Auxilio na escolha de bateria para bimotor C-160 Transall
- bruno occy
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Auxilio na escolha de bateria para bimotor C-160 Transall
Galera,
Boa tarde!!!
Preciso da ajuda dos mais experientes para auxilio na escolha de bateria para meu setup.
Estou em fase avançada na construção de um C-160 Trasall com quase 2 metros de envergadura porém, com peso estimado final (sem bateria) em 1.3kg.
Comprei dois belos motores que somados atingirão mais de 2kg de empuxo porém, planeiam dúvidas em minha mente sobre qual bateria ou baterias de vo utilizar. Acredito que seria legal utilizar apenas uma bela bateria até por que considero mais simples a construção deste sistema.
Link do motor: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=18228
Podem me ajudar?
Boa tarde!!!
Preciso da ajuda dos mais experientes para auxilio na escolha de bateria para meu setup.
Estou em fase avançada na construção de um C-160 Trasall com quase 2 metros de envergadura porém, com peso estimado final (sem bateria) em 1.3kg.
Comprei dois belos motores que somados atingirão mais de 2kg de empuxo porém, planeiam dúvidas em minha mente sobre qual bateria ou baterias de vo utilizar. Acredito que seria legal utilizar apenas uma bela bateria até por que considero mais simples a construção deste sistema.
Link do motor: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=18228
Podem me ajudar?
Do mar aos céus...
Transall C-1360/ Cristen Eagle/ Space Walker/ Super Bandit/ Focus/ Mini Aerocommander/ Edge
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- Ernalto Junior
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Eu construi um com um metro e meio, ficou em torno de 1,5 kg, eu tambem aconselho a usar duas baterias ligadas em paralelo, ou uma de 5000mah tambem, seria bom que tivesse um peso bom, nao faça ele leve demais senao fica muito bobo, veja o video do meu que conclui semana passada, foi o 1° voo, estava ventando demais e muito vento de rajada e mesmo assim o modelo conseguiu voar bem.
Estava utilizando dois motores semelhantes ao 2215 da emax, porem muito mais economicos ao meu ver, (pelo menos nesse aero).
[yt]W-ngtyB_P4E[/yt]
Se eu puder ajudar em qualquer coisa só perguntar
Ah, usei duas baterias de 2200 ligadas em paralelo, voei cerca de 7 minutos e desceu tudo frio, e cada bateria estava marcando 12v.
Estava utilizando dois motores semelhantes ao 2215 da emax, porem muito mais economicos ao meu ver, (pelo menos nesse aero).
[yt]W-ngtyB_P4E[/yt]
Se eu puder ajudar em qualquer coisa só perguntar
Ah, usei duas baterias de 2200 ligadas em paralelo, voei cerca de 7 minutos e desceu tudo frio, e cada bateria estava marcando 12v.
- alexcmag
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Apesar de achar que não precisa ficar pesado para ficar bom, meu voto também é para duas baterias idênticas, eu só recomendaria baterias menores que 5000.
Pessoalmente tenho gostado de instalar baterias de multimotores nas próprias naceles. Os fios ficam curtos, o que evita um monte de problemas. Para que um ESC não corte muito antes do outro eu coloco só um par de fios interligando as entradas dos dois ESCs para equalizar um pouco. Este fio não precisa ser tão grosso quanto o que alimenta o motor já que a corrente que circula é baixa (dimensiono para 10A).
Minha sugestão é duas baterias de 2100mAh, isto vai deixar seu avião com pouco mais de 1,7kg. Como comparação, o modelo do meu avatar, com 1,6m de envergadura e 1,2kg AUW, voava mais de meia hora com duas baterias de 1300mAh. O mesmo valia para meu CL215 com configuração semelhante.
Obviamente as baterias na nacele não alterarão o CG então a tendência é que precise colocar chumbo no nariz. Por experiência própria, por mais chumbo que precise colocar no nariz o peso ainda será bem menor do que fios adequados para levar a corrente exigida pelos seus motores da bateria até o ESC com pouca perda.
Pessoalmente tenho gostado de instalar baterias de multimotores nas próprias naceles. Os fios ficam curtos, o que evita um monte de problemas. Para que um ESC não corte muito antes do outro eu coloco só um par de fios interligando as entradas dos dois ESCs para equalizar um pouco. Este fio não precisa ser tão grosso quanto o que alimenta o motor já que a corrente que circula é baixa (dimensiono para 10A).
Minha sugestão é duas baterias de 2100mAh, isto vai deixar seu avião com pouco mais de 1,7kg. Como comparação, o modelo do meu avatar, com 1,6m de envergadura e 1,2kg AUW, voava mais de meia hora com duas baterias de 1300mAh. O mesmo valia para meu CL215 com configuração semelhante.
Obviamente as baterias na nacele não alterarão o CG então a tendência é que precise colocar chumbo no nariz. Por experiência própria, por mais chumbo que precise colocar no nariz o peso ainda será bem menor do que fios adequados para levar a corrente exigida pelos seus motores da bateria até o ESC com pouca perda.
- bruno occy
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[quote:6f568103e2="Gil Ferreira"]Eu construi um com um metro e meio, ficou em torno de 1,5 kg, eu tambem aconselho a usar duas baterias ligadas em paralelo, ou uma de 5000mah tambem, seria bom que tivesse um peso bom, nao faça ele leve demais senao fica muito bobo, veja o video do meu que conclui semana passada, foi o 1° voo, estava ventando demais e muito vento de rajada e mesmo assim o modelo conseguiu voar bem.
Estava utilizando dois motores semelhantes ao 2215 da emax, porem muito mais economicos ao meu ver, (pelo menos nesse aero).
[yt]W-ngtyB_P4E[/yt]
Se eu puder ajudar em qualquer coisa só perguntar
Ah, usei duas baterias de 2200 ligadas em paralelo, voei cerca de 7 minutos e desceu tudo frio, e cada bateria estava marcando 12v.[/quote:6f568103e2]
Obrigado pelas dicas...se não é essa troca de experiencias, andaria as cegas.
Acho que realmente as duas em paralelo será a melhor saída.
Estava utilizando dois motores semelhantes ao 2215 da emax, porem muito mais economicos ao meu ver, (pelo menos nesse aero).
[yt]W-ngtyB_P4E[/yt]
Se eu puder ajudar em qualquer coisa só perguntar
Ah, usei duas baterias de 2200 ligadas em paralelo, voei cerca de 7 minutos e desceu tudo frio, e cada bateria estava marcando 12v.[/quote:6f568103e2]
Obrigado pelas dicas...se não é essa troca de experiencias, andaria as cegas.
Acho que realmente as duas em paralelo será a melhor saída.
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- bruno occy
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[quote:4422b10cce="alexcmag"]Apesar de achar que não precisa ficar pesado para ficar bom, meu voto também é para duas baterias idênticas, eu só recomendaria baterias menores que 5000.
Pessoalmente tenho gostado de instalar baterias de multimotores nas próprias naceles. Os fios ficam curtos, o que evita um monte de problemas. Para que um ESC não corte muito antes do outro eu coloco só um par de fios interligando as entradas dos dois ESCs para equalizar um pouco. Este fio não precisa ser tão grosso quanto o que alimenta o motor já que a corrente que circula é baixa (dimensiono para 10A).
Minha sugestão é duas baterias de 2100mAh, isto vai deixar seu avião com pouco mais de 1,7kg. Como comparação, o modelo do meu avatar, com 1,6m de envergadura e 1,2kg AUW, voava mais de meia hora com duas baterias de 1300mAh. O mesmo valia para meu CL215 com configuração semelhante.
Obviamente as baterias na nacele não alterarão o CG então a tendência é que precise colocar chumbo no nariz. Por experiência própria, por mais chumbo que precise colocar no nariz o peso ainda será bem menor do que fios adequados para levar a corrente exigida pelos seus motores da bateria até o ESC com pouca perda.[/quote:4422b10cce]
Grande alex, muitissimo obrigado pela dica, alias, só pra constar, eu vivo babando nessa foto do seu avatar...hauahuahuahauh
Gostaria apenas que me ajudassem no aprendizado para esse esquema em paralelo...outra coisa que possivelmente terei problemas é em carregar as baterias nas naceles...o transall tem pouco espaço nelas por serem pequenas se compradas ao c-115 por exemplo...enfim, preciso da ajuda de voces nesse momento.
Em breve, postarei fotos para que tenham uma real noção do que estou falando.
Quanto ao peso, é a menor das preocupações, leve ou pesado, sei que o que vai mandar é a estabilidade...flaps e potencia na veia...hauahuahau
Pessoalmente tenho gostado de instalar baterias de multimotores nas próprias naceles. Os fios ficam curtos, o que evita um monte de problemas. Para que um ESC não corte muito antes do outro eu coloco só um par de fios interligando as entradas dos dois ESCs para equalizar um pouco. Este fio não precisa ser tão grosso quanto o que alimenta o motor já que a corrente que circula é baixa (dimensiono para 10A).
Minha sugestão é duas baterias de 2100mAh, isto vai deixar seu avião com pouco mais de 1,7kg. Como comparação, o modelo do meu avatar, com 1,6m de envergadura e 1,2kg AUW, voava mais de meia hora com duas baterias de 1300mAh. O mesmo valia para meu CL215 com configuração semelhante.
Obviamente as baterias na nacele não alterarão o CG então a tendência é que precise colocar chumbo no nariz. Por experiência própria, por mais chumbo que precise colocar no nariz o peso ainda será bem menor do que fios adequados para levar a corrente exigida pelos seus motores da bateria até o ESC com pouca perda.[/quote:4422b10cce]
Grande alex, muitissimo obrigado pela dica, alias, só pra constar, eu vivo babando nessa foto do seu avatar...hauahuahuahauh
Gostaria apenas que me ajudassem no aprendizado para esse esquema em paralelo...outra coisa que possivelmente terei problemas é em carregar as baterias nas naceles...o transall tem pouco espaço nelas por serem pequenas se compradas ao c-115 por exemplo...enfim, preciso da ajuda de voces nesse momento.
Em breve, postarei fotos para que tenham uma real noção do que estou falando.
Quanto ao peso, é a menor das preocupações, leve ou pesado, sei que o que vai mandar é a estabilidade...flaps e potencia na veia...hauahuahau
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- bruno occy
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[quote:115e858b2e="Ernalto Junior"]Coloque duas baterias, ficará melhor para voar pois com essa envergadura e esse peso vai ficar bobão no ar, sugiro 3s 5000mah, abração!!!![/quote:115e858b2e]
De maneira nenhuma quero que ele fique bobão pois, voarei este na praia, e não quero dar sopa pro azar e ter que buscar o bichão boiando...uhahauhauah
Quero ele seguro e com velocidade de cargueiro mesmo, meio lento mas super estável!
De maneira nenhuma quero que ele fique bobão pois, voarei este na praia, e não quero dar sopa pro azar e ter que buscar o bichão boiando...uhahauhauah
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- alexcmag
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O esquema seria este, mas no caso após os voos eu retiro as baterias (uma tampa de acesso à nacele dá conta disto), coloco em um Y e carrego em paralelo.
Dá para desconectar os ESCs e carregar as baterias individualmente sem tirá-las nas naceles, mas nunca recomendo isto. Já vi muita gente perder avião carregando bateria dentro deles.
Quanto a ficar bobão, com empuxo/peso maior que 1:1, bastante pitch-speed e este tamanho não tem como ficar bobão. Vai ficar estável devido à envergadura, mas também devido à envergadura não espere rolls de 720 graus/segundo como nos elétricos pequenos.
Voar na praia é fácil, mas se a intenção for decolar e pousar da faixa de areia recomendo não abusar muito do peso, isto dá mais agilidade para acelerar e pede menos velocidade para sair do chão, e os pousos também ficam mais tranquilos, mesmo por que a faixa de areia não é tão longa e se tocar o chão rápido demais vai parar na água pois geralmente o vento sopra do mar para o continente.
Quanto à velocidade máxima, mantidos os demais parâmetros (motor, hélice, bateria, etc.) bateria o que determina em aeromodelos modelos a velocidade é a relação peso/potência e não o peso total.
O do meu avatar (Sea Duck) apesar de ter uns ailerons enormes fazia rolls suaves, demorando uns 2 segundos para completar um roll. O CL215 tinha desempenho semelhante, tem videos onboard de ambos onde dá para ver bem o desempenho e estabilidade nos meus videos no YT, lembrando que estes videos foram feitos decolando do chão sem trem de pouso: http://www.youtube.com/alexcmag
[img:f376504341]http://www.e-voo.com/perguntas/imgs/2escs2bats.gif[/img:f376504341]
Dá para desconectar os ESCs e carregar as baterias individualmente sem tirá-las nas naceles, mas nunca recomendo isto. Já vi muita gente perder avião carregando bateria dentro deles.
Quanto a ficar bobão, com empuxo/peso maior que 1:1, bastante pitch-speed e este tamanho não tem como ficar bobão. Vai ficar estável devido à envergadura, mas também devido à envergadura não espere rolls de 720 graus/segundo como nos elétricos pequenos.
Voar na praia é fácil, mas se a intenção for decolar e pousar da faixa de areia recomendo não abusar muito do peso, isto dá mais agilidade para acelerar e pede menos velocidade para sair do chão, e os pousos também ficam mais tranquilos, mesmo por que a faixa de areia não é tão longa e se tocar o chão rápido demais vai parar na água pois geralmente o vento sopra do mar para o continente.
Quanto à velocidade máxima, mantidos os demais parâmetros (motor, hélice, bateria, etc.) bateria o que determina em aeromodelos modelos a velocidade é a relação peso/potência e não o peso total.
O do meu avatar (Sea Duck) apesar de ter uns ailerons enormes fazia rolls suaves, demorando uns 2 segundos para completar um roll. O CL215 tinha desempenho semelhante, tem videos onboard de ambos onde dá para ver bem o desempenho e estabilidade nos meus videos no YT, lembrando que estes videos foram feitos decolando do chão sem trem de pouso: http://www.youtube.com/alexcmag
[img:f376504341]http://www.e-voo.com/perguntas/imgs/2escs2bats.gif[/img:f376504341]
- bruno occy
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[quote:9cc4d4c680="alexcmag"]O esquema seria este, mas no caso após os voos eu retiro as baterias (uma tampa de acesso à nacele dá conta disto), coloco em um Y e carrego em paralelo.
Dá para desconectar os ESCs e carregar as baterias individualmente sem tirá-las nas naceles, mas nunca recomendo isto. Já vi muita gente perder avião carregando bateria dentro deles.
Quanto a ficar bobão, com empuxo/peso maior que 1:1, bastante pitch-speed e este tamanho não tem como ficar bobão. Vai ficar estável devido à envergadura, mas também devido à envergadura não espere rolls de 720 graus/segundo como nos elétricos pequenos.
Voar na praia é fácil, mas se a intenção for decolar e pousar da faixa de areia recomendo não abusar muito do peso, isto dá mais agilidade para acelerar e pede menos velocidade para sair do chão, e os pousos também ficam mais tranquilos, mesmo por que a faixa de areia não é tão longa e se tocar o chão rápido demais vai parar na água pois geralmente o vento sopra do mar para o continente.
Quanto à velocidade máxima, mantidos os demais parâmetros (motor, hélice, bateria, etc.) bateria o que determina em aeromodelos modelos a velocidade é a relação peso/potência e não o peso total.
O do meu avatar (Sea Duck) apesar de ter uns ailerons enormes fazia rolls suaves, demorando uns 2 segundos para completar um roll. O CL215 tinha desempenho semelhante, tem videos onboard de ambos onde dá para ver bem o desempenho e estabilidade nos meus videos no YT, lembrando que estes videos foram feitos decolando do chão sem trem de pouso: http://www.youtube.com/alexcmag
[img:9cc4d4c680]http://www.e-voo.com/perguntas/imgs/2escs2bats.gif[/img:9cc4d4c680][/quote:9cc4d4c680]
Alex...sensacional esse esquema da imagem. Muito explicativo e provavelmente será o que utilizarei para este aero. Como disse, não acredito ser possível inserir no cowl dele a bateria pois este tem pouco espaço, e não seria fácil adaptar a estrutura interna para acomodar a bateria sem perder resistencia na peça.
De qualquer forma, vou iniciar a montagem da eletrônica fora dele pra testar e depois inserir no modelo com tudo pré montado.
Muitíssimo obrigado pela ajuda mais uma vez!
Dá para desconectar os ESCs e carregar as baterias individualmente sem tirá-las nas naceles, mas nunca recomendo isto. Já vi muita gente perder avião carregando bateria dentro deles.
Quanto a ficar bobão, com empuxo/peso maior que 1:1, bastante pitch-speed e este tamanho não tem como ficar bobão. Vai ficar estável devido à envergadura, mas também devido à envergadura não espere rolls de 720 graus/segundo como nos elétricos pequenos.
Voar na praia é fácil, mas se a intenção for decolar e pousar da faixa de areia recomendo não abusar muito do peso, isto dá mais agilidade para acelerar e pede menos velocidade para sair do chão, e os pousos também ficam mais tranquilos, mesmo por que a faixa de areia não é tão longa e se tocar o chão rápido demais vai parar na água pois geralmente o vento sopra do mar para o continente.
Quanto à velocidade máxima, mantidos os demais parâmetros (motor, hélice, bateria, etc.) bateria o que determina em aeromodelos modelos a velocidade é a relação peso/potência e não o peso total.
O do meu avatar (Sea Duck) apesar de ter uns ailerons enormes fazia rolls suaves, demorando uns 2 segundos para completar um roll. O CL215 tinha desempenho semelhante, tem videos onboard de ambos onde dá para ver bem o desempenho e estabilidade nos meus videos no YT, lembrando que estes videos foram feitos decolando do chão sem trem de pouso: http://www.youtube.com/alexcmag
[img:9cc4d4c680]http://www.e-voo.com/perguntas/imgs/2escs2bats.gif[/img:9cc4d4c680][/quote:9cc4d4c680]
Alex...sensacional esse esquema da imagem. Muito explicativo e provavelmente será o que utilizarei para este aero. Como disse, não acredito ser possível inserir no cowl dele a bateria pois este tem pouco espaço, e não seria fácil adaptar a estrutura interna para acomodar a bateria sem perder resistencia na peça.
De qualquer forma, vou iniciar a montagem da eletrônica fora dele pra testar e depois inserir no modelo com tudo pré montado.
Muitíssimo obrigado pela ajuda mais uma vez!
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