qual o melhor radio controle?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
NaoSei
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Jan 01, 2010 6:01 pm
Localização: df

Mensagem por NaoSei »

[quote:5a1fd7f1a4="alexcmag"]
Coloque os três rádios com os sticks para baixo e abra as tampas traseiras, e depois me diga qual parece pior...[/quote:5a1fd7f1a4]

vc quer dizer que a aparência é ruim e não passa confiança?

eu acho que o mais importante do rádio é ter o sinal confiável. quedas por problema de sinal são uma despesa desnecessária e põem a vida das pessoas em risco. se algum desses rádios tiver histórico de falha de sinal, eu não compraria.

o segundo item é a amigabilidade de programação. migrei recentemente de spektrum para futaba, pensando que estava fazendo um ótimo negócio, mas estou assustado com a programação do 7c.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Eu sei que o 7C funciona, já testei e é confiável.

O problema é que internamente os potenciômetros, placa, conector, até mesmo o acabamento dos plásticos não condiz com o preço, e com certeza não são tão duráveis como antigamente. É como você comprar um BMW e achar uma cordinha embaixo do painel para abrir o capô, aí abrir o capô e encontrar uma garrafa PET no lugar do reservatório do esguicho. Funciona? Pode ser, mas não é isto que deveria haver, economia porca em um produto que deveria ser de ponta. Já vi muitos donos de 6C que tiveram problemas com potenciômetros dele, muito mais do que os donos dos Turnigy 9x.

Quem trabalha com eletrônica sabe quanto custa para fazer uma placa, conectores, potenciômetros, etc.

Se você pega um rádio de outras marcas, mesmo que simples, percebe-se um mínimo de cuidado nas placas, na fiação, etc.

Até mesmo o Turnigy 9x a placa é muito bem montada, o próprio Marco Antonio que é um chato de galocha e reclama de tudo quanto é coisa, quando viu o Turnigy 9x torceu o nariz. Aí abri e mostrei pra ele. A placa é de fibra dupla-face, com componentes SMD, montagem bem feita, furação perfeita, conectores bem montados, tudo. O que pesa contra ele é a montagem manual, feita às pressas, mas esta é a parte que se consegue fazer em casa, verificar se tem fio com solda fria etc. Ele acabou gostando. O módulo e receptor original também torci o nariz, até que testei o alcance e "torturei" ele testando com outros rádios e a longas distâncias, aí mudei de idéia.

O DX7 já usei e a programação é razoável.

O 7C é um produto recente, mas de conceito antigo, realmente a programação é de matar. Mas é muito mais confiável que o DX7.
NaoSei
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Jan 01, 2010 6:01 pm
Localização: df

Mensagem por NaoSei »

[quote:e586161753="alexcmag"]
O 7C é um produto recente, mas de conceito antigo, realmente a programação é de matar. Mas é muito mais confiável que o DX7.[/quote:e586161753]

eu pensei que o 7c fosse coisa antiga.

por que o 7c é mais confiável que o dx7?
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

O DX7 é um rádio ultrapassado também.

O DX7s é muito mais superior principalmente porque usa o modulação DSMX

A modulação DSM2 do DX7 (antigo) possui falhas comprovada que foram resolvidas com o DSMX.

Para usar o DSMX é necessário rádio e receptor DSMX, caso algum dele seja DSM2 ele opera em DSM2 e com as falhas presente nesse sistema
NaoSei
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Jan 01, 2010 6:01 pm
Localização: df

Mensagem por NaoSei »

eu era spektrum e mudei para futaba por causa de dois crashes que me levaram a acreditar que o sinal do spektrum não é confiável.

entretanto, depois de muito ler e me informar, descobri que o problema pode simplesmnete ter sido queda de voltagem.

helis fbl são especialmente suscetíveis a isso por causa da unidade fbl, que consome muita energia. sem um bec apropriado, a queda é quase certa.

então, como saber se o crash foi causado por uma brownout ou por um sinal dsm2 defeituoso?
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

Receptores DSM2 de versão 1.6 ou superior possuem um recurso que quando acontece interrupção de funcionamento em pleno voo a luz ambar pisca indicando que ouve um blowout.

Note que receptores DSM2 antigos não possuem esse recurso. Para testar para ver se tem basta ligar o rádio e depois o receptor. Desliga o receptor e depois liga ele devono e vê se a luz ambar pisca.

Caso depois de um voo você vê a luz ambar pisca recomendo rever o sistema elétrico do seu aero modelo.

Os receptores DSMX não possuem esse recurso. (a luz ambar não pisca). Mas no receptores DSMX possuem um novo recurso a luz vermelha que pisca caso ele perca o sinal do rádio. Caso ela pisque pode indicar antena quebrada. (não indica blowout)
NaoSei
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Jan 01, 2010 6:01 pm
Localização: df

Mensagem por NaoSei »

[quote:b350a97253="donato.jun"]Receptores DSM2 de versão 1.6 ou superior possuem um recurso que quando acontece interrupção de funcionamento em pleno voo a luz ambar pisca indicando que ouve um blowout.

Note que receptores DSM2 antigos não possuem esse recurso. Para testar para ver se tem basta ligar o rádio e depois o receptor. Desliga o receptor e depois liga ele devono e vê se a luz ambar pisca.

Caso depois de um voo você vê a luz ambar pisca recomendo rever o sistema elétrico do seu aero modelo.

Os receptores DSMX não possuem esse recurso. (a luz ambar não pisca). Mas no receptores DSMX possuem um novo recurso a luz vermelha que pisca caso ele perca o sinal do rádio. Caso ela pisque pode indicar antena quebrada. (não indica blowout)[/quote:b350a97253]

qdo a luz âmbar pisca então houve queda de voltagem e o bec não está à altura das necessidades da eletrônica, correto? a luz âmbar continuará piscando até que tudo seja desligado/ligado?

se o helicóptero deixa de responder em pleno ar e cai, e nos destroços da queda encontra-se o receptor[u:b350a97253] sem [/u:b350a97253]piscar, isso indica que houve perda de sinal de rádio sem haver queda de voltagem? nesse caso, o problema é sinal de rádio?
Avatar do usuário
donato.jun
membro
Mensagens: 1512
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 10:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por donato.jun »

Correto
Avatar do usuário
netinho
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Ter Out 08, 2013 4:06 pm
Localização: São Paulo SPP

Mensagem por netinho »

ola tem algum radio controle que serve para qualquer modelo de helicóptero a bateria?
celso-jr
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Ter Out 12, 2010 8:41 pm
Localização: joinville-sc

Mensagem por celso-jr »

Alex, tenho dois futaba 7UHP-S já fazem muitos anos e numca tive problema com nenhum dos dois, eita radio bom.
Ah e também tenho o tgy 9x com er9x ate agora só funciona.
abs
Responder