Problemas no Futaba 10CAG
- Raketrinike
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Problemas no Futaba 10CAG
Pessoal, meu cunhado tem 3 radios futaba 10CAG, um é dele e os outros 2 dos meus sobrinhos.. porem tem um que parece estar endiabrado..
o problema deu em um modelo a gasolina, todo mundo achou que era o receptor, ai neste final de semana ele levou outro modelo com outro receptor, e aconteceu o mesmo problemas.. ou seja é quase impossível de dar o mesmo problema em 2 receptores..
o que acontece, quando liga o radio, ele funciona normal.. porem depois de alguns minutos ele para de dar comando... o radio fica ligado só que o receptor não responde nenhum comando..
alguém sabe o que é, e se tem conserto isso?
o problema deu em um modelo a gasolina, todo mundo achou que era o receptor, ai neste final de semana ele levou outro modelo com outro receptor, e aconteceu o mesmo problemas.. ou seja é quase impossível de dar o mesmo problema em 2 receptores..
o que acontece, quando liga o radio, ele funciona normal.. porem depois de alguns minutos ele para de dar comando... o radio fica ligado só que o receptor não responde nenhum comando..
alguém sabe o que é, e se tem conserto isso?
- Raí
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Rake,
Primeiro passo é fazer o teste de alcance em um sistema de bancada pra tirar o máximo de variáveis. Você precisa de servos, RX e bateria carregada ligados sobre uma bancada, mais nada.
Coloque o rádio no modo correto e se de fato houver algum problema, ele se manifestará. A partir daí não há pra onde fugir, o problema é com o rádio.
Primeiro passo é fazer o teste de alcance em um sistema de bancada pra tirar o máximo de variáveis. Você precisa de servos, RX e bateria carregada ligados sobre uma bancada, mais nada.
Coloque o rádio no modo correto e se de fato houver algum problema, ele se manifestará. A partir daí não há pra onde fugir, o problema é com o rádio.
Blue skies!
#Team FUTABA!
BRA 16.169
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- Raketrinike
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não entendemos..
Laercio você sabe de algum representante da Fuataba que faz assistência? este radio ja foi mandado pra aeromodelli, porem la o mesmo não apresentou problemas..
ele tem vez que não da o problema entende? ai se chega la e o problema não aparece eles manda o radio de volta.. sera que existe alguma atualização de firmeware pra este modelo de radio? porque as vezes pode corrigir..
Abraço.
Laercio você sabe de algum representante da Fuataba que faz assistência? este radio ja foi mandado pra aeromodelli, porem la o mesmo não apresentou problemas..
ele tem vez que não da o problema entende? ai se chega la e o problema não aparece eles manda o radio de volta.. sera que existe alguma atualização de firmeware pra este modelo de radio? porque as vezes pode corrigir..
Abraço.
- LaercioLMB
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[quote:fc22ad64c8="Raketrinike"]não entendemos..
Laercio você sabe de algum representante da Fuataba que faz assistência? este radio ja foi mandado pra aeromodelli, porem la o mesmo não apresentou problemas..
ele tem vez que não da o problema entende? ai se chega la e o problema não aparece eles manda o radio de volta.. sera que existe alguma atualização de firmeware pra este modelo de radio? porque as vezes pode corrigir..
Abraço.[/quote:fc22ad64c8]
O que eu conheço e confio no trabalho dele, é o Mano; http://www.manorc.com.br
Mas se na Aeromodelli eles disseram que não tem nada, o problema deve ser algum mal contato de soldas até mesmo na bateria, em que as faíscas podem acarretar esses sintomas nos servos.
O que eu faria se fosse você.
Desfaria todas as soldas dos conectores e as refazia totalmente e checava as soldas da bateria ou usaria outra para teste para descartar a bateria sem precisar abrir ela para isso.
Os conectores dos servos ao receptor, retiraria todos eles do suporte e daria mais pressão nos contatos, pois sei que a maioria ao desconectar esses plugues, tem o péssimo costume de jogar o conector para os lados para sair mais fácil, mas isso faz com que os conectores se abram e venham a dar mal contato.
Na maioria dos casos é ruim soltar um plugue só puxando, mas é assim que tem que ser feito sempre para evitar mal contato e isso ocorre, pode ter certeza.
As vezes até um fio pode estar rompido em algum ponto e isso nos passa despercebido, pois fazemos testes e tem corrente, mas ao flexionar o cabo, a corrente acaba, pois a parte rompida se separa totalmente. Por isso é que não se deixa fiação solta dentro do aeromodelo, pois lá em cima os fios ficam vibrando o tempo todo, ainda mais se a hélice estiver desbalanceada e essas vibrações podem acarretar rompimento do cabo sem mostrar através da capa dele, o que nos faz pensar que o fio está bom.
Sei que a Aeromodelli dificilmente diria que um rádio não tem nada, pois se o cara mandou o rádio para consertar, eles não iriam perder a chance de cobrar por algo, mas se disseram que não tem nada, tem tudo para o problema ser no seu aeromodelo.
Já experimentou usar esse mesmo rádio com outro receptor em outro aeromodelo, sem usar nada do que tem nesse que está apresentando problema?
Nessas horas que é bom ter 2 ou mais aeromodelos com eletrônica totalmente individual um do outro, para que possamos fazer testes caso algo assim aconteça.
Laercio você sabe de algum representante da Fuataba que faz assistência? este radio ja foi mandado pra aeromodelli, porem la o mesmo não apresentou problemas..
ele tem vez que não da o problema entende? ai se chega la e o problema não aparece eles manda o radio de volta.. sera que existe alguma atualização de firmeware pra este modelo de radio? porque as vezes pode corrigir..
Abraço.[/quote:fc22ad64c8]
O que eu conheço e confio no trabalho dele, é o Mano; http://www.manorc.com.br
Mas se na Aeromodelli eles disseram que não tem nada, o problema deve ser algum mal contato de soldas até mesmo na bateria, em que as faíscas podem acarretar esses sintomas nos servos.
O que eu faria se fosse você.
Desfaria todas as soldas dos conectores e as refazia totalmente e checava as soldas da bateria ou usaria outra para teste para descartar a bateria sem precisar abrir ela para isso.
Os conectores dos servos ao receptor, retiraria todos eles do suporte e daria mais pressão nos contatos, pois sei que a maioria ao desconectar esses plugues, tem o péssimo costume de jogar o conector para os lados para sair mais fácil, mas isso faz com que os conectores se abram e venham a dar mal contato.
Na maioria dos casos é ruim soltar um plugue só puxando, mas é assim que tem que ser feito sempre para evitar mal contato e isso ocorre, pode ter certeza.
As vezes até um fio pode estar rompido em algum ponto e isso nos passa despercebido, pois fazemos testes e tem corrente, mas ao flexionar o cabo, a corrente acaba, pois a parte rompida se separa totalmente. Por isso é que não se deixa fiação solta dentro do aeromodelo, pois lá em cima os fios ficam vibrando o tempo todo, ainda mais se a hélice estiver desbalanceada e essas vibrações podem acarretar rompimento do cabo sem mostrar através da capa dele, o que nos faz pensar que o fio está bom.
Sei que a Aeromodelli dificilmente diria que um rádio não tem nada, pois se o cara mandou o rádio para consertar, eles não iriam perder a chance de cobrar por algo, mas se disseram que não tem nada, tem tudo para o problema ser no seu aeromodelo.
Já experimentou usar esse mesmo rádio com outro receptor em outro aeromodelo, sem usar nada do que tem nesse que está apresentando problema?
Nessas horas que é bom ter 2 ou mais aeromodelos com eletrônica totalmente individual um do outro, para que possamos fazer testes caso algo assim aconteça.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- Raketrinike
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[quote:f7edf7efde="LaercioLMB"][quote:f7edf7efde="Raketrinike"]não entendemos..
Laercio você sabe de algum representante da Fuataba que faz assistência? este radio ja foi mandado pra aeromodelli, porem la o mesmo não apresentou problemas..
ele tem vez que não da o problema entende? ai se chega la e o problema não aparece eles manda o radio de volta.. sera que existe alguma atualização de firmeware pra este modelo de radio? porque as vezes pode corrigir..
Abraço.[/quote:f7edf7efde]
O que eu conheço e confio no trabalho dele, é o Mano; http://www.manorc.com.br
Mas se na Aeromodelli eles disseram que não tem nada, o problema deve ser algum mal contato de soldas até mesmo na bateria, em que as faíscas podem acarretar esses sintomas nos servos.
O que eu faria se fosse você.
Desfaria todas as soldas dos conectores e as refazia totalmente e checava as soldas da bateria ou usaria outra para teste para descartar a bateria sem precisar abrir ela para isso.
Os conectores dos servos ao receptor, retiraria todos eles do suporte e daria mais pressão nos contatos, pois sei que a maioria ao desconectar esses plugues, tem o péssimo costume de jogar o conector para os lados para sair mais fácil, mas isso faz com que os conectores se abram e venham a dar mal contato.
Na maioria dos casos é ruim soltar um plugue só puxando, mas é assim que tem que ser feito sempre para evitar mal contato e isso ocorre, pode ter certeza.
As vezes até um fio pode estar rompido em algum ponto e isso nos passa despercebido, pois fazemos testes e tem corrente, mas ao flexionar o cabo, a corrente acaba, pois a parte rompida se separa totalmente. Por isso é que não se deixa fiação solta dentro do aeromodelo, pois lá em cima os fios ficam vibrando o tempo todo, ainda mais se a hélice estiver desbalanceada e essas vibrações podem acarretar rompimento do cabo sem mostrar através da capa dele, o que nos faz pensar que o fio está bom.
Sei que a Aeromodelli dificilmente diria que um rádio não tem nada, pois se o cara mandou o rádio para consertar, eles não iriam perder a chance de cobrar por algo, mas se disseram que não tem nada, tem tudo para o problema ser no seu aeromodelo.
Já experimentou usar esse mesmo rádio com outro receptor em outro aeromodelo, sem usar nada do que tem nesse que está apresentando problema?
Nessas horas que é bom ter 2 ou mais aeromodelos com eletrônica totalmente individual um do outro, para que possamos fazer testes caso algo assim aconteça.[/quote:f7edf7efde]
Então Laércio, este radio era usado em 2 aviões.. um gasolina e outro glow.. e os 2 estão com o mesmo problema.. por isso acho que seja o radio..
Laercio você sabe de algum representante da Fuataba que faz assistência? este radio ja foi mandado pra aeromodelli, porem la o mesmo não apresentou problemas..
ele tem vez que não da o problema entende? ai se chega la e o problema não aparece eles manda o radio de volta.. sera que existe alguma atualização de firmeware pra este modelo de radio? porque as vezes pode corrigir..
Abraço.[/quote:f7edf7efde]
O que eu conheço e confio no trabalho dele, é o Mano; http://www.manorc.com.br
Mas se na Aeromodelli eles disseram que não tem nada, o problema deve ser algum mal contato de soldas até mesmo na bateria, em que as faíscas podem acarretar esses sintomas nos servos.
O que eu faria se fosse você.
Desfaria todas as soldas dos conectores e as refazia totalmente e checava as soldas da bateria ou usaria outra para teste para descartar a bateria sem precisar abrir ela para isso.
Os conectores dos servos ao receptor, retiraria todos eles do suporte e daria mais pressão nos contatos, pois sei que a maioria ao desconectar esses plugues, tem o péssimo costume de jogar o conector para os lados para sair mais fácil, mas isso faz com que os conectores se abram e venham a dar mal contato.
Na maioria dos casos é ruim soltar um plugue só puxando, mas é assim que tem que ser feito sempre para evitar mal contato e isso ocorre, pode ter certeza.
As vezes até um fio pode estar rompido em algum ponto e isso nos passa despercebido, pois fazemos testes e tem corrente, mas ao flexionar o cabo, a corrente acaba, pois a parte rompida se separa totalmente. Por isso é que não se deixa fiação solta dentro do aeromodelo, pois lá em cima os fios ficam vibrando o tempo todo, ainda mais se a hélice estiver desbalanceada e essas vibrações podem acarretar rompimento do cabo sem mostrar através da capa dele, o que nos faz pensar que o fio está bom.
Sei que a Aeromodelli dificilmente diria que um rádio não tem nada, pois se o cara mandou o rádio para consertar, eles não iriam perder a chance de cobrar por algo, mas se disseram que não tem nada, tem tudo para o problema ser no seu aeromodelo.
Já experimentou usar esse mesmo rádio com outro receptor em outro aeromodelo, sem usar nada do que tem nesse que está apresentando problema?
Nessas horas que é bom ter 2 ou mais aeromodelos com eletrônica totalmente individual um do outro, para que possamos fazer testes caso algo assim aconteça.[/quote:f7edf7efde]
Então Laércio, este radio era usado em 2 aviões.. um gasolina e outro glow.. e os 2 estão com o mesmo problema.. por isso acho que seja o radio..
- Raí
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Rake,
Não disse que o problema seria sinal, ou falta dele.
A intencão é tirar o máximo de variáveis possíveis, como extenções, liga/desliga, montagem, posicionamento, etc etc. Numa bancada não há pra onde fugir...o problema é no rádio.
Não é raro "problemas no rádio" que, na verdade, são outros problemas.
Se a Aeromodelli disse que o rádio está normal, mais um motivo pra se desconfiar do resto. Vale a pena testar.
Esse é o padrão que a Aeromodelli recomenda. Grave o teste e mande pra eles.
Dentro do aeromodelo dá margem para discussão.
Não disse que o problema seria sinal, ou falta dele.
A intencão é tirar o máximo de variáveis possíveis, como extenções, liga/desliga, montagem, posicionamento, etc etc. Numa bancada não há pra onde fugir...o problema é no rádio.
Não é raro "problemas no rádio" que, na verdade, são outros problemas.
Se a Aeromodelli disse que o rádio está normal, mais um motivo pra se desconfiar do resto. Vale a pena testar.
Esse é o padrão que a Aeromodelli recomenda. Grave o teste e mande pra eles.
Dentro do aeromodelo dá margem para discussão.
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