Bancada para teste de servo - Consumo e Torque

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Coloquei no início do tópico um vídeo com algumas leituras de pico do servo Emax ES08MA-MG.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Coloquei o e-Logger V3 (Eagle Tree) num Shock Edge 3D de 450g para avaliar em vôo o consumo de um conjunto de servos 3 servos HXT900 e 1 receptor Airtronics 92824!

Instalei o e-Logger V3 entre o ESC (TR plush 25A com BEC 2A @ 5V) e o canal do acelerador do receptor usando uma extensão de servo adaptada com 2 conectores Deans. Deste modo é possível medir a corrente fornecida pelo do BEC do ESC para o receptor.



Em solo liguei e testei todos os comandos do modelo durante uns 30 s, e em seguida desliguei. O consumo máximo ao acionar todos os servos foi de 0,36 A.

Posteriormente fiz um primeiro vôo bem calmo sem exigir muito dos servos com poucas manobras. O consumo máximo do conjunto (3 servos e 1 receptor) foi de 0,36 A mantendo uma média de 0,15 A. Idêntico ao valor obtido sem carga.

No segundo vôo exigi um pouco mais dos servos executando um vôo mais agressivo com maior velocidade e várias manobras (torque, faca, looping, rolls e etc...). O consumo máximo do conjunto (3 servos e 1 receptor) foi de 0,42 A mantendo uma média de 0,20 A.

Segue o gráfico do consumo (A) em função do tempo (minutos):



Como podem ver o consumo do conjunto (3 servos e 1 receptor) mesmo num vôo agressivo foi bem baixo.

Abraços,

Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 10:44 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
cgossi
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 11:22 am
Localização: Santo Andre, SP

É possível montar uma tabela com todos os testes?

Mensagem por cgossi »

Olá Caio e pessoal! :D
Acompanho há anos o forum e aprendi muito aqui. Sou usuário quietinho 8) ... e mais leio que do que posto aqui no forum. Quase tudo que tenho dúvida acho a resposta aqui, então quase não posto. Em relação à sua brilhante iniciativa Caio, seria muito difícil montar uma tabela com a performance de cada servo que você já testou e deixar disponível na seção de downloads? Seria muito útil para todos do e-voo, ainda mais aqueles que não têm uma bancada igual a sua e são iniciantes.... parabéns mais uma vez.
Cristien
Heli 450 Belt CP
DX6i
Rotor e Canopy CopterX
Pás e Flybar de Carbono
Bateria 2200mha
Avatar do usuário
jdomes
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Ter Mai 03, 2005 10:45 am
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por jdomes »

Uma pergunta que não quer calar, já que creio que ninguém pensou nisso. Servos em repouso, ou seja, centrados, consomem alguma coisa sem alguma "ordem" do receptor? Isso pode ser considerado quando alguem põe muitas funções no avião controladas por servos.
Ronaldo
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Sex Nov 19, 2004 3:05 pm
Localização: Oasasco - SP

Mensagem por Ronaldo »

Bem legal seu teste, parabens, achei bem interessante o segundo teste com o dataloger, so fiquei com uma duvida no primeiro teste pois como nao ha movimento do braco acredito que a medida deve ser a corrente de stall do servo, que tambem e interessante saber mas que geralmente se deseja evitar, e o que acho, eu nao sou nenhum expert no assunto.... :-)

Ronaldo
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

O experimento foi realizado de tal modo a manter o horn do servo sempre perpendicular a haste de tração. O fato do braço do horn não se movimentar não significa que está em stall.

Conforme o servo tester vai sendo acionado a tração aumenta e a corrente também aumenta (o braço não se movimenta). Isto significa o servo não está em stall.

O servo somente entrará em stall quando não conseguir mais aumentar a tração. Neste ponto o torque será máximo e a corrente será máxima (corrente de stall).
Responder