Carga de bateria lipo 2200mah

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
bugalaws
membro
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 11:41 pm
Localização: Campo Grande / MS

Carga de bateria lipo 2200mah

Mensagem por bugalaws »

Galera,

Montei recentemente um Cessna com um e-max 2220-07 , esc 40a e uso bateria de 2200mah 20c

Estava fazendo um teste aqui hoje deixei 10minutos com o motor a 60% e desliguei, o motor ainda estava forte nao havia apresentado queda consideravel na potência, em fim, desliguei tudo tirei a bateria para medir deu 3,77v por celula, está bom ou possoabusar um pouco mais do tempo?


Na realidade to querendo fazer uma estimativa de tempo de voo para não fazer caca e quebrar o modelo "de graça"...
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

Você fez este teste com o modelo parado(segurando ele) ou em voo?
Avatar do usuário
bugalaws
membro
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 11:41 pm
Localização: Campo Grande / MS

Mensagem por bugalaws »

Juilo Fiz segurando o modelo... em voo ontem voei 6 minutos, coloquei para carregar e a bateria carregou 550mah nao cheguei a cuidar a voltagem das células... hoje vou ver quanto vai carregar hoje....
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

Caramba, dez minutos com o motor acelerado, não esquentou muito?
Eu tenho um modelo com um c3530, 10x7, esc de 40a e bateria 3s 2200mah 20c também, ele voa uma média de 15min com o motor no máximo.
Eu costumo voar até ver que o motor esta perdendo potencia(pelo barulho), ai eu pouso.
Mais uma coisa, você colocou de propósito para carregar 550mah ou ela carregou somente isso?
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

E agora respondendo a sua duvida de vez, hehehe, vi o cessna que você montou e parece ter um bom planeio e se com 60% da potência ele voar "sem sustos", está de bom tamanho. Sobre a tensão da bateria, meu esc tinha corte para 3,3v por célula, menos que isso você reduz a vida útil da bateria, então, se quiser pode abusa um pouquinho mais, desde que não ultrapasse o limite de 3,3v por célula.
Avatar do usuário
júlioadam
membro
Mensagens: 716
Registrado em: Ter Jul 19, 2011 5:22 pm
Localização: Novo Hamburgo-RS

Mensagem por júlioadam »

Achei este tópico do eletricosdosul que talvez te ajude: [url]http://www.eletricosdosul.com/t1106-duvidas-com-a-voltagem-das-baterias-lipo[/url]

Em resposta um usuário responde:
[quote:8c6ebb61a2]todo esc tem a função de corte do motor quando se esta usando lipos.
isso tu decide na programação do esc, quando o motor cortar ou diminuir a força é porque esta na hora de parar.
ai tu tira uma base de quanto tempo levou, dai no próximo vôo desce a criança antes de cortar.
fazendo isso pode medir depois suas lipos vai estar com 3,5v ou mais.
na minhas mesmo vôo até o motor cortar e ainda forço mais um pouco, quando vou carregar elas estão com 3,2v[/quote:8c6ebb61a2]

Espero ter ajudado!
-"Para coordenação na livre, sai da minha frente..."
Avatar do usuário
bugalaws
membro
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 11:41 pm
Localização: Campo Grande / MS

Mensagem por bugalaws »

[quote:75fd9a41e3="juiloadam"]Caramba, dez minutos com o motor acelerado, não esquentou muito?
Eu tenho um modelo com um c3530, 10x7, esc de 40a e bateria 3s 2200mah 20c também, ele voa uma média de 15min com o motor no máximo.
Eu costumo voar até ver que o motor esta perdendo potencia(pelo barulho), ai eu pouso.
Mais uma coisa, você colocou de propósito para carregar 550mah ou ela carregou somente isso?[/quote:75fd9a41e3]

Amigão acho que não esquentou muito porque estou usando uma hélice pequena para o motor, to usando uma 9 x 5 enquanto o recomendado é um 10 x 4,7...

Referente aos 55mah foi assim fui para a pista com a bateria 100% carregada, fiz dois voos de 3min aproximadamente. Quando carreguei a bateria novamente ela carregou 550mah e já avisou estar cheia..
Avatar do usuário
bugalaws
membro
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 11:41 pm
Localização: Campo Grande / MS

Mensagem por bugalaws »

[quote:bb93bcb6d2="juiloadam"]Achei este tópico do eletricosdosul que talvez te ajude: [url]http://www.eletricosdosul.com/t1106-duvidas-com-a-voltagem-das-baterias-lipo[/url]

Em resposta um usuário responde:
[quote:bb93bcb6d2]todo esc tem a função de corte do motor quando se esta usando lipos.
isso tu decide na programação do esc, quando o motor cortar ou diminuir a força é porque esta na hora de parar.
ai tu tira uma base de quanto tempo levou, dai no próximo vôo desce a criança antes de cortar.
fazendo isso pode medir depois suas lipos vai estar com 3,5v ou mais.
na minhas mesmo vôo até o motor cortar e ainda forço mais um pouco, quando vou carregar elas estão com 3,2v[/quote:bb93bcb6d2]

Espero ter ajudado![/quote:bb93bcb6d2]

Ajudou e muito, só não quero deixar chegar no corte pois sou novato de tudo rsss se eu perder o motor lá em cima.. é lenha na certa... para conseguir pousar tive que arremeter 3 vezes....
Avatar do usuário
bugalaws
membro
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 11:41 pm
Localização: Campo Grande / MS

Mensagem por bugalaws »

[quote:fdf51f5206="juiloadam"]E agora respondendo a sua duvida de vez, hehehe, vi o cessna que você montou e parece ter um bom planeio e se com 60% da potência ele voar "sem sustos", está de bom tamanho. Sobre a tensão da bateria, meu esc tinha corte para 3,3v por célula, menos que isso você reduz a vida útil da bateria, então, se quiser pode abusa um pouquinho mais, desde que não ultrapasse o limite de 3,3v por célula.[/quote:fdf51f5206]

Na realidade com 50% de motor ele ja voa de boa sem sustos, curvas sem estolar e tal... sabadão vou pra pista denovo vou testar melhor depois posto os resultados...
Avatar do usuário
matheusbolivar
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Ter Jan 17, 2012 9:57 am
Localização: Ribeirão Preto

Mensagem por matheusbolivar »

Olá Bugalaws quando possível tenta arrumar um alarme de bateria, é um dispositivo bem leve e pequeno e custa baratinho, ele vai te avisar quando sua bateria estiver fraca, com isso você voa mais tranquilo sem se preocupar com o tempo.
Responder