Tamano da antena do RX

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tamano da antena do RX

Mensagem por LaercioLMB »

pietro escreveu:Os Helis 72mhz tinham um tubo plástico a meia altura do skid onde a antena fica enrolada com espaçamento adequado. Mas tem que ver se não diminui o sinal...



Se não enrolar corretamente, diminui.
Eu não sei qual é o padrão de bobinar uma antena 72 MHz, por isso não falo nada sobre isso, só sei que pode.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Tamano da antena do RX

Mensagem por alexcmag »

O comprimento de onda de 72MHz é 4,16m, calculando 1/4 disto e descontando a diferença de velocidade de propagação entre o cobre do fio e o vácuo dá 1m. Os rádios usarem mais ou menos que isto podem ser pequenas diferenças no circuito e é bom seguir o que o fabricante testou. Os receptores GWS por exemplo não se davam bem com antena de 1m, pegavam muito ruído.

Quanto a antena "bobinada", quando eu usava 72MHz, em quase todos meus receptores eu usava 10cm de fio, indutor de 1,5uH e mais 15cm de fio. Na teoria o ganho disto é muito menor que o da antena de 1m, na prática dava o mesmo alcance. Como estas antenas só funcionam bem para a frequência para o qual foram projetadas e rejeitam muito mais outras frequências, como analogia seria como a diferença entre ouvir alguém conversando em uma sala silenciosa ou alguém gritando em show de rock.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Tamano da antena do RX

Mensagem por JeanCS »

alexcmag escreveu:O comprimento de onda de 72MHz é 4,16m, calculando 1/4 disto e descontando a diferença de velocidade de propagação entre o cobre do fio e o vácuo dá 1m. Os rádios usarem mais ou menos que isto podem ser pequenas diferenças no circuito e é bom seguir o que o fabricante testou. Os receptores GWS por exemplo não se davam bem com antena de 1m, pegavam muito ruído.Quanto a antena "bobinada", quando eu usava 72MHz, em quase todos meus receptores eu usava 10cm de fio, indutor de 1,5uH e mais 15cm de fio. Na teoria o ganho disto é muito menor que o da antena de 1m, na prática dava o mesmo alcance.

É a teoria é diferente da prática mesmo. A própria frequência da onda incidente na antena varia de acordo com a velocidade do modelo (Doppler), e outras coisas. Então como vai fazer? Uma antena variável que se ajusta automaticamente? Nessas antenas de Rx que são simples, o cara simplesmente decide onde passar a tesoura! Baseado em discriminação de sinal. Não faz muita diferença pequenas variações no tamanho, e se na pior hipótese o sinal for tipo 100x mais fraco, estamos falando de algo abaixo de 20 dB, o que está dentro da faixa dinâmica até dos receptores baratos. Coisas como figura de ruído, são mais importantes em antenas simples.
alexcmag escreveu:Como estas antenas só funcionam bem para a frequência para o qual foram projetadas e rejeitam muito mais outras frequências, como analogia seria como a diferença entre ouvir alguém conversando em uma sala silenciosa ou alguém gritando em show de rock.

Interessante, nunca ví isso, mas deve funcionar como uma pré-filtragem, o que melhora a discriminação, mesmo ao custo de menor ddp do sinal captado. Por causa da discriminação, que foi limitada a potência dos rádios. A analogia na área é conhecida como o paradigma do restaurante, que é a diferença entre um restaurante chique e outro classe média. No chique as pessoas conversam nas mesas, mas se ouve o tilintar dos talheres. E no classe média as pessoas na mesa conversam alto e podem incomodar os outros. Quando incomodam a mesa ao lado fala mais alto, pra poder continuar sendo ouvidos o que gera uma aumento generalizado no volume em cadeia. Mais ou menos como os restaurantes da Tijuca onde moro, kkkk. Você ouve o zum zum zum da conversa longe...Então a algumas décadas atrás, as comunicações que eram como o Fasano, estavam que nem as churrascarias da Tijuca. Assim foi preciso limitar a potência dos transmissores de todo mundo, e manter em um nível aceitável. Por isso nossos Tx estão com mais baixa potência. E não é devido a uma conspiração diabólica, como já ouví muito falar.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
JeanCS
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Qui Abr 13, 2017 7:11 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Tamano da antena do RX

Mensagem por JeanCS »

Substituí o termo "voltagem" por ddp, pra evitar xavecos, mas saibam, os defensores da língua portuguesa (Que estão corretíssimos!), que o termo, consta no DICIONÁRIO:
substantivo feminino
1. tensão elétrica medida em volts.
2. indicação do potencial de corrente elétrica necessário para fazer funcionar uma máquina ou aparelho elétrico.
fonte: https://dicionariodoaurelio.com/voltagem
É um neologismo, assim como logar. Meu chefe odeia esse termo. Tanto que tentou tirar o logar do site da universidade, mas foi rechaçado pelos estudiosos da língua. Mas como somos amigos, evito logar no trabalho, só acesso. Da mesma forma, aqui no fórum somos uma comunidade, assim substituí por ddp. Eu também não gosto de presidenta...Mas felizmente ou não, nossa língua não é morta que nem o latim.
Inteligente não é quem sabe para onde ir, mas quem aprendeu para onde não deve voltar...
Responder