Ajuda com interpretação de dados de wattmeter

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Ajuda com interpretação de dados de wattmeter

Mensagem por wildcat »

Boa tade, pessoal!

Fiz hoje alguns testes com meu Copterx 450 pra saber mais sobre o consumo e outros dados.

Não sei exatamente o que o wattimetro mediu, e preciso de uma força pra interpretar os dados.

Seguem aí as informações:
- Pico de 36A ( acelerando de uma vez ) acho que 371w
- Pico de 29A (acelerando devagar) 322w nesse momento.

Estes não entendi:
- 34,83 Ap
- 21,06 Wh
- 370,8 Wp
- 10,18 Vm
- 1.961 Ah ( imagino que tenha sido drenado da lipo 1961 mah )

Parei os testes depois de uns 10 minutos, e a lipo ( 3s de 2200 20C ) ficou morna, e cada célula com 3,66v.

Alguém poderia dar uma força na interpretação dos dados acima?

Como fiz os testes dentro de casa, não consegui aferir o RPM. O Tacometro travou nos 3600 rpm por conta da lampada.
Faço esse teste no dia que sair pra voar.

Desde já, fico grato.
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Não sei se vem ao caso, mas o motor é um 430XL da Align. O esc também, de 35A.
A bateria é uma zippy de 2200 mah e 20C.
Pás de carbono.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Eu chutaria que "Ap" fosse a corrente de pico, asim como "Wp" a potência de pico. "Wh" deve ser watt-hora (uma medida de consumo versus potência), e "Vm" a tensão média durante o teste. "Ah" é ampére-hora, uma medida da capacidade armazenada que foi retirada da bateria.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

O meu Wattimetro é o Turnigy Watt Meter and Power Analyzer, vem com manual explicando tudo.

Ap = Peak Amps = Corrente máxima medida.

Wh = Watt-hours = Mede a energia total enviada.

Wp = Watts Peak = Potência máxima medida.

Vm = Minimum Volts = Tensão mínima medida.

Ah = Amp-hours = Carga total enviada.


Não sei qual o seu Wattimetro, mas faltou o manualzinho...
Avatar do usuário
coutinho_fly
membro
Mensagens: 702
Registrado em: Dom Fev 04, 2007 10:42 pm
Localização: Brasília - DF
Contato:

Mensagem por coutinho_fly »

Do Manual do Watt´s Up, acredito ser o mesmo aí no seu:

6.2.1 (Current) Amps A, Peak Amps Ap

The Amps value displayed is the average current flowing through the Watt's Up's black
wire over the last screen update interval. The displayed Peak Amps value (Ap) is the
maximum current drawn on the LOAD side, since the startup screen ended. Watt's Up
circuit operation draws a slight amount of current (7 mA) from the SOURCE side. Being hundreds of times less current than is drawn by typical loads, this slight additional current can be ignored and the SOURCE’s current be considered equal to the LOAD’s current for most practical purposes. Amps values are measured on the LOAD side. Currents over 50 Amps should be measured for reduced time due to wire heating.

6.2.2 (Voltage) Volts V, Minimum Volts Vm

The Volts value displayed is the average voltage over the last screen update interval. The displayed Minimum Volts value (Vm) is the minimum voltage (or “sag”) measured on the SOURCE side, since the startup screen ended. The Volts value is measured on the SOURCE side.

6.2.3 (Energy) Watt-hours Wh

The value displayed is the total energy delivered to the LOAD in Watt-hours since power was applied to the Watt's Up. It is measured on the LOAD side. For accurate results, be careful not to interrupt the SOURCE connection to the Watt's Up during an energy measurement. Doc Wattson reports in KWh which is 1000 Wh.

6.2.4 (Charge) Amp-hours Ah

The value displayed is the total charge in Amp-hours delivered to the LOAD since power was applied to the Watt's Up. It is measured on the LOAD side. For accurate results, be careful not to interrupt the SOURCE connection to the Watt's Up during a charge measurement.

6.2.5 (Power) Watts W, Peak Watts Wp

The value displayed is the average power delivered in Watts over the last screen update interval. The displayed Peak Watts value (Wp) is the maximum power drawn on the LOAD side, since the startup screen ended. Watts values are measured on the LOAD side.
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Valeu, pessoal.

De fato faltou o manual!
A propósito, o wattimetro é o Watts´up.

Abs
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
kiev-locha
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Qua Out 05, 2005 11:44 pm
Localização: xxx

Mensagem por kiev-locha »

Wildcat, se precisar do manual, eu o tenho em pdf, mas ultrapassa o limite de 40k para anexar como arquivo zip ou rar para colocar aqui no post. Me dê seu e-mail que lhe enviarei.


NiKolas
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

[quote:fb279b9992="kiev-locha"]Wildcat, se precisar do manual, eu o tenho em pdf, mas ultrapassa o limite de 40k para anexar como arquivo zip ou rar para colocar aqui no post. Me dê seu e-mail que lhe enviarei.


NiKolas[/quote:fb279b9992]

Grande Nikolas...
Consegui o manual com o Bruno.
Mas fico grato pela atenção.

Abraço
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Mensagem por The Borba »

Olá pessoal, pra não criar outro tópico, vou usar este para tirar uma dúvida. Comprei este mesmo wattímetro, porém nunca usei e tenho uma dúvida. Tenho bateria e esc com conectores XT60 e EC5, e preciso medir o consumo dos motores. Posso fazer cabos adaptadores para poder medir o consumo?. Vou soldar no wattímetro conectores XT60. Os fios devem ser da mesma medida dos fios da bateria? Agradeço quem puder me ajudar. Abraço.
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Mensagem por Elilson »

pode fazer cabo adaptador com a mesma bitola ou maior e quanto mais curta o adaptador melhor.
Responder