Bateria para motor de 950 kv

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Mostarda
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 3:34 pm
Localização: São Paulo - SP

Bateria para motor de 950 kv

Mensagem por Mostarda »

Pessoal

Sou iniciante total, estou voando com um Hobby Zone Champ RTF e decidi que preciso comprar alguma coisa melhor e maior.

Estava no Chile e acabei comprando alguns itens por la que estava com o preco bom agora falta o kit de ispor que pretendo comprar, esc e bateria.

A minha principal duvida e sobre qual bateria utilizar, pretendo ter um aviao lento e facil de voar, pensei em um kit de isopor com envergadura de 1m bem leve.

O motor que comprei e um RIMFIRE 400 com 950 kv, o ESC recomendado e um de 25A que vou comprar e os propelers que me venderam sao um 8x6 e um 9x3,8 que tambem e o tamanho recomendado pelo fabricante do motor.

Nao chego a nenhuma conclusao sobre qual bateria utilizar 2S ou 3S, os mAh entendi que tem ser baixo pelo peso e entendi que uns 1200 mAh esta ok e ainda tem a descarga que tambem nao sei, 20C,30C OU 40C ....

Seria melhor eu desistir deste motor e comprar um com uns 1300 kv ou para comecar este motor da conta? Qual bateria utilizar?

Estou com dificuldades de encontrar tambem um carregador com um custo beneficio bom, nao queria gastar muito mas tambem tem que funcionar bem. O que um carregador de baterias precisa ter para ser bom? Pretendo carregar baterias 2 ou 3 S somente. O balanceador, e melhor ser integrado?

Muito obrigado pela ajuda, ja li muito mas as duvidas permanecem e nao queria comprar errado.
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Primeiro acho que vale a pena você saber que comprou um motor de alta qualidade!!

Os Rimfires são motores produzidos pela Electrifly e considerados motores de boa qualidade e com marca, diferente de 99% dos motores vendidos no mercado!!


Sabendo disso eu acredito que não existe lugar melhor e mais fácil de encontrar informações do que no próprio site da empresa!

Pesquisei no site deles e achei o seguinte:

http://www.electrifly.com/motors/gpmg4505.html

http://manuals.hobbico.com/gpm/rimfire-28mm-power-system-manual-v3.pdf

http://manuals.hobbico.com/gpm/gpmg4505-4570-manual-v2.pdf

http://www.electrifly.com/powersystem/brushed-to-brushless.html



Primeiro, lendo essas páginas eu descobri que seu motor se chama "Rimfire 400 28-30-950" ou então pode ser reconhecido pelo código "GPMG4560".

Ele pode trabalhar de com baterias 2S a 3S, podendo trabalhar com 160W contínuos e picos de até 220W, corrente máxima de 20A.

É indicado para aeromodelos "Sport de até 905g" e aeromodelo "3D de até 565g".

Inicialmente as hélices indicadas são de 8x6 até 10x4.5SF.


Lendo mais um pouco existe o setup recomendado para os motores de 28mm Rimfire que é:

[b:b5eb646cda]
RECOMMENDED
SETUP

RimFire 300 3S Battery, 8 x 3.8 SF Prop
RimFire 370 3S Battery, 9 x 4.5 SF Prop
RimFire 400 3S Battery, 9 x 6 SF Prop
[/b:b5eb646cda]


Então já sabemos que a bateria 3S com hélice 9x6SF deve ser uma boa, mas qual capacidade da bateria?

O fabricante diz para usar algo entre 910mAh a 1500mAh, isso vai variar da sua necessidade de peso no aeromodelo e do tempo máximo de vôo que você deseja.

Por fim temos uma "tabelinha de empuxo" do motor que nós ajuda a ter uma noção melhor do consumo do motor:

28-30-950 GPMG4560 SS-25 GPMM3122 Small 3 10x3.8SF 7200 15:1 3 cell (1250)

Ou seja, consumo de 15,1A para girar uma 10x3.8SF a 7200RPM, cerca de 870g de empuxo e pitch speed de 42km/h.

Provavelmente com a hélice 9x6SF recomendada o consumo fique um pouco menor, com menos empuxo e mais pitch speed, sendo ideal para aeromodelos um pouco que necessitem de mais velocidade.



As minhas conclusões sobre tudo são:

A bateria pode ser uma 1500mAh ou até uma 1600mAh, se for comprar na Hobbycity compre uma Turnigy Nano e se puder gastar uma grana invista numa Hyperion G3, pois essas são Lipos com nano-tecnologia, melhores, seguram mais a tensão, tem vida útil maior e além de tudo pesam um pouco menos.

Sobre os "C" da bateria, são uma medida que determina qual a corrente de descarga máxima pois a "capacidade da bateria"*"C" = corrente máxima de descarga.

Como seu motor tem corrente máxima de 20A e sua bateria deve ser uma 1600mAh então fazemos a conta:

1,6Ah*C = 20A
C = 12,5

Então o mínimo ideal para não ter perigo da bateria estragar seria uma bateria de 1600mAh e 12,5C, mas eu recomendo pelo menos 20C contínuos para ter uma boa margem de segurança.


Como a corrente máxima do motor é 20A eu compraria um ESC de no mínimo 20A, de preferência 25A/30A!!


As hélices 8x6 e 9x3,8 vão servir, mas eu compraria também a 9x6SF que é a recomendada e uma 10x5 para fazer uns testes pois provavelmente esse motor fique mais potente com hélices 10", a 8x6 que você comprou provavelmente vai ficar um pouco fraca com baterias 3S...


Não se esqueça de ler bastante e pesquisar aqui no fórum, tem muita informação e coisa boa espalhada aqui, basta ter a boa vontade de ir atrás!
Mostarda
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 3:34 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Mostarda »

Muito obrigado pelas dicas, estava completamente perdido com tantos numeros marcas modelos.....bateria que explode, aviao que nao sai do chao, entre outras coisas.

Vou visitar tambem os sites sugeridos, nao havia pensado nisso.


Muito obrigado
Mostarda
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 3:34 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Mostarda »

Ola Gustavo

Ja li e reli o seu post algumas vezes, tem muitas informacoes novas e algumas nao consegui fechar na minha cabeca.

Se e necessario para o motor 20A porque devo comprar um ESC de 25/30? Ja esta na minha lista de compra um modelo de 25A da eletricfly mas nao entendi o motivo de fornecer mais amperes do que o motor precisa.

As baterias Turnigy Nano tem capacidade de descarga variaveis por ex de 20 a 50, 30 a 70 .... posso comprar uma deste tipo ( 20 a 50 C ) porque ele so ira descarregar o que o ESC puxar ou o que o motor precisar, e isso ?

Muito obrigado pela paciencia em me ajudar, estou fechando a minha compra
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

[quote:9d681c0651="Mostarda"]Ola Gustavo

Ja li e reli o seu post algumas vezes, tem muitas informacoes novas e algumas nao consegui fechar na minha cabeca.

Se e necessario para o motor 20A porque devo comprar um ESC de 25/30? Ja esta na minha lista de compra um modelo de 25A da eletricfly mas nao entendi o motivo de fornecer mais amperes do que o motor precisa.

As baterias Turnigy Nano tem capacidade de descarga variaveis por ex de 20 a 50, 30 a 70 .... posso comprar uma deste tipo ( 20 a 50 C ) porque ele so ira descarregar o que o ESC puxar ou o que o motor precisar, e isso ?

Muito obrigado pela paciencia em me ajudar, estou fechando a minha compra[/quote:9d681c0651]

Bem, então vamos lá

Um ESC 25A/30A nos diz que suas correntes máximas são 25A e 30A sendo respectivamente a primeire a corrente "contínua" e a segunda a "máxima".

Porém a máxima só deve ser usada durante ALGUNS SEGUNDOS, então nunca devemos basear nosso aeromodelo na máxima e sim na contínua.

Se não bastasse isso esses ESCs "xing ling" não são nem um pouco confiáveis graças ao péssimo controle de qualidade, as vezes um ESC 25A/30A suportando correntes contínuas de 20A queima componentes por não suportar nem esses 20A!!

Então como todo bom engenheiro criamos um C.S., um Coeficiente de Segurança, para que mesmo o produto não tendo um bom controle de qualidade não acabe queimando.

Eu ainda acho 25A para um motor que irá consumir 20A POUCO, o ideal seria uns 30A, porém como provavelmente com as hélices que você irá usar o consumo não passará de 16A um ESC de 25A é suficiente.


A bateria é a mesma coisa, "xing ling", controle de qualidade 0, incha, estraga e pega fogo mesmo sem exceder a corrente contínua!!

Então C.S. nela!! Compramos baterias que aguentam descargas de 30A para motores que irão puxar só 15A e com medo !!

Mas "quem manda" é sempre o motor+hélice, eles são os grandes consumidores de energia do aeromodelo, então supondo:

Motor X + Hélice Y = 20A de consumo

Logo precisamos de :

Esc 25A/30A: para que aguente com uma coeficiente de segurança os 20A exigidos pelo motor e hélice

Baterias 1000mAh 25C (25A contínuos): para que aguente com uma coeficiente de segurança os 20A exigidos pelo motor e hélice.


Basicamente é isso, o seu motor por ser de qualidade pode trabalhar com 20A talvez sem nem esquentar muito, mas um motor "xing ling" de consumo máximo 20A deveria trabalhar com um coeficiente de segurança também nunca ultrapassando por exemplo 15A.


Espero que tenho dado uma "clareada" nas idéias agora, qualquer coisa não se acanhe em perguntar, tem muita gente aqui que entende mais que eu e talvez consiga explicar de uma forma mais fácil.

Abraços,
Gustavo Murad Ferreira.
Mostarda
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 3:34 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Mostarda »

Olá Gustavo

Muito obrigado mais uma vez pela sua paciencia em me explicar tudo. Agora entendi um pouco mais sobre o assunto e as coisas estão mais claras, não estava entendendo as diferenças de preços enormes que existem entre uma marca e outra.
Vou comprar o ESC da mesma marca do motor para poder ficar tranquilo, ele custa quase 47 USD mas pelo que entendi será um bom investimento.
A bateria e a helice tambem irei comprar as que você sugeriu, vou gastar um pouco mais do que eu queria mas como o piloto não e confiavel quero garantir que os equipamentos não sejam uma desculpa para um eventual acidente do aeromodelo e que o culpado seja exclusivamente o piloto, estou comprando um Fubata de 6 canais para fechar este kit.

Muito obrigado pela ajuda !
Responder