[AJUDA] Bateria demorando MUITO pra carregar. (3S 11.1V 2.2k

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
n4ndoz
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Jul 09, 2011 2:51 am
Localização: Niterói, RJ

[AJUDA] Bateria demorando MUITO pra carregar. (3S 11.1V 2.2k

Mensagem por n4ndoz »

Bom, o título é meio ambíguo e até mesmo vazio, mas não achei um meio de me expressar melhor.

Então...
Ontem eu comprei uma asa Zaggy e junto com ela comprei um carregador.
(HobbyKing Variable-6S 50W)(é carregador e balanceador)

Na loja o vendedor me instruiu basicamente e recomendou que eu desse uma lida no manual, só pra pegar o jeito, e me informar melhor. E foi o que fiz.

No entanto, o que ocorre é que eu sou bem novato em aeromodelos Elétricos, saí do Glow recentemente, e não sei muita coisa sobre eletrônica.

O rapaz havia me dito que em 40-60 minutos minha bateria estaria completamente carregada. No entanto o que ocorreu é que só agora, umas 6 horas depois eu consegui carregá-la quase que completamente.

Bateria Zippy 20C 2200(3S 11,1V)
Carregador HobbyKing Variable 6S
Fonte "Joãozito" 13.8V/10A(fonte para rádioamadorismo)

As configurações que usei:
1.2A
Preset para LiPo 11.1V 3S


A PSU/Fonte pedida no manual é uma de 11-18V e 1-5A.
A única que tinha aqui em casa éra a "Joãozito" 13.8V/10A, fiz as ligações corretamente e... lá fui eu carregar.


Depois de 120 minutos(o timer do carregador apitou) eu chequei a Tensão e tava como 3.85V cada célula(11.62V Total).

Cara, pensei comigo mesmo: A carga total, como dito no manual é de 4.2V, então isso aí não tá certo.

Então, esperei uns minutos e coloquei novamente pra recarregar. Bom, não deu em nada, mesma lentidão.

E por isso, depois de procurar em fóruns e mais fóruns resolvi postar por aqui, pois vi que a comunidade é ativa e vcs sabem bem.

Desde já sou grato pela atenção.

=)
Abraços
Fernando LL
[color=red][b]Fly high, touch the sky, and then, try to not get hurt when your plane crashe's!! lol =)
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Mensagem por The Borba »

Plugue a bateria no cabo do carregador e o cabo de balanceamento no adaptador na porta 3s. Então selecione lipo balance / 3s/ 2.2A, e coloque pra carregar, caso não carregue totalmente até 1 hora pode ser problema no carregador.
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
n4ndoz
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Jul 09, 2011 2:51 am
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por n4ndoz »

Bom,
A bateria tá carregada ainda.
Hoje eu lenhei a desgraçada da Asa. =(
Na água. oO

Bom, acho que não queimou nada, mas, até esperar secar...
Vou recarregar amanhã e falo se deu certo, TheBorba.
Valeu pela resposta.
lobo883
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 9:13 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por lobo883 »

Também pode ser problemas na bateria...
Faz como o The Borba falou, se ela é de 2.2A coloca para carregar em 2.2A, deve carregar(balancear) completamente em uma hora (acrescentar 10%~20% no tempo que é o tempo para balanceamento, etc), se passar disto ou a bateria ou o carregador estão com defeito.
lobo883
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 9:13 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por lobo883 »

Obs: como esta bateria e/ou carregador estão meio suspeitos coloque a bateria para carregar/balancear longe de qualquer local inflamavel, (madeira, colcão, carro, moto, cortinas, etc) pois lipos podem explodir quando da algo errado!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Oque os colegas aí em cima esqueceram de te avisar é que se carregar a 2.2A vaiengurtar a vida da sua bateria. O ideal é carregar a 1,5 ~ 1,7A (70% da capacidade nominal).
Avatar do usuário
The Borba
membro
Mensagens: 875
Registrado em: Ter Set 08, 2009 12:42 pm
Localização: Caxias do sul/ Santo Antônio da Patrulha-RS - 32
Contato:

Mensagem por The Borba »

[quote:ee3bf56dce="claudiorfernandes"]Oque os colegas aí em cima esqueceram de te avisar é que se carregar a 2.2A vaiengurtar a vida da sua bateria. O ideal é carregar a 1,5 ~ 1,7A (70% da capacidade nominal).[/quote:ee3bf56dce]

O claudiofernandes tem razão. Só que eu indiquei carga a 1C a ele só pra ele ter a carga completa em torno de 1 hora. Pensei em falar que o correto seria a 0.7C, mas aí demoraria mais e ele poderia achar que estaria com problemas mesmo. Obrigado claudio pela obeservação importante.
Maicon Borba
Voa,voa aviãozinho! Com Airtronics, só alegria!!
Extra 300 - Piper Cherokee - Telemaster - Tigerpol 46...
n4ndoz
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb Jul 09, 2011 2:51 am
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por n4ndoz »

[quote:32bccb5cb7="claudiorfernandes"]Oque os colegas aí em cima esqueceram de te avisar é que se carregar a 2.2A vaiengurtar a vida da sua bateria. O ideal é carregar a 1,5 ~ 1,7A (70% da capacidade nominal).[/quote:32bccb5cb7]

Exatamente.
Eu hoje, antes de lenhar minha querida Zaggy, e colocá-la para mergulhar com os peixes ( :cry: ), conversei com um camarada e ele disse exatamente isso.

Por isso que eu não quero nem usar Fast Charge nem jogar a carga nas grimpas.
Ele mesmo falou que ele usa 4.1A só pq n gosta de demorar na carga, mas que tem consciência de que a bateria dele vai pro c***** rapidinho(troca à cada 3 meses +-).

Bom, é isso, galera, eu ia comentar sobre outra coisa, mas vou abrir um outro tópico, pq acho q o assunto é mais extenso. =)


Muuuito obrigado à todos os que responderam.
Prometo que assim que eu sober mais eu acrescento mais conhecimento!!! hhauhuahuahuaHua
[color=red][b]Fly high, touch the sky, and then, try to not get hurt when your plane crashe's!! lol =)
Avatar do usuário
kiko ribeiro
membro
Mensagens: 684
Registrado em: Ter Fev 21, 2006 5:22 pm
Localização: são vicente são paulo

Mensagem por kiko ribeiro »

vai por mim, compre mais 4 baterias ou mais e bom divertimento, e de quebra um carregador extra vai bem tambem
livres para voar, agora tenho módulos
esiocosta
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Dom Mai 22, 2011 9:58 am
Localização: campos dos goytacazes - rj

Mensagem por esiocosta »

amigo, comprei um carregador desse e vi que o carregador estava descalibrado, ai baixei o arquivo direto da hobbyking dizendo o que fazer para regular o carregador.

ex:
1c 4.28
2c 4.08
3c 3.85

isso em duas baterias com o resultado igual

solução:

Por Calibração?
Você pode notar que o carregador não é equilibrar as células Lipo corretamente. é
ou mais de carga algumas células / all ou pára bem antes de cada célula atinge 4.20V
cada um. Uma vez que este vem com carregador de potes individuais na parte inferior de cada
display, você pode calibrar este carregador para carregar suas baterias para a correta
tensões.

Preparação para a calibração.
Você precisaria de alguns itens para calibração.
1. A 6 de Bateria Lipo celular (qualquer capacidade faria) deve ser aproximadamente 80%
cobrado.
2. A alta precisão multímetro digital. Eu recomendo um Fluke 115 pelo menos.
3. Adaptador de equilíbrio (já incluído com o carregador)

Processo de calibração.
1. Desligar o carregador. Não conecte a bateria no momento.
2. Ligar o carregador.
3. Anexar uma bateria de 6 células Lipo (qualquer capacidade) (pode ser cerca de 80% cobrado) para
a porta de balanço do carregador usando o adaptador de equilíbrio.
4. Conecte os fios principais para levar a bateria da descarga.
5. Iniciar a "carga equilíbrio" em 0,1 Amps.
6. Neste momento, o carregador deve iniciar o processo de carregamento.
7. Pressione o botão "inc" botão uma vez e ele deve apresentar a tensão de cada célula.
8. Usando um multímetro de alta precisão, tocar o - e + da primeira célula com
as sondas metros. (Uma vez que a bateria seria ligado através do
adaptador de equilíbrio, que deve ser bastante fácil de toque nos pinos do indivíduo enquanto
a bateria está conectada. Você pode tocar os pinos correspondentes no
adaptador sim.) (Cuidado! NÃO curto os pinos)
9. Corrigir a leitura da tensão girando o pot correspondente no
inferior. Combine-o com a leitura do medidor para a respectiva porta.
10.Repita os passos 8 e 9 para todas as células individuais até que tudo corresponde a célula leituras
com as leituras do medidor.
11.Pressione "Stop" quando você é feito com todas as células.
12.Your carregador é calibrado agora.

Espero que isso ajude!
Cheers!
Saurabh.
Responder