[AJUDA] Bateria demorando MUITO pra carregar. (3S 11.1V 2.2k

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Re: [AJUDA] Bateria demorando MUITO pra carregar. (3S 11.1V

Mensagem por juliogdiana »

[quote:7cca09a263="n4ndoz"]Bom, o título é meio ambíguo e até mesmo vazio, mas não achei um meio de me expressar melhor.

Então...
Ontem eu comprei uma asa Zaggy e junto com ela comprei um carregador.
(HobbyKing Variable-6S 50W)(é carregador e balanceador)

Na loja o vendedor me instruiu basicamente e recomendou que eu desse uma lida no manual, só pra pegar o jeito, e me informar melhor. E foi o que fiz.

No entanto, o que ocorre é que eu sou bem novato em aeromodelos Elétricos, saí do Glow recentemente, e não sei muita coisa sobre eletrônica.

O rapaz havia me dito que em 40-60 minutos minha bateria estaria completamente carregada. No entanto o que ocorreu é que só agora, umas 6 horas depois eu consegui carregá-la quase que completamente.

Bateria Zippy 20C 2200(3S 11,1V)
Carregador HobbyKing Variable 6S
Fonte "Joãozito" 13.8V/10A(fonte para rádioamadorismo)

As configurações que usei:
1.2A
Preset para LiPo 11.1V 3S


A PSU/Fonte pedida no manual é uma de 11-18V e 1-5A.
A única que tinha aqui em casa éra a "Joãozito" 13.8V/10A, fiz as ligações corretamente e... lá fui eu carregar.


Depois de 120 minutos(o timer do carregador apitou) eu chequei a Tensão e tava como 3.85V cada célula(11.62V Total).

Cara, pensei comigo mesmo: A carga total, como dito no manual é de 4.2V, então isso aí não tá certo.

Então, esperei uns minutos e coloquei novamente pra recarregar. Bom, não deu em nada, mesma lentidão.

E por isso, depois de procurar em fóruns e mais fóruns resolvi postar por aqui, pois vi que a comunidade é ativa e vcs sabem bem.

Desde já sou grato pela atenção.

=)
Abraços
Fernando LL[/quote:7cca09a263]

Oi Fernanda,

Gostaria de saber se você resolveu esse problema do seu carregador, eu to tentando calibrar o meu mas não ta adiantando. Como que você resolveu com o seu?

Um abraço,

Julio
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
renanbs2
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Seg Nov 07, 2011 12:31 am
Localização: Niterói - RJ

Re: [AJUDA] Bateria demorando MUITO pra carregar. (3S 11.1V 2.2k

Mensagem por renanbs2 »

Se a bateria é de 2200 vc pode colocar até o dobro da amperagem no carregador no caso 4.4. 1.2 foi muito pouco por isso demorou pra carregar.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: [AJUDA] Bateria demorando MUITO pra carregar. (3S 11.1V 2.2k

Mensagem por Abib »

Tudo bem que a mensagem é de 2011, mas ainda fica o alerta: Não.. não é recomendável.. Se a bateria for chinesa, as chances de explosão com o dobro de capacidade sobem exponencialmente.

O recomendado é carregar a 0,7C a 1C para garantir uma boa vida útil da bateria.
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
WarlikeOfChaos
membro
Mensagens: 119
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 7:59 pm
Localização: Manaus

Re: [AJUDA] Bateria demorando MUITO pra carregar. (3S 11.1V 2.2k

Mensagem por WarlikeOfChaos »

Abib escreveu:O recomendado é carregar a 0,7C a 1C para garantir uma boa vida útil da bateria.


Isso acima é ouro.

Complementando: nunca deixe as baterias carregando sozinhas e sempre coloque elas pra carregar em algum recipiente de metal que possa conter as chamas em qualquer eventualidade (caixa de metal, panela são exemplos).

Só pra ter uma ideia da gravidade da coisa, aqui estão mais de 200 relatos de falhas de lipos, bem como vídeos e informações a respeito:
https://www.rcgroups.com/forums/showthr ... ts-Part-II
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: [AJUDA] Bateria demorando MUITO pra carregar. (3S 11.1V 2.2k

Mensagem por LaercioLMB »

Abib escreveu:Tudo bem que a mensagem é de 2011, mas ainda fica o alerta: Não.. não é recomendável.. Se a bateria for chinesa, as chances de explosão com o dobro de capacidade sobem exponencialmente.

O recomendado é carregar a 0,7C a 1C para garantir uma boa vida útil da bateria.



Exato,embora muitos insistem em dizer o contrário,a maior parte dos problemas combaterias é justamente por cargas muito rápidas.
Se querem voar de 10 em 10 minutos,o jeito é ter mais packs de baterias.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder