimetro qualquer, vai pagar no máximo 20 reais.
Carregue a bateria, meça com o multimetro ( caso tenha dúvida procura no google ou aqui no evoo como medir tensão de baterias ).
Após um vôo meça de novo e veja quanto caiu, assim dá para ver mais ou menos quanto tempo dará.

Porém, quero que você entenda que não adianta fazer formulas para estipular a autonomia, pois baterias descarregam exponencialmente.

Pesquise um pouco sobre baterias, é fundamental, mas darei algumas dicas.
Baterias NiCd ou NiMh tem tensão de 1,2V por célula ( padrão industrial ), sendo assim sua bateria tem 4 células ( 4,8V ). Porém quando carregadas terão 1,4V por célula, logo quando você medir com multimetro terá por volta de 5,6V no visor.
Já completamente descarregadas baterias NiCd tem 0,8V por célula e NiMh 1,0V por célula.

Conclusão que você tira de tudo isso: compre um multímetro e sempre leve para o local de vôo, sempre meça a tensão da bateria e quando estiver próxima de 4,1-4,2V não voe mais, coloque para carregar.

Abraço.
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

quatro micro servos de 0,5 kgf?
servos giant de 40 kgf?

voo papai-mamae.. bem light?

voo hardcore 3D ultra mega blaster punk?

é planador?

é jato?


vendo como sua pergunta foi vaga...


mas se for um trainer tipo AVISTAR .40.. com as originais de 900mhA vc voa um sábado inteiro.. 5.. 7.. voos..

com 2000 entao..
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
Leandro Hendges
membro
Mensagens: 217
Registrado em: Seg Fev 07, 2011 10:04 am
Localização: Palotina, PR

Mensagem por Leandro Hendges »

Desculpem...realmente ficou vago...

Estou voando com servos stand futaba...o avião é um Pastinha Artal, com motor .40...o tipo de voo...olha como estou iniciando...voo mais light...porém com algumas acrobacias basicas...loop...e parafusos...


Abraço,
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

uns 15 voos
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Leandro, eu não arriscaria mais que 6 voo de 10 a 15 minutos sem carregar, não confie muito na voltagem, pois as vezes essa voltagem cai rapidamente deixando você na mão.

faça 5 voo e coloque pra carregar em um carregador inteligente, ai sim você terá uma noção de quanto seu pac consome por voo, e a partir dai deixe uma margem de segurança e carregue antes do pac se esgotar.
Avatar do usuário
Leandro Hendges
membro
Mensagens: 217
Registrado em: Seg Fev 07, 2011 10:04 am
Localização: Palotina, PR

Mensagem por Leandro Hendges »

Hoje fui a uma loja aqui perto de minha cidade e comrei uma Lipo 2200mAh 25C, e um UBEC para transformar em 4,8v, quantos voos vou conseguir fazer...o cara na loja falou que posso voar por 50 voos sem recaregar...é isso mesmo???
Leandro Hendges
Palotina PR
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4459
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

eu voo planadores grande.. 3.4m de envergadura.

uso uma 850mAh e bec de 5A/5V

6 servos digitais

10 voos lights de 10min consumiram 180mAh
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
flavioprado
membro
Mensagens: 85
Registrado em: Qui Set 13, 2012 5:25 pm
Localização: carmo do rio claro-mg

Mensagem por flavioprado »

bem galera... a minha situaçao é essa tambem..comprei 5 pilhas dessa cicle energy da sony de 2500 nimh e fiz a soldagem em flat, esta carregando em um acuceel com 0,1A...deixei carregando no altomatico e ela esta chegando a 6,9 6,8 volts e assim fica mais isso cai qndo eu paro de carregar, as pilhas sao originais, algum calculo que eu possa fazer, ou metodo de medir? alguma sugestão????....
aviao glow 3 servos hxt standard e um futaba 3004 mais rx turnigy...att..flavio
rafaelgmp2
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Dom Jun 20, 2010 3:50 pm
Localização: Divinópolis,MG

Mensagem por rafaelgmp2 »

Amigo, o melhor a se fazer é comprar aqueles analisadores onboard, e instalar em seu modelo .

com ele voce terá uma resposta mais exata, e se sentirá mais seguro em seu voo.

Abraços
Responder