bateria que nao balanceia

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Mostarda
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 3:34 pm
Localização: São Paulo - SP

bateria que nao balanceia

Mensagem por Mostarda »

Pessoal

Sou iniciante, fiz um pouso na copa de uma arvore de uns 20 metros ou mais, o aviao ficou la por um dia ate que um insano subiu e recuperou. Apesar da chuva forte tudo esta funcionando perfeitamente exeto a bateria.

E uma 3S 1300mah, e o meu carregador um Imax B6 nao aceitou carregar: low voltage. No sabado agora uma semana depois do pouso perfeito deram uma carga nela e ela ficou meio inchada. Quando cheguei em casa tentei carregar balanceado ao mesmo tempo. Das 3 celulas duas se comportaram normalmente subindo a carga juntas e devagar mas a 3 celula que ja estava com mais carga subiu ate os 4,15v bem rapido , como as duas primeiras estavam com 3,90v achei melhor desligar, liguei novamente depois de uns minutos e a celula com 4,15 ja estava com 4,07.
Melhor colocar ela na agua com sal e descartar ou vale alguma nova tentativa?
Muito obrigado pela ajuda
Avatar do usuário
Ernalto Junior
membro
Mensagens: 762
Registrado em: Qui Dez 06, 2007 2:30 pm
Localização: Salvador

Mensagem por Ernalto Junior »

Dê uns ciclos (carregue e descarregue) com cargas de 0,1A e vá medindo a tensão e vendo o quanto ela pegou de carga, se ela pegar algo vale a pena sim, se não vc monta um pack de 2s para outros fins, abração!!!!!!!!
Atenção : Aeromodelo radiocontrolado não é um brinquedo.
Andresec
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Sex Set 24, 2010 11:22 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por Andresec »

Jogue fora e compre outra. Não vale o risco de um incêndio
Avatar do usuário
Sky_Raider
membro
Mensagens: 746
Registrado em: Sex Mar 19, 2010 2:00 pm
Localização: Limeira/SP e Campinas/SP - 29

Mensagem por Sky_Raider »

Meu amigo, você está com uma BOMBA armada nas mãos, pelas tensões que você indicou, essa bateria está danificada e pelo fato de estar inchada, prestes a explodir.

Creio que você sabe o estrago que uma bateria dessas pode causar.

Descarregue-a imediatamente na solução de água e sal em seguida descarte em local apropriado para baterias.
Avatar do usuário
rbcuenca
membro
Mensagens: 239
Registrado em: Sex Ago 03, 2007 12:22 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por rbcuenca »

[quote:7a00897584="Andresec"]Jogue fora e compre outra. Não vale o risco de um incêndio[/quote:7a00897584]

Apoiado!

Uma bateria destas custa muito pouco perto do risco...

Sds!

Ps.: Lembre-se de que além do risco do incêndio, o plástico que é utilizado na construção, quando queima, gera uma fumaça tóxica.... portanto, nada de experimentos malucos com algo tão perigoso!

Forte abraço,
Cuenca.
Star Delta - WindStar - Cessna - DX6i DSM2
Mostarda
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 3:34 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Mostarda »

Valeu pessoal

Tenho muito respeito por estas baterias por tudo o que já li e vi no youtube, mas estava na dúvida se poderia tentar salva-la. A minha dúvida era se ao carregar balanceando a celula com mais voltagem chegasse nos 4,15v as outras duas continuariam carregando mas pelo que entendi quando se carrega balanceando todas as celulas tem que ter a mesma voltagem e ir subindo todas as voltagens juntas, correto?
Vou descarregar e descartar, o risco com certeza não compensa. Tenho que agradecer de ter recuperado o avião com toda a eletronica intacta, a bateria é o de menos.

Muito obrigado.
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

Já era amigo...... esqueci a minha no avião tb e depois ficou toda torta..... as vezes eu uso mas não dura nada. Se for carregar, carregue com baixa amperagem.....
Avatar do usuário
Sky_Raider
membro
Mensagens: 746
Registrado em: Sex Mar 19, 2010 2:00 pm
Localização: Limeira/SP e Campinas/SP - 29

Mensagem por Sky_Raider »

[quote:2f7b093223="borokite"]Já era amigo...... esqueci a minha no avião tb e depois ficou toda torta..... as vezes eu uso mas não dura nada. Se for carregar, carregue com baixa amperagem.....[/quote:2f7b093223]

E deixe o extintor de incêndio do lado ao seguir essa dica!

Essa bateria foi danificada... por ter ultrapassado os níveis de tensão mínima!!!
Tudo que sobe.... desce... algumas vezes não como esperamos!
Avatar do usuário
Uruguaio
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:15 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por Uruguaio »

[quote:e0b6b90cc8="Sky_Raider"][quote:e0b6b90cc8="borokite"]Já era amigo...... esqueci a minha no avião tb e depois ficou toda torta..... as vezes eu uso mas não dura nada. Se for carregar, carregue com baixa amperagem.....[/quote:e0b6b90cc8]

E deixe o extintor de incêndio do lado ao seguir essa dica!

Essa bateria foi danificada duas vezes... por ter ultrapassado os níveis de tensão mínima e máxima!!!![/quote:e0b6b90cc8]

qual passou os limites máximos de carga???
Extra 300S - Sky Walker II - Piper - Super Snake 3D - Zagi Paldal - Scanner Poenix Models - JR X-3810 w/FrSky 2.4 Ghz
Avatar do usuário
Sky_Raider
membro
Mensagens: 746
Registrado em: Sex Mar 19, 2010 2:00 pm
Localização: Limeira/SP e Campinas/SP - 29

Mensagem por Sky_Raider »

[quote:c5dea65ccf="Uruguaio"][quote:c5dea65ccf="Sky_Raider"][quote:c5dea65ccf="borokite"]Já era amigo...... esqueci a minha no avião tb e depois ficou toda torta..... as vezes eu uso mas não dura nada. Se for carregar, carregue com baixa amperagem.....[/quote:c5dea65ccf]

E deixe o extintor de incêndio do lado ao seguir essa dica!

Essa bateria foi danificada duas vezes... por ter ultrapassado os níveis de tensão mínima e máxima!!!![/quote:c5dea65ccf]

qual passou os limites máximos de carga???[/quote:c5dea65ccf]



Baterias LiPo não devem jamais ultrapassar os limites de 3,0V (mínimo) e 4,5V (máximo) por célula, sob pena de danificá-la permanentemente.

OBS: Disse acima que ultrapassou o limite máximo, mas foi equivocada essa afirmação! Pois a nominal é de 4,2V por célula.
Tudo que sobe.... desce... algumas vezes não como esperamos!
Responder