Projeto pra regulador de voltagem 5V 3A

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Alguem sabe responder a duvida deste cara (em ingles) ?
http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?p=5557668&postcount=21
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Já respondi, o cara tá usando 1 célula LiPo, já testei isto e é muito crítico.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

[quote:16630e1029="alexcmag"]Já respondi, o cara tá usando 1 célula LiPo, já testei isto e é muito crítico.[/quote:16630e1029]
Valeu, Alex!

Tem muitas e muitas dezenas de DLGzeiros que usam LiPo 1S ligado no rx em seus planadores. Talvez o rx ou servos do cara seham abaixo da critica, mas que 1S é viavel, com certeza é.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Se não me engano quando o Beto fez um modelo à elástico RC eu fiz uns testes com os equipamentos que tinha.

Entre 3,7V e 4,2V na célula realmente funciona direitinho, sem problemas.

Abaixo disto, o receptor funcionava, mas os servos começavam a ficar fracos e falhar, causando glitchs cada vez piores que por sua vez arriavam mais ainda as baterias.

Existem servos e receptores feitos para 1S, neste caso dá pra usar a bateria até o final sem problemas. Caso contrário ou se usa um pack maior e só metade da capacidade, ou se usa um BEC.

Gosto da solução do BEC porque o risco é menor, além de que servos geralmente trabalham melhor com 5V.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Estou usando uma Li-Ion daquelas do Cesar de 650mAh no DLGzinho e até agora não tive problemas, o receptor gws 4 e o servos bluearrow 3,6g. Eles devem estar mais lentos com certeza.
Já voei muito tempo com isso, no entanto não ultrapassei os 200m de distância.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

tenho duas duvidas.
1ª- Daria certo montar um regulador com o LM7805? eu comprei um uma vez e ele tem saida maxima de 1A e se usar uns 2 capacitores junto ele regula certinho em +/- 5v ~ 4,8v. colocando 3 em paralelo 5v 3A ( uns 2,5 A pois são genericos hehe :roll: )

2ª como monta um detector de baixa tensão? tipo vou fazer um BEC para usar com 2s o certo é cortar em +/- 6v para não estragar a bateria. como faço um indentificador de baixa voltagem ?
uhm...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Edgar,

o receptor funciona até com 3,2V, os servos que normalmente ficam malucos antes, mas os BlueArrow de 3,6g provavelmente já são feitos pra trabalhar em baixa tensão. Mas te garanto que a maioria dos servos tem efeitos malucos nesta tensão, até pode-se usar mas desde que não deixe a bateria baixar de meia carga (até uns 3,6V).


Dark,

O LM7805 normal precisa de 3V a mais na entrada para conseguir regular bem a saída, ou seja, só funciona ligado em 3S já que a 2S assim que começasse a descarregar já deixaria o regulador meio bobo. Tem uma versão dele pra 3A com baixa queda de tensão, mas é um código diferente, tipo 78T05xx (não lembro o que vai no lugar do XX, depois pesquiso).

Não se usa corte por baixa tensão em BEC, é melhor perder a bateria do que o avião todo. O que se corta é o motor, no speed. No BEC o que você pode colocar é um alarme mesmo, para apitar quando a bateria ficar baixa, mas não tenho nenhum esquema que não seja microprocessado.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Alex, apenas complementando, se não se utilizar a versão para 3A (que por sinal é enorme e pesada, pois tem aquele encapsulamento de alumínio do tipo dos velhos 2N3055, que parece um "ovo frito"), deve-se ter cuidado ao conectar reguladores da série 78XX em paralelo... As referências de tensão internas não são idênticas, e asim um deles geralmente assume quase todo o serviço, enquanto o(s) outro(s) finge(m) de morto(s), e desse modo, ao atingir a temperatura-limite ele começa a cortar a saída, e algum outro "assume", até que atinja a temperatura limite também, e por aí vai... Até que TODOS acabem "cortando" e derrubando a tensão de saída de repente... Existe um procedimento específico para ligar reguladores em paralelo, que envolve colocar trim-pots pra o "ajuste fino" da corrente, que deve ser medida em todos os reguladores simultaneamente, com amperímetros de boa precisão... E que não considero recomendável dada a complexidade e a possibilidade de desajustes causados pela vibração (leia-se: lenhas... hehehe). De qualquer forma, antes de voar é bom fazer uns testes em condições "desfavoráveis", tipo má ventilação... No data sheet do componente existem "receitas" para aumentar a corrente disponível. Esse data-sheet pode ser baixado no site da Farnell (www.farnell.com.br) buscando o componente como LM7805*
Abraços!
Claudio
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tem uma versão de 3A menor, pelo menos passou pela minha mão um 78T05xx SMD, apesar de meio parrudinho. Na especificação dele constava 3A e o sufixo era de baixa queda de tensão, mas não achei mais o código.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Bom, essa versão SMD eu ainda não tinha visto.... A última vez em que topei com um desses reguladores para 3A, o arco-íris ainda era em preto-e-branco.... Acho que eu tô ficando velho...
Para localizar a versão que você citou, creio que é possível encontrar o data sheet na Farnell, dando busca usando caracteres-curingas (*). Pelo menos eu já usei algumas vezes em que não sabia o código completo e funcionou...
Claudio
Responder