Projeto pra regulador de voltagem 5V 3A

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Projeto pra regulador de voltagem 5V 3A

Mensagem por gustabmo »

Alo,

Manjo nada de eletronica mas até que consigo usar um ferro de solda... sai uns frankensteins mas sai...

Alguem poderia me ajudar com um projeto de um regulador de voltagem que receba de entrada uma LiPo 2S (6-8.4V) e forneça na saida 5V, com capacidade para até uns 3A ?

De preferencia que fique o mais leve possivel, e com componentes encontraveis por aqui.

É pedir demais? É nada... nao tô nem pedindo que montem o circuitinho pra mim! :D

Obrigado!
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Só isso?
tá..... 8)
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Ta feitchu tio...

Tres reguladores lowdrop em paralelo que vc encontra na farnell ou na loja da RS do Brasil na Santa...

http://uk.farnell.com/jsp/endecaSearch/partDetail.jsp?SKU=1087085&N=401

1087085 esse é o codigo da farna.. qualquer um pode pedir http://www.farnell.com.br/

Fica pesando não mais que 4g e com o tamanho de 1/4 de uma caixa de fosforo
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Eu sabia que voce nao me decepcionaria, Marco! :wink: :wink:

Muitissimo obrigado! Vou ver os links que voce passou e comprar os reguladores.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:a6554122b1="gustabmo"]Eu sabia que voce nao me decepcionaria, Marco! :wink: :wink:

Muitissimo obrigado! Vou ver os links que voce passou e comprar os reguladores.[/quote:a6554122b1]

Se vc quiser eu monto.. alias fiz um pra 2A e ta pronto...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Precisa nao, Marco... vou deixar pra abusar da sua boa vontade quando o pepino for do grosso, esse parece que e' fininho! :D :D

Fiz uma pre-encomenda de 10... Pelo que entendi no site eles so' tem estoque na Matriz (USA?). Bom, vamos ver se chega nesse mes ainda...

Dei uma olhada nos dataxit e o negocio e' bao mesmo... com uns 5.3V de entrada ele ja' consegue por 5V na saida, e com carga de 1A vai perder so' 0.4V.

Pelo que entendi do esquema dele, pra usar e' so' soldar os fios direto nas perninhas e pronto. E' isso mesmo? Achei tao facil que fiquei desconfiado que eu que nao entendi nada...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Gustavo,

É só soldar as perninhas (3 em paralelo para conseguir 3A) e colocar um capacitor de uns 47microFarad na saída, como na Figure1 do datasheet.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

E observe o preço... R$3,17 cada :wink:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Vi o preço, Marco... vai sair quase dérreal cada um! Nao chega a quebrar a banca de ninguem... Obrigado de novo pela dica! :D


[quote:c338b36ac1="alexcmag"]É só soldar as perninhas (3 em paralelo para conseguir 3A) e colocar um capacitor de uns 47microFarad na saída, como na Figure1 do datasheet.[/quote:c338b36ac1]
Tá falando dessa figura em anexo, certo?

Devido ao meu analfabetismo eletronico, me ajudem a entender... o Ci é desnecessario? E porque Co de 47microFarad em vez de 22 como na figura? Porque sao 3 em paralelo? Como faço a conta pro caso de 2 ou 4 ou 5 em paralelo?

Outra(s): no desenho o Ci parece simetrico e o Co polarizado, é isso mesmo? Que nome se dá a capacitor simetrico e polarizado (pra eu explicar na hora que for comprar)? E no caso de polarizado, como eu sei que polo vai no (+) e que polo vai no (-)... é obvio de saber só olhando pra ele?
Anexos
regulador.jpg
regulador.jpg (11.07 KiB) Exibido 50780 vezes
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O Ci é um capacitor cerâmico de 100nF, o tal 104 que usamos nos motores brushed.

Ele não faz parte do circuito realmente, serve apenas para desacoplar ruídos de alta frequencia, mas como a bateria, que está do lado esquerdo, não tem problema nenhum com estes ruídos, ele pode ser omitido.

O Co é um capacitor eletrolítico e atua como uma espécie de filtro, o valor dele é meio chutado, com 3 em paralelo chutei uns 47uF para não ficar alto demais (o que ficaria grande) nem baixo demais (o que os faria sofrer quando um servo ficar pedindo corrente em pulsos, por exemplo).

A tensão do Co precisa ser um pouco acima da tensão de saída (5V) mas como não se acha muito baixa, algo de 16V ou 25V serve.
Responder