ER9x + helicópteros ?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

ER9x + helicópteros ?

Mensagem por alexcmag »

Eu uso o ER9X já há um tempo e adoro, mas meus modelos são aviões e planadores, não piloto helis. Para mim é muito prático.

Como traduzi o manual conheço todas as funções, inclusive as de heli, e sei por exemplo como configurar diferentes curvas de motor, passo, ganhos de giro, etc. se necessário.

Sei também que tem algumas funções bastante sofisticadas como swash-ring.

O que não sei é como isto tudo se sai na prática com helicópteros.

Um colega que mandou um rádio para conserto me indagou e gostaria de poder responder decentemente quais são os prós e contras do ER9X para helis.

Quem tem usado ele com helis? Algum desafio especial?
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

Estou usando o ER9X a bastante tempo com Helis da classe 450, 500 e pretendo futuramente usar ele no 550 com módulo FrSky + telemetria.

A configuração dele para helis assusta no primeiro momento devido ao jeito diferente de confuração, mas mecanicamente nos helis é a mesma coisa:

Hoje quando voltar do serviço vou fazer um passo-a-passo para o pessoal :) Aparentemente assusta, mas pegando o jeito é fácil.

Recursos são interressante: curvas com 9 pontos (ou 5 pontos, vc escolhe) Curva de cauda, tantos modos idle-up quando vc quiser (não sei o limite), Dá para implementar thr-hold e manter a curva de passo atual. Recursos que não se encontra em rádios que custam mais U$400,00
FrSky Taranis OpenTX
Deviation no Devo 8S e 10
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Isso muito me interessa!! Talvez tenha que largar os aeromodelos e partir para os helis, então esse tópico veio bem a calhar, já que vou usar o mesmo rádio.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

se precisarem de ajuda mecânica e tal para programarem... ja sabem :D

Até faria o tutorial para o rádio, mas como não tenho um 9X não sei muito dele :D
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Alex, você traduziu e tem pilantra vendendo no ML.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-200921784-manual-em-portugus-radio-turnigy-9x-9ch-_JM

Será o mesmo seu ?
rdinallo
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 4:18 pm
Localização: Presidente Prudente SP

Mensagem por rdinallo »

donato.jun

Cade você???????????


Brincadeira, tambem estou usando o ER9X, e estou apanhando para configurar o meu 450, no aguardo do passo-a-passo.

abraço
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:47dffd3cb9="Everton de Castro"]Alex, você traduziu e tem pilantra vendendo no ML.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-200921784-manual-em-portugus-radio-turnigy-9x-9ch-_JM

Será o mesmo seu ?[/quote:47dffd3cb9]

O original eu só publiquei, foi o irmão de um colega nosso que traduziu.

Conhecendo os pilantras que há no mundo acho bastante provável que seja o mesmo manual.

O que traduzi é o ER9x.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

eu uso em helis. como o Donato comentou, tem recursos de sobra, você acaba nem usando tudo... no inicio é complicadinho pra entender a programação , mas depois que se entende vai embora.

tem um detalhe: o mixer do ciclico foi implementado faz uns meses. antes se programava o ciclico usando mixers comuns. agora se usa o mixer CYC . então dependendo da versão do er9x , se for muito antiga , pode ser bem diferente.
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

[quote:fdb34600b8="rdinallo"]donato.jun

Cade você???????????


Brincadeira, tambem estou usando o ER9X, e estou apanhando para configurar o meu 450, no aguardo do passo-a-passo.

abraço[/quote:fdb34600b8]

Infelizmente não pude comprir a promessa devido a uns contra tempos. Mas até quarta-feira eu faço esse passo a passo.

Estou com um HK450 e tenho que configurar ele e vou descrever aqui os passos
FrSky Taranis OpenTX
Deviation no Devo 8S e 10
rdinallo
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 4:18 pm
Localização: Presidente Prudente SP

Mensagem por rdinallo »

[quote:0a71355ce1="donato.jun"][quote:0a71355ce1="rdinallo"]donato.jun

Cade você???????????


Brincadeira, tambem estou usando o ER9X, e estou apanhando para configurar o meu 450, no aguardo do passo-a-passo.

abraço[/quote:0a71355ce1]

Infelizmente não pude comprir a promessa devido a uns contra tempos. Mas até quarta-feira eu faço esse passo a passo.

Estou com um HK450 e tenho que configurar ele e vou descrever aqui os passos[/quote:0a71355ce1]

Beleza cara eu tambem to precisando configurar meu HK450, configurei aki mais ou menos usando a template que tem no Er9X, mais fico no aguardo pra ver se é isso mesmo
Responder