Baterias de li-on Li-po Anatomia de um monstro

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

[quote:a71a39c84f="Abib"]É exatamente aí que mora o perigo.. Você não sabe como é esta transferência..

Você pode estar puxando 50C de de uma bateria e carregando a outra a 20C sem saber, o que, dependendo da bateria, pode causar estufamento e até uma explosão..[/quote:a71a39c84f]

onde voce conseguiu estes valores?

por exemplo:

2 baterias em paralelo ,sendo uma com 3.7V e outra com 3.80V que sâo as tensões médias ao final de um voo.

qual seria a taxa de transferencia entre estas duas baterias,em termos de amperagem ?
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Fazer isso com baterias boas e estáveis, de tensões iguais pode até ser tranquilo..

Mas como aqui tem gente que faz até avião com bateria de celular, não duvido aparecer alguém querendo carregar duas baterias, com resistência interna bem baixa, uma descarregada no zero e outra em carga plena, ligando ambas em paralelo..


Quanto as contas, não conheço praticamente nada.. mas lembro de algo parecido com isso:

3.8 - 3.7 = 0.1v
considerando a resistencia interna de 10miliOhms, a corrente poderia chegar a um pico de 0.1/0.01 = 10A..
Fabricio Vidigal
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Qua Set 24, 2008 1:09 pm
Localização: Goiania-Goias ........41

Mensagem por Fabricio Vidigal »

[quote:424fdac269][quote="Abib"]Fazer isso com baterias boas e estáveis, de tensões iguais pode até ser tranquilo..

Mas como aqui tem gente que faz até avião com bateria de celular, não duvido aparecer alguém querendo carregar duas baterias, com resistência interna bem baixa, uma descarregada no zero e outra em carga plena, ligando ambas em paralelo..[/quote:424fdac269]

assim eu concordo plenamente.

abs.
othernick
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Out 25, 2010 10:08 am
Localização: rio das ostras rj

baterias em paralelo

Mensagem por othernick »

não se bota baterias em paralelo, pois a resistencia interna é diferente e uma será carga da outra, isto é, uma bateria transfere energia para a outra. Quem souber eletronica é só desenhar o Thevenin de 2 baterias reais em paralelo e ver q irá circular corrente de uma para outra.
Avatar do usuário
gordo
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Dez 25, 2010 11:05 pm
Localização: Espirito Santo do Pinhal SP

Mensagem por gordo »

[quote="Marco Antonio"]O titulo diz, anatomia de um mostro... mas até que elas são mansinhas se vc não abusar :P

Dar uma carga de 0,7C preserva a vida util e por experiencia as deixa mais "cheinhas" mas vc pode dar cargas de 1C sem medo. Se vc usar um balanceador...

Marco Antonio por favor me tire uma duvida este 0,7c que vc diz é o mesmo que 0,7mh que mostra no carregador...

pois carrego minhas bats de 1000 com 0,7mh e minhas de 1300 com 1,0mh
e notei que minhas bats que carrego a 0,7 estão realmente ficando gordinhas coisa que não acontece com a de 1300...

estou fazendo alguma coisa de errado :roll: Obrigado desde já
6exa 7c scoout cesnna, Sky Raider, Spitfire, Avistar, uglystik, Calmarco, Nextar, Super Decathlon, Asa Zagi
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

0,7C sendo C = capacidade.

mh eu não conheço.. Seria mili-horas?

Suas baterias estão inchando provavelmente pela descarga de uso, não pela carga.
Avatar do usuário
gordo
membro
Mensagens: 27
Registrado em: Sáb Dez 25, 2010 11:05 pm
Localização: Espirito Santo do Pinhal SP

Mensagem por gordo »

[quote:bbe4fa4d48="Abib"]0,7C sendo C = capacidade.

mh eu não conheço.. Seria mili-horas?

Suas baterias estão inchando provavelmente pela descarga de uso, não pela carga.[/quote:bbe4fa4d48]

abib isso de elas incharem pode acontecer mesmo que você não abuse delas, pois nunca deixo elas baixarem muito para troca-las vou no maximo até 11.5


me explica melhor isso de capacidade, como faço essa conta....

no carregador(accucel 6) aparece aquela parte para vc escolher a amperagem...
Ex. 0.7A ou 1.0A e assim por diante é ali que as vezes tenho duvidas que quanto por
então nas minhas bats de 1000 uso no maximo 0.8A e nas de 1300 1.0A no maximo, pensei que fosse por colocar muito baixo que elas estavam inchando...
6exa 7c scoout cesnna, Sky Raider, Spitfire, Avistar, uglystik, Calmarco, Nextar, Super Decathlon, Asa Zagi
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Não escolhe amperagem... Escolhe-se CORRENTE de carga
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
lucioneto
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Dom Fev 03, 2013 10:19 am
Localização: Uberlandia-MG

substituir celula bateria li-po

Mensagem por lucioneto »

Saudações, nobres colegas. Tenho 4 baterias 3s 2200mah, cada uma delas possui 1 celula ruim e outras 2 boas.. gostaria de desmontar uma bateria, de modo a utilizar as celulas boas em substituição às ruins das outras baterias. Procurei algo a respeito e não encontrei, motivo pelo qual humildemente peço a ajuda dos experientes para me orientar no sentido de como substituir as células ruins, como proceder, que cuidados devo tomar, e o que mais for de interesse para esta questão. Desde já agradeço àqueles que puderem ajudar.
Lúcio Neto
othernick
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Out 25, 2010 10:08 am
Localização: rio das ostras rj

Re: substituir celula bateria li-po

Mensagem por othernick »

[quote:c005e09eb4="lucioneto"]Saudações, nobres colegas. Tenho 4 baterias 3s 2200mah, cada uma delas possui 1 celula ruim e outras 2 boas.. gostaria de desmontar uma bateria, de modo a utilizar as celulas boas em substituição às ruins das outras baterias. Procurei algo a respeito e não encontrei, motivo pelo qual humildemente peço a ajuda dos experientes para me orientar no sentido de como substituir as células ruins, como proceder, que cuidados devo tomar, e o que mais for de interesse para esta questão. Desde já agradeço àqueles que puderem ajudar.[/quote:c005e09eb4]

É uma boa pratica, tanto para bolso quanto para reciclagem (o planeta agradece). Faço sempre alguma bateria minha fica ruim e das baterias dos colegas de pilotagem. Caso tenha experiencia em eletronica (e de soldagem tb), identifique a bateria ruim e troque por outra boa. 2 packs ruins faz 1 pack +/-.
Ou o mais rapido e + correto: uma 3S virar uma 2S, retirando a bateria ruim. Depois disso pode colocar em serie e terá uma 4S (ou 2xS).
O trabalho de soldagem em si é simples. O problema basico é q as baterias possuem resistencia interna diferente e isso é um complicador para a carga e descarga da mesma. Na pratica, vc terá um pack +/- devido ao pack recuperado ter um tempo de uso menor (resistencias diferentes). E sempre usar um alarme sonoro quando a bateria estiver em uso em aeromodelo.
Não vou entrar no mérito de custo, etc. Digo q se toda população mundial consumisse como o americano, teriamos q ter 4 planetas terra. Uns preferem comprar o aero pronto, outros preferem construir do zero...
Cada um é cada um. A única verdade q vale é a sua.

sds
Responder